O Troféu de Atletismo “Sintra a Correr” é o evento que reúne a maior parte das provas de corrida de Estrada e Corta Matos, que se realizam no Concelho de Sintra, e que são promovidas pelos clubes e Juntas de Freguesia em colaboração com a Câmara Municipal de Sintra.
O Troféu tem por objetivo principal estimular a prática desportiva, nomeadamente da corrida, como forma de promover o bem-estar físico, psicológico e social dos munícipes, através do apoio aos Núcleos de Atletismo e incentivo à organização de provas;
Como posso inscrever-me?
Todos os atletas interessados em participar nas provas do Troféu “Sintra a Correr 2017”, mesmo aqueles que já tenham participado em edições anteriores, a título individual ou em representação de clubes no concelho de Sintra, deverão efetuar a sua inscrição/registo através da aplicação para Android, iOS ou Windows.
IOS
https://itunes.apple.com/us/app/sintra-a-correr/id1161720749?ls=1&mt=8
Windows
https://www.microsoft.com/en-us/store/p/sintra-a-correr/9nblggh51s35
Android
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.edubox.appsintramove&hl=pt_PT
Uma única inscrição/registo, servirá para participar em todas as provas do Troféu Sintra a Correr e ainda nas provas dos Troféus de Oeiras e Cascais, dispensando qualquer outra inscrição posterior.
Sintra a Correr 2017/2018
Sintra a Correr 2017 - Competição já terminada
Normas de Participação - Sintra a Correr 2017
Guia para Organização de Provas - Sintra a Correr 2017
Calendário de Provas - Sintra a Correr 2017
RESULTADOS FINAIS
Sintra a Correr 2017 - Classificações Individuais
Sintra a Correr 2017 - Classificações por equipas - Concelho Sintra
Sintra a Correr 2017 - Classificações por equipas - Extra-Concelho
Sintra a Correr 2016 - Competição já terminada
RESULTADOS FINAIS
Lista de Atletas Premiados
Prémio de Equipas - Participação
Pontuação Individual Final
Pontuação por Equipas - Concelho de Sintra - Final
Pontuação por Equipas - Extra-Concelho - Final
> III Corta Mato de Rio de Mouro - II Prémio Carlos Correia - 30 de abril 2016
Resultados Individuais | Resultados por Equipas
> 35º GP do JOMA - 17 de abril 2016
Resultados Individuais | Resultados por Equipas
> IX Milha Urbana de São Marcos - 19 de março 2016
Resultados Individuais | Resultados por Equipas
> II Corta Mato Cidade Cacém / S. Marcos - 5 de março 2016
Resultados Individuais | Resultados por Equipas
> II Milha da Cidade de Queluz - 22 de maio 2016
Resultados Individuais | Resultados por Equipas
> III Grande Prémio de Queluz - Belas - Prémio Manuel Faria - 12 de junho 2016
Resultados Individuais | Resultados por Equipas
> I Milha Joma - Real - 18 de junho 2016
Resultados Individuais | Resultados por Equipas
> XXI Grande Prémio de Manique de Cima - 26 de junho 2016
Resultados Individuais | Resultados por Equipas
> VI Trilho dos Dinossauros - 3 de julho 2016
Resultados Individuais | Resultados por Equipas
> III Milha Urbana da URCA - 10 de julho 2016
Resultados Individuais | Resultados por Equipas
> V Grande Prémio de Almargem do Bispo - 17 de julho de 2016
Resultados Individuais | Resultados por Equipas
Sintra a Correr 2015 - Competição já terminada
Resultados
Classificações Gerais |
Resultados por Escalão | Resultados por Equipas | Resultados por Equipas Extra Concelho |
|
MARÇO |
_____
Domingo, 1 de Março de 2015 |
I Corta Mato Cidade Cacém / S. Marcos |
Resultados por Escalão | Resultados por Equipas |
_____
Domingo, 15 de Março de 2015 |
II Cross Run de Rio de Mouro |
I Prémio Carlos Correia |
Resultados por Escalão | Resultados por Equipas |
_____
Sábado, 21 de Março de 2015 |
VIII Milha Urbana de São Marcos |
Resultados por Escalão | Resultados por Equipas |
ABRIL |
_____
Domingo, 19 de Abril de 2015 |
34º Grande Prémio da J. O. M. A. |
Resultados por Escalão | Resultados por Equipas |
MAIO |
_____
Domingo, 31 de Maio de 2015 |
I Milha da Cidade de Queluz |
Resultados por Escalão | Resultados por Equipas |
JUNHO |
_____
Domingo, 7 de Junho de 2015 |
II Grande Prémio de Queluz-Belas |
Prémio Manuel Faria |
Resultados por Escalão | Resultados por Equipas |
_____
Domingo, 14 de Junho de 2015 |
XX Grande Prémio de Manique de Cima |
Resultados por Escalão | Resultados por Equipas |
_____
Domingo, 21 de Junho de 2015 |
VI Grande Prémio de Atl. de Casal de Cambra |
Resultados por Escalão | Resultados por Equipas |
JULHO |
_____
Domingo, 5 de Julho de 2015 |
V Trilho dos Dinossauros |
Resultados por Escalão | Resultados por Equipas |
_____
Domingo, 12 de Julho de 2015 |
II Milha Urbana da URCA |
Resultados por Escalão | Resultados por Equipas |
_____
Domingo, 19 de Julho de 2015 |
IV Grande Prémio de Almargem do Bispo |
Resultados por Escalão | Resultados por Equipas |
_____
Sábado, 25 de Julho de 2015 |
III Corrida Montes Saloios |
Resultados por Escalão | Resultados por Equipas |
Calendário
MARÇO |
_____ Domingo, 1 de Março de 2015 |
I Corta Mato Cidade Cacém / S. Marcos |
Organização: A. D. R. C. Mente Traquina do Casal do Cotão Tel.: 92 215 50 10 (Sr. Jerónimo Cavaleiro) | e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. |
Consulte o Regulamento da Prova aqui |
_____ Domingo, 15 de Março de 2015 |
II Cross Run de Rio de Mouro |
I Prémio Carlos Correia |
Organização: Junta de Freguesia de Rio de Mouro Tel.: 21 917 82 90 | Fax: 21 917 10 99 | e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. |
Consulte o Regulamento da Prova aqui |
_____ Sábado, 21 de Março de 2015 |
VIII Milha Urbana de São Marcos |
Organização: União das Freguesias de Cacém e São Marcos Tel.: 21 912 93 80 | Fax: 21 912 93 89 | e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. |
Consulte o Regulamento da Prova aqui |
ABRIL |
_____ Domingo, 19 de Abril de 2015 |
34º Grande Prémio da J. O. M. A. |
Organização: Juventude Operária de Monte Abraão Tel. e Fax: 211 332 986 | e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. |
Consulte o Regulamento da Prova aqui |
MAIO |
_____ Domingo, 31 de Maio de 2015 |
I Milha da Cidade de Queluz |
Organização: Ginásio Clube de Queluz Tel.: 309 918 483 | e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. |
Consulte o Regulamento da Prova aqui |
JUNHO |
_____ Domingo, 7 de Junho de 2015 |
II Grande Prémio de Queluz-Belas |
Prémio Manuel Faria |
Organização: União das Freguesias de Queluz e Belas Tel.: 21 434 66 10 | Fax: 21 434 66 19 | e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. |
Consulte o Regulamento da Prova aqui |
_____ Domingo, 14 de Junho de 2015 |
XX Grande Prémio de Manique de Cima |
Organização: Grupo Desp. e Rec. de Manique de Cima Tel.: 21 915 21 51 | e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. |
Consulte o Regulamento da Prova aqui |
_____ Domingo, 21 de Junho de 2015 |
VI Grande Prémio de Atl. de Casal de Cambra |
Organização: Junta de Freguesia de Casal de Cambra Tel.: 21 981 67 20 | Fax: 21 981 16 06 | e-mail:Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. |
Consulte o Regulamento da Prova aqui |
JULHO |
_____ Domingo, 5 de Julho de 2015 |
V Trilho dos Dinossauros |
Organização: Associação Atlética de Pego Longo Tel.: 91 116 23 38 | e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. |
Consulte o Regulamento da Prova aqui |
_____ Domingo, 12 de Julho de 2015 |
II Milha Urbana da URCA |
Organização: União Recreativa e Cultural da Abrunheira Tel.: 21 925 89 00 | e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. |
Consulte o Regulamento da Prova aqui |
_____ Domingo, 19 de Julho de 2015 |
IV Grande Prémio de Almargem do Bispo |
Organização: União das Freguesias de Almargem do Bispo, Pero Pinheiro e Montelavar Tel.: 21 962 81 60 | Fax: 21 962 81 69 | e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. |
Consulte o Regulamento da Prova aqui |
_____ Sábado, 25 de Julho de 2015 |
III Corrida Montes Saloios |
Organização: Moto Clube Montes Saloios
Tel.: 91 832 22 88 | Fax: 21 962 21 74 | e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. |
Consulte o Regulamento da Prova aqui |
Normas de Participação
I - ORGANIZAÇÃO
O Troféu “Sintra a Correr”, dirigido à prática da corrida, é uma organização da Câmara Municipal de Sintra que, em colaboração com as Juntas de Freguesia e Clubes do Concelho, procura, através de um quadro competitivo próprio, responder às necessidades de uma atividade desportiva informal, regular e sistemática.
II - PARTICIPAÇÃO
A participação é gratuita e aberta à população em geral, desde que os atletas sejam saudáveis e estejam aptos para praticar esforços físicos prolongados.
Para poderem participar nas provas do Troféu “Sintra a Correr” 2015, os atletas deverão efetuar, obrigatoriamente, um registo inicial antes da sua primeira participação (ver Ponto - Inscrições). Este requisito surge na sequência da criação de uma base de atletas única, interconcelhia, prevista no acordo estabelecido entre os municípios de Sintra, Cascais e Oeiras, que prevê uma uniformização dos troféus, com o objetivo de simplificar a participação e promover a mobilidade dos atletas entre as provas dos três concelhos.
III - PROVAS
O calendário de provas desenvolve-se durante a época desportiva, no período compreendido entre o dia 1 de outubro de 2014 e o dia 14 de setembro 2015, podendo integrar provas de estrada e corta-mato e será definido em função das candidaturas das entidades organizadoras.
As provas realizam-se preferencialmente ao domingo de manhã, com início entre as 9h00 e as 9h30 e integram cinco corridas distintas, cujos percursos possuem distâncias adaptadas aos respetivos escalões de acordo com o exposto no ponto 4 deste documento.
No caso das provas se realizarem ao sábado, estas realizam-se durante a tarde.
A sequência das corridas será feita por ordem decrescente relativamente às distâncias a percorrer, iniciando-se com a prova mais extensa, denominada de “prova principal”, seguida das restantes, por ordem decrescente, até à prova destinada ao escalão de Benjamins.
IV - ESCALÕES E DISTÂNCIAS
Os escalões considerados para o Troféu “Sintra a Correr 2015” são os seguintes:
MASCULINOS |
FEMININOS |
||
Escalão(1) |
Anos de Nascimento |
Escalão(1) |
Anos de Nascimento |
Benjamins B |
2004 e 2005 |
Benjamins B |
2004 e 2005 |
Infantis |
2002 e 2003 |
Infantis |
2002 e 2003 |
Iniciados |
2000 e 2001 |
Iniciados |
2000 e 2001 |
Juvenis |
1998 e 1999 |
Juvenis |
1998 e 1999 |
Juniores |
1996 e 1997 |
Juniores |
1996 e 1997 |
Seniores |
1981 a 1995 |
Seniores |
1981 a 1995 |
M 35 |
1976 a 1980 |
F 35 |
1976 a 1980 |
M 40 |
1971 a 1975 |
F 40 |
1971 a 1975 |
M 45 |
1966 a 1970 |
F 45 |
1966 a 1970 |
M 50 |
1961 a 1965 |
F 50 |
1961 a 1965 |
M 55 |
1956 a 1960 |
F 55 |
1956 a 1960 |
M 60 |
1951 a 1955 |
F 60 |
1955 e antes |
M 65 |
1946 a 1950 |
Desporto Adaptado |
Escalão único* |
M 70 |
1945 e antes |
(*) - O escalão único de “Deficientes a pé” só é valido para escalões etários acima de Juvenis |
|
Desporto Adaptado |
Escalão único* |
(1) – A partir de 1 de Janeiro de 2015
O escalão em que cada atleta ficar inserido no momento do seu registo inicial, determinado pelo seu ano de nascimento, será mantido até ao final da época.
Os percursos das provas de estrada e corta-mato têm distâncias adaptadas aos diferentes escalões de acordo com o quadro seguinte (valores máximos):
MASCULINOS |
FEMININOS |
||||
Escalão |
Estrada |
Corta-mato |
Escalão |
Estrada |
Corta-mato |
Benjamins B |
Até 800 m |
Até 600 m |
Benjamins B |
Até 800 m |
Até 600 m |
Infantis |
Até 2000 m |
Até 1500 m |
Infantis |
Até 2000 m |
Até 1500 m |
Iniciados |
Até 2500 m |
Até 2000 m |
Iniciados |
Até 2500 m |
Até 2000 m |
Juvenis |
Até 4000 m |
Até 3500 m |
Juvenis |
Até 4000 m |
Até 3500 m |
Juniores |
Até 10000 m |
Até 8000m |
Juniores |
Até 4000 m |
Até 3500 m |
Seniores |
Até 10000 m |
Até 8000m |
Seniores |
Até 10000 m |
Até 8000m |
M 35 |
Até 10000 m |
Até 8000m |
F 35 |
Até 10000 m |
Até 8000m |
M 40 |
Até 10000 m |
Até 8000m |
F 40 |
Até 10000 m |
Até 8000m |
M 45 |
Até 10000 m |
Até 8000m |
F 45 |
Até 4000 m |
Até 3500 m |
M 50 |
Até 10000 m |
Até 8000m |
F 50 |
Até 4000 m |
Até 3500 m |
M 55 |
Até 10000 m |
Até 8000m |
F 55 |
Até 4000 m |
Até 3500 m |
M 60 |
Até 10000 m |
Até 8000m |
F 60 |
Até 4000 m |
Até 3500 m |
M 65 |
Até 4000 m |
Até 3500 m |
Desp. Adapt. |
Até 4000 m |
Até 3500 m |
M 70 |
Até 4000 m |
Até 3500 m |
|||
Desp. Adapt. |
Até 4000 m |
Até 3500 m |
V - INSCRIÇÕES
No domínio das inscrições, mantem-se a parceria entre as Câmaras Municipais de Sintra, Cascais e Oeiras. As inscrições (registo) no Troféu “Sintra a Correr” poderão ser a título individual ou em representação de uma equipa e terão de ser efetuadas nos serviços de Desporto de uma das três autarquias referidas de acordo com a sua residência, com um mínimo de 5 dias de antecedência relativamente à primeira prova em que o atleta pretende participar (não serão aceites inscrições nos dias de prova).
Os atletas federados só poderão representar a equipa na qual se encontram inscritos na A.A.L./F.P.A. sob pena de exclusão do Troféu.
Após o registo inicial, todos os atletas ficarão automaticamente inscritos em todas as provas a realizar no âmbito dos troféus promovidos pelos municípios de Sintra, Cascais e Oeiras.
Atletas e Clubes do Concelho de Sintra
Todos os atletas interessados em participar nas provas do Troféu “Sintra a Correr 2015”, a título individual (residente no concelho) ou em representação de clubes sediados no concelho de Sintra deverão efetuar a sua inscrição on-line, em:
http://www.cm-sintra.pt, utilizando o formulário próprio, devidamente preenchido e anexando a digitalização de um documento de identificação oficial com fotografia, onde conste a data de nascimento, BI, CC ou Passaporte;
No caso do escalão deficientes a pé deverão os atletas, obrigatoriamente, entregar documento comprovativo do grau de incapacidade.
Atletas e Clubes exteriores ao Concelho de Sintra
Os atletas individuais ou em representação de clubes com sede fora dos concelhos de Sintra, Oeiras e Cascais deverão escolher uma das três autarquias para efetuar a sua inscrição/registo, utilizando o mesmo procedimento mencionado no ponto anterior.
Após o registo inicial, todos os assuntos posteriores relacionados com uma dada equipa (inscrição de novos atletas, esclarecimento de dúvidas, etc.) só poderão ser tratados na autarquia escolhida inicialmente.
Dorsais
Na sequência do processo de inscrição/registo será atribuído um número de dorsal, pessoal e intransmissível, que será válido durante toda a época desportiva de 2015 em qualquer uma das provas realizadas nos concelhos de Sintra, Oeiras e Cascais no âmbito dos respetivos Troféus.
Desta forma, aos atletas e Clubes do Concelho de Sintra, será fornecido um dorsal, pessoal e intransmissível, a utilizar nas provas.
Os dorsais a fornecer são produzidos em material resistente à transpiração e à intempérie, porém, deverão ser preservados em bom estado durante toda a época desportiva.
O levantamento dos dorsais deverá ser efetuado nas instalações da Divisão de Desporto e Juventude da Câmara Municipal de Sintra, situadas na Rua do Roseiral, 20, em São Pedro de Penaferrim (Sintra), nos dias uteis, entre as 9h00 e as 12h30 e entre as 14h00 e as 17h30. Na impossibilidade de o fazerem, os atletas poderão efetuar o levantamento do seu dorsal no dia da prova, no secretariado da prova.
Alteração de Equipa
Uma vez inscritos por uma determinada equipa, não é permitido aos atletas transitar para outra durante a época em curso.
Qualquer atleta que pretenda abandonar a sua equipa inicial, só poderá continuar a participar nas provas na qualidade de atleta individual, mantendo consigo a pontuação obtida até ao momento.
De igual forma, os atletas individuais que queiram passar a representar uma equipa, só o poderão fazer no caso de, até ao momento da transição, não terem participado em nenhuma prova dos três troféus. Caso já tenham participado, terão de permanecer como atletas individuais.
Renovação de Inscrições
Tendo em conta que a Divisão de Desporto e Juventude reformulou o processo de inscrição no Troféu, todos os atletas, mesmo os atletas inscritos em edições anteriores, terão de efetuar nova inscrição, utilizando os procedimentos descritos no ponto 5.
O período de renovação de inscrições para o Troféu “Sintra a Correr 2015” decorre a partir de 5 de janeiro e é interrompido cinco dias antes da realização de cada prova.
Inscrição nas Provas
A participação, gratuita em qualquer uma das provas dos três Troféus, não carece de qualquer inscrição prévia além do registo inicial, efetuado através do site da autarquia, de acordo com os procedimentos descritos no ponto 5.1.
Para participar na prova pretendida e ser classificado, bastará ao atleta alinhar na partida com o dorsal e chip devidamente colocados.
VI - ÉTICA
Os atletas participantes no Troféu deverão adotar uma atitude desportiva correta, que dignifique e respeite a competição e os valores do Espírito Desportivo subjacentes à mesma.
No decorrer das corridas que constituem cada evento não é permitido fazer qualquer tipo de acompanhamento dos atletas em prova.
Qualquer atitude que viole estes valores será avaliada pela Divisão de Desporto e Juventude da Câmara Municipal de Sintra, podendo levar à desclassificação na prova e/ou exclusão do Troféu.
IMPORTANTE: Todo o atleta que, à chegada, não tenha o dorsal e o chip devidamente colocados serão automaticamente desclassificados.
VII - SEGURANÇA
O acompanhamento da prova e o controlo de trânsito à passagem dos atletas será feito pelas forças policiais.
Contudo, por vezes, o trânsito será apenas condicionado, pelo que os atletas deverão ter sempre o cuidado de circular pela direita e, tanto quanto possível, encostados à berma.
A assistência aos atletas é igualmente garantida pela presença de, pelo menos, uma ambulância que fará o acompanhamento de todas as corridas que compõem o evento.
A Câmara Municipal de Sintra garante igualmente a existência de um seguro de acidentes pessoais para todos os participantes nas provas do Troféu “Sintra a Correr” 2015 que se encontrem devidamente inscritos.
VIII – CLASSIFICAÇÕES NAS PROVAS
Classificação Individual
A classificação individual é efetuada por escalão, segundo a ordem de chegada.
Ao 1.º classificado ser-lhe-ão atribuídos 15 pontos, ao segundo 14 e assim sucessivamente até ao décimo quinto classificado e seguintes, aos quais será atribuído 1 ponto.
À organização reserva-se o direito de filmar as provas, exclusivamente, para efeitos de resolução de dúvidas, no âmbito das classificações do Troféu.
Classificação Coletiva
A classificação por equipas é elaborada com base na classificação individual dos atletas de cada clube, em cada escalão.
Nesse sentido serão somados os pontos obtidos por todos os atletas de cada clube, em cada escalão.
Vencerá a equipa que tiver o maior número de pontos.
À 1.ª equipa classificada ser-lhe-ão atribuídos 10 pontos, à segunda 9 e assim sucessivamente até à décima equipa classificada e seguintes, às quais será atribuído 1 ponto.
Em caso de igualdade pontual, vencerá o clube com melhores classificações nos diferentes escalões.
IX - CLASSIFICAÇÕES NO TROFÉU
Para efeito de classificação do Troféu “Sintra a Correr” 2015, só serão considerados os atletas e as equipas que tenham participado em, pelo menos, 70% do número total de provas calendarizadas.
Classificação Individual
A classificação individual, por escalão, será calculada através do somatório das pontuações obtidas ao longo do troféu por cada atleta, em cada escalão, não sendo feita qualquer distinção entre atletas do concelho e atletas exteriores ao concelho.
Vence o atleta que, em cada escalão, somar o maior número de pontos.
Em caso de igualdade pontual, vencerá o atleta que tiver as melhores classificações ao longo do troféu.
Classificação Coletiva
No final do troféu “Sintra a Correr” 2015, para efeito de entrega de prémios, será feita a separação entre coletividades do concelho e exteriores. No entanto, no decurso do troféu a classificação coletiva será única e calculada através do somatório das pontuações obtidas por cada uma das equipas.
Vencerá a equipa que tiver o maior número de pontos.
Em caso de igualdade pontual, vencerá a equipa com melhores classificações nas diferentes provas.
X - PRÉMIOS
Na cerimónia protocolar de entrega de prémios, que deverá ocorrer após cada prova, só poderão subir ao pódio as equipas e os atletas efetivamente premiados. No caso de estes não se encontrarem presentes, os prémios poderão ser recebidos por um representante, mas apenas depois de terminar a referida cerimónia.
Prémio por prova
A atribuição de prémios é da responsabilidade da entidade organizadora, sendo esta autónoma para decidir sobre o número de atletas a premiar em cada escalão.
No entanto serão garantidos prémios aos 3 primeiros classificados de cada escalão e às 5 primeiras equipas.
Prémios finais do Troféu
A Câmara Municipal de Sintra, tendo em vista incentivar a participação individual e coletiva nas provas do Troféu “Sintra a Correr”, premeia as equipas e os participantes a nível individual que, no decurso das diversas provas do calendário, contemplem maior número de pontos de acordo com o seguinte critério:
Classificações individuais
- Troféu para os 3 atletas com melhor pontuação em cada escalão.
Classificação colectiva
-
Equipas extra concelho:
- Troféu para as 5 equipas com melhor pontuação.
-
Equipas do concelho de Sintra:
- Troféu para as 10 equipas com melhor pontuação;
XI – RECLAMAÇÕES
Apenas serão consideradas as reclamações ao sistema de classificações que derem entrada, via e-mail (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.), até ao final do dia de realização de cada prova.
{tab=Guia para Organização de Provas}
I – ORGANIZAÇÃO
O Troféu “Sintra a Correr”, dirigido à prática da corrida, é uma organização da Câmara Municipal de Sintra que, em colaboração com as Juntas de Freguesia, Clubes do Concelho e outras entidades oficiais, pretende, através de um quadro competitivo próprio, responder às necessidades de uma atividade desportiva informal desenvolvida de forma regular e sistemática.
II - CANDIDATURA À REALIZAÇÃO DE PROVAS
Podem candidatar-se à realização de provas os Clubes e Coletividades Desportivas, Juntas de Freguesia, a própria Câmara Municipal ou quaisquer outras entidades oficiais que, para o efeito, apresentem a respetiva candidatura dentro dos prazos estabelecidos e cumpram os requisitos presentes neste guia.
As candidaturas à organização de provas de estrada ou corta mato, limitadas a um máximo de 13, deverão ser efetuadas em impresso próprio e enviadas para:
Câmara Municipal de Sintra
Divisão de Desporto e Juventude
Rua do Roseiral, 20
2710-501 SINTRA
Tel: 21 923 61 00 - Fax: 21 923 61 41
e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
A apresentação de propostas para realização de provas subentende igualmente a aceitação das indicações constantes do presente Guia.
III - SELEÇÃO DE PROVAS
A seleção das provas do Troféu “Sintra a Correr” será efetuada pela Câmara Municipal de Sintra com base nos seguintes critérios:
3.1 – Provas que integraram o calendário do Troféu no ano anterior
De todas as provas que integraram o calendário do Troféu na época passada, serão selecionadas as que apresentaram melhor nível de organização, de acordo com os relatórios de avaliação e análise dos questionários de apreciação.
Neste processo de seleção são automaticamente eliminadas aquelas que não tenham cumprido os requisitos mínimos exigidos no Guia para organização de provas.
No que se refere às provas que cumpriram os requisitos mínimos exigidos, serão tidos em consideração os seguintes critérios de desempate:
a) Provas com maior nº de participantes no ano anterior;
b) Provas realizadas no ano anterior com melhor nível de organização (análise de questionários com apreciação dos atletas envolvidos, relatórios dos técnicos da CMS) e cumprimento dos requisitos;
A pontuação máxima atribuída pela CMS a cada prova, em cada um dos critérios acima mencionados, é de 13 pontos. Assim, à melhor prova em cada um dos critérios será atribuída a pontuação de 13 pontos, à 2ª prova 11 pontos, à 3ª prova 10 pontos e assim sucessivamente até à 13ª prova que terá um ponto.
3.2 – Provas que não integraram o calendário do Troféu no ano anterior
No que se refere às novas candidaturas, a seleção será efetuada tendo em consideração os seguintes critérios:
1º – Provas promovidas por clubes que apresentem um plano de desenvolvimento desportivo onde o Atletismo seja uma das áreas de incidência;
2º – Provas promovidas por entidades autárquicas com historial na organização de competições de Atletismo, nomeadamente Juntas de Freguesia;
3º - Provas que integrem recursos humanos, ligados ao Atletismo, na sua equipa organizadora;
4º – Provas a realizar em locais onde ainda não existam provas que integrem o Troféu.
IV – CALENDÁRIO DE PROVAS
O calendário terá um máximo de 13 provas e será apresentado na reunião de preparação do troféu, na qual deverão estar presentes os representantes das entidades proponentes à organização de provas.
As provas de estrada serão realizadas entre fevereiro e setembro de 2015, enquanto as provas de corta mato deverão ser realizadas entre fevereiro e março.
Em qualquer das situações e no âmbito deste Troféu não será permitida a existência de 2 provas no mesmo fim de semana.
Após a definição do calendário de provas não é possível a alteração de datas, salvo exceções devidamente fundamentadas e atempadamente comunicadas.
V – REQUISITOS TÉCNICOS DAS PROVAS
As provas que integram o Troféu “Sintra a Correr” poderão realizar-se sob a forma de corridas de estrada ou corta mato.
5.1 – O Percurso
Os percursos escolhidos estarão sempre sujeitos à avaliação e aprovação de um supervisor técnico (Divisão de Desporto e Juventude da C. M. de Sintra), pelo que caberá à entidade organizadora escolher um percurso agradável, com uma altimetria equilibrada e adequada a cada um dos respetivos escalões, e com um impacto mínimo na comunidade local, evitando, sempre que possível, zonas de trânsito, estradas principais ou onde circulem transportes públicos, zonas comerciais, etc.
No caso de se tratar de um corta mato, o percurso deverá permitir uma visão tão ampla quanto possível, devendo este ser composto por zonas relvadas, matagais e obstáculos naturais e/ou artificiais.
Os percursos poderão ser compostos por um circuito com várias voltas, não devendo exceder as três.
IMPORTANTE: Neste caso, a entidade organizadora terá de efetuar o controlo de passagem dos atletas.
Se a prova se realizar num circuito com passagens múltiplas pela zona de chegada, deverá a entidade organizadora reservar um corredor destinado à passagem dos atletas que tenham voltas em atraso.
5.2 – As zonas de Partida e Chegada
A zona de partida deverá estar localizada num local tão largo e plano quanto possível, preferencialmente numa reta, permitindo aos atletas uma partida tranquila e sem quedas.
A zona de chegada deverá igualmente estar localizada numa reta, evitando declives, de forma a permitir não só eventuais situações de sprint, mas também uma boa visualização da chegada dos atletas.
Após a linha de Meta, deve ser previsto um funil tão longo quanto possível, para evitar uma eventual acumulação de atletas na linha de chegada.
Ainda na zona da chegada deverão ser previstos locais para:
- Estacionamento e montagem do camião-pódio (grande dimensão);
- Estacionamento da ambulância após a chegada do último atleta;
- Zona de repouso, alongamentos, troca de roupa;
- Zona destinada a uma eventual equipa permanente de socorristas.
5.3 – Escalões Etários e Distâncias
Os escalões etários definidos mantêm-se durante toda a época desportiva que tem o seu início no dia 1 de Outubro de 2014 e termina em 15 de Setembro de 2015, e são os seguintes:
MASCULINOS |
FEMININOS |
||
Escalão(1) |
Anos de Nascimento |
Escalão(1) |
Anos de Nascimento |
Benjamins B |
2004 e 2005 |
Benjamins B |
2004 e 2005 |
Infantis |
2002 e 2003 |
Infantis |
2002 e 2003 |
Iniciados |
2000 e 2001 |
Iniciados |
2000 e 2001 |
Juvenis |
1998 e 1999 |
Juvenis |
1998 e 1999 |
Juniores |
1996 e 1997 |
Juniores |
1996 e 1997 |
Seniores |
1981 a 1995 |
Seniores |
1981 a 1995 |
M 35 |
1976 a 1980 |
F 35 |
1976 a 1980 |
M 40 |
1971 a 1975 |
F 40 |
1971 a 1975 |
M 45 |
1966 a 1970 |
F 45 |
1966 a 1970 |
M 50 |
1961 a 1965 |
F 50 |
1961 a 1965 |
M 55 |
1956 a 1960 |
F 55 |
1956 a 1960 |
M 60 |
1951 a 1955 |
F 60 |
1955 e antes |
M 65 |
1946 a 1950 |
Deficientes a pé |
Escalão único* |
M 70 |
1945 e antes |
(*) - O escalão único de “Deficientes a pé” só é valido para escalões etários acima de Juvenis |
|
Deficientes a pé |
Escalão único* |
(1) – A partir de 1 de Janeiro de 2015
Os percursos das provas de estrada e corta mato devem ter distâncias adaptadas aos diferentes escalões de acordo com o quadro seguinte (valores máximos):
MASCULINOS |
FEMININOS |
||||
Escalão |
Estrada |
Corta-mato |
Escalão |
Estrada |
Corta-mato |
Benjamins B |
até 800 m |
até 600 m |
Benjamins B |
até 800 m |
até 600 m |
Infantis |
até 2000 m |
até 1500 m |
Infantis |
até 2000 m |
até 1500 m |
Iniciados |
até 2500 m |
até 2000 m |
Iniciados |
até 2500 m |
até 2000 m |
Juvenis |
até 4000 m |
até 3500 m |
Juvenis |
até 4000 m |
até 3500 m |
Juniores |
até 10000 m |
até 8000m |
Juniores |
até 4000 m |
até 3500 m |
Seniores |
até 10000 m |
até 8000m |
Seniores |
até 10000 m |
até 8000m |
M 35 |
até 10000 m |
até 8000m |
F 35 |
até 10000 m |
até 8000m |
M 40 |
até 10000 m |
até 8000m |
F 40 |
até 10000 m |
até 8000m |
M 45 |
até 10000 m |
até 8000m |
F 45 |
até 4000 m |
até 3500 m |
M 50 |
até 10000 m |
Até 8000m |
F 50 |
até 4000 m |
até 3500 m |
M 55 |
até 10000 m |
até 8000m |
F 55 |
até 4000 m |
até 3500 m |
M 60 |
até 10000 m |
até 8000m |
F 60 |
até 4000 m |
até 3500 m |
M 65 |
até 4000 m |
até 3500 m |
Def’s a pé |
até 4000 m |
até 3500 m |
M 70 |
até 4000 m |
até 3500 m |
|||
Def’s a pé |
até 4000 m |
até 3500 m |
Os atletas inscritos num dado escalão, determinado pelo seu ano de nascimento, manterão o mesmo até ao final da época.
VI – REGULAMENTO
À semelhança das edições anteriores, a Câmara Municipal de Sintra garante o envio, via e-mail, do regulamento-tipo pré-preenchido com as informações comuns a todas as provas, cabendo à entidade organizadora o preenchimento de apenas alguns dados complementares, nomeadamente:
Identificação completa da entidade organizadora;
Contato direto para informações;
Logótipo da entidade organizadora;
Descrição dos percursos a realizar;
Programa horário;
Quantidade de atletas por escalão e equipas a contemplar com prémios;
Mapa/croqui de cada um dos percursos a realizar.
Os mapas/croquis dos percursos devem ser completados com a seguinte informação adicional:
Escalões a que correspondem;
Distância do percurso;
Local de partidas e chegadas;
Setas com sentido do percurso da prova;
Nome das ruas, se possível.
VII – LICENCIAMENTO DA PROVA
Tendo em vista o licenciamento da prova, a entidade organizadora deverá cumprir os seguintes prazos:
- 7 Semanas antes da prova – apresentação do regulamento inicial em reunião com a Divisão de Desporto e Juventude para discussão sobre os aspetos mais importantes relacionados com a organização da prova, nomeadamente ao nível da aprovação de percursos, distâncias, escalões entre outros.
- 6 Semanas antes da prova – apresentação do regulamento corrigido para emissão de parecer final, após o qual a Divisão de Desporto e Juventude enviará para a Associação de Atletismo de Lisboa para a respetiva homologação.
- 5 Semanas antes da prova – entregar, na Divisão de Desporto e Juventude, o Requerimento para Licenciamento de Prova Desportiva (enviado pela Divisão de Desporto e Juventude), devidamente preenchido e dirigido ao Senhor Presidente da Câmara Municipal de Sintra onde será solicitada autorização para a realização da prova.
Após a receção da documentação dentro dos prazos estabelecidos, a Divisão de Juventude e Desporto responsabilizar-se-á pelo licenciamento da prova e pela sua divulgação nos meios habituais.
VIII – RESPONSABILIDADES
8.1 - Obrigações da Câmara Municipal de Sintra
A Câmara Municipal de Sintra, enquanto principal promotor deste troféu, obriga-se, através da Divisão de Desporto e Juventude, a garantir o apoio a todas as provas inseridas no calendário. Este apoio é garantido a vários níveis:
8.1.1 – Técnico
Nomeação de um supervisor técnico que acompanhe as diversas fases da prova, nomeadamente na seleção dos percursos, preparação do regulamento, preparação e realização do evento, etc.
Na semana anterior à prova terá de existir uma reunião preparatória, entre a Divisão de Desporto e Juventude, a comissão organizadora e os elementos de apoio à prova, tendo em vista a discussão de aspetos organizativos do evento.
8.1.2 – Administrativo
Efetuar o processo de inscrições e elaboração de classificações - incluia receção e lançamento de inscrições, emissão de dorsais e o apuramento de resultados e respetiva divulgação;
Efetuar inquérito e respetivo tratamento de dados sobre o grau de satisfação dos participantes nas provas;
Registar e tratar os dados da ficha de avaliação de cada prova;
8.1.3 - Logístico
Sempre que seja possível, a Câmara Municipal de Sintra prestará apoio logístico através da cedência do camião pódio e de todo o material nele incluído.
Caberá igualmente à Divisão de Desporto e Juventude supervisionar a montagem da zona de partida e chegada, certificando-se de que ficam reunidas as melhores condições para uma boa funcionalidade do espaço.
8.1.4 - Divulgação
Apesar das entidades organizadoras serem igualmente responsáveis pela divulgação da sua prova, cabe à Divisão Desporto e Juventude assegurar este aspeto numa dimensão mais alargada, visando a promoção do Troféu na sua globalidade. Assim, serão utilizados os seguintes meios:
Internet – assegurado essencialmente pela existência de informação atualizada no site da Câmara Municipal de Sintra em;
Imprensa local – serão igualmente feitos comunicados de imprensa que são enviados diretamente para o Gabinete de Comunicação e Relações Públicas da Câmara Municipal de Sintra para divulgação pela imprensa local.
8.1.5 – Seguro e Apoio Médico
De forma a minimizar os custos de organização, a Câmara Municipal de Sintra providenciará, para todas as provas do troféu, um seguro de acidentes pessoais para todos os participantes devidamente inscritos. Contudo, os atletas federados estão excluídos deste seguro, uma vez que já beneficiam do seguro garantido pela Federação Portuguesa de Atletismo.
A Câmara Municipal de Sintra providenciará, sempre que possível, a presença deuma ambulância para efetuar o acompanhamento das provas.
8.1.6 - Apoio Financeiro
Como forma de ajudar a custear as despesas inerentes à realização das provas, nomeadamente a aquisição de prémios e outros brindes de participação, a Câmara Municipal de Sintra atribui, à posteriori, uma comparticipação financeira de 500,00 euros a todas as entidades organizadoras das provas efetivamente realizadas.
De acordo com os critérios de avaliação identificados no ponto 8.1.7, será acrescentado o valor correspondente à comparticipação financeira, por cada critério conseguido.
Este apoio não pretende cobrir a totalidade das despesas efetuadas, pelo que a entidade organizadora terá de procurar outros apoios e patrocínios que viabilizem a prova e que incrementem a sua qualidade.
8.1.7 – Critérios para atribuição do Apoio Financeiro
Por cada item (de 1 a 7) cumprido será atribuído o valor respetivo, a acrescentar ao apoio inicial de 500€ (ponto anterior):
Mais de 400 participantes na prova – 100€, Mais de 700 participantes – 200€;
Local de Partida amplo, com pelo menos 1m2 para cada 3 atletas, e completa visibilidade a 50m para a frente da partida, sem obstáculos alguns; Espaço para colocação de Camião- Pódio, Ambulância, Secretariado e zona de Aquecimento – 100€;
Existência de wc próprio para o evento e Aquecimento orientado por monitor/professor – 100€;
Abastecimento em número suficiente – 1 garrafa de água por atleta, no local adequado, e Controle de Passagem efetuado com êxito, quando necessário – 100€;
Entrega dos prémios até quinze minutos após o término de cada prova – 100€;
Segurança e acompanhamento adequados, garantido em número suficiente, pelas forças policiais e organização – 100€;
Avaliação dos participantes:
Entre 50% a 74% de respostas positivas, do nº total de respostas dadas - 50€;
75% ou mais de respostas positivas, do nº total de respostas dadas - 100€;
8.2. - Obrigações da Entidade Organizadora
Neste ponto são indicadas as obrigações da entidade organizadora. Contudo, caberá a cada organizador zelar pelo sucesso da prova, procurando soluções criativas para a diferenciar e contribuir para a sua melhoria.
8.2.1 – A nível regulamentar
Elaborar o regulamento da prova respeitando as orientações presentes neste Guia e no documento “Normas de Participação”;
Colocar os logótipos da Câmara Municipal de Sintra e do troféu “Sintra a Correr” em toda a documentação relativa à prova e materiais de divulgação;
Efetuar o licenciamento da prova cumprindo os prazos estipulados no ponto 7 deste Guia;
Participar nas reuniões de coordenação e de preparação da prova.
Nomear um Diretor de Prova que terá a responsabilidade máxima no dia da prova, sendo a pessoa com maior poder de decisão nos assuntos relativos à mesma.
8.2.2 – Aspetos organizativos
A entidade organizadora terá necessariamente de:
Garantir a presença do serviço de policiamento, para o acompanhamento e o controlo de trânsito nos percursos durante a realização das provas.
Garantir uma boa divulgação da prova na área em que esta se realiza, nomeadamente através da colocação atempada de avisos nas caixas de correio dos residentes e do aviso às eventuais empresas de transportes públicos que operem na zona;
Assegurar a existência de uma equipa de trabalho coordenada e com experiência organizativa, confirmada na reunião preparatória com os técnicos da CMS, para desempenhar funções nos seguintes locais:
- Na partida: colocação de faixas publicitárias e banners nos locais indicados pelo responsável técnico. Montagem e manuseamento de aparelhagem sonora;
- Na chegada: montagem do camião pódio, funil de chegada, colocação do arco insuflável da Câmara Municipal de Sintra. Entrega de brindes e prémios;
- Nos abastecimentos de água: à chegada e, nas provas com maiores distâncias, a cada 4/5 km;
- Apoio ao controlo de trânsito: de acordo com as orientações das forças de segurança.
Assegurar o apoio ao secretariado da prova, na afixação do regulamento, percursos e resultados;
Garantir o controlo de passagem dos atletas, caso seja necessário;
Garantir a disponibilidade de WC’s, (que poderão ser portáteis) para os atletas no local de partida/chegada;
Garantir a salvaguarda da integridade física dos atletas, nomeadamente através do impedimento da travessia da estrada aquando da passagem dos atletas;
Garantir a atribuição de prémios individuais aos 3 primeiros atletas de cada escalão e prémios coletivos às 5 primeiras equipa classificadas. Contudo, a entidade organizadora é livre de propor atribuir mais prémios, de acordo com o parecer da CMS;
Relativamente às entidades organizadoras que pretendam oferecer prémios de participação, estas deverão obrigatoriamente referir em regulamento o(s) critério(s) de atribuição dos referidos prémios, tendo em conta que os atletas mais jovens (Benjamins, Infantis e Iniciados) são os que mais sentem a ausência de uma lembrança.
Para além dos aspetos atrás referidos, a entidade organizadora poderá ainda tentar garantir alguns extras que valorizem a prova e a diferenciem das restantes.
A título de exemplo:
- Presença de uma equipa de socorristas, em permanência, na zona de chegada desde o início das provas;
- Garantia de banhos quentes para os atletas na zona da chegada;
- Oferta de brindes e prémios especiais;
- Oferta de produtos alimentares e bebidas;
- Decoração especial do percurso;
- Música antes, durante e após a prova;
- Aquecimento Articular com Música e Monitor;
- Animação antes, durante e após a prova;