Loja de Cidadão de Queluz

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O concelho de Sintra dá mais um passo na modernização e proximidade dos serviços públicos com a abertura da segunda Loja de Cidadão, agora em Queluz, que conta com uma população de mais de 79 mil habitantes.

Este novo espaço, localizado no piso superior do Mercado Municipal de Queluz, vem reforçar a rede de atendimento municipal já existente, composta por seis Espaços do Cidadão, garantindo maior cobertura e eficiência no apoio à população.

A nova Loja de Cidadão de Queluz foi criada com o objetivo de facilitar a vida dos cidadãos, promovendo um atendimento mais rápido, eficiente e próximo.


Entidades presentes na Loja de Cidadão de Queluz:

  • Câmara Municipal de Sintra
  • SMAS de Sintra
  • IRN – Instituto dos Registos e Notariado
  • Segurança Social
  • AIMA – Agência para a Integração, Migrações e Asilo

Principais serviços disponíveis:

  • Câmara Municipal de Sintra: Licenciamento de atividades económicas, alojamento local, ação social, certidões, pagamentos, Cartão de Cidadão, Carta de Condução, Chave Móvel Digital;
  • SMAS de Sintra: Contratos, ligações e vistorias de água e saneamento, adesão e reforço de sacos de biorresíduos; 
  • IRN: Emissão e renovação do Cartão de Cidadão e Passaporte; 
  • Segurança Social: Abono de família, complementos (idosos, dependência), subsídio de doença, parentalidade, proteção especial na invalidez 
  • AIMA: Autorização de residência, reagrupamento familiar.

Contactos / Horário

Loja de Cidadão de Queluz

Largo do Mercado 1.º | 2745-170 Queluz
Tel.: 21 923 6940

Horário: 09h00 às 16h30 (aberto à hora do almoço)*

* Em situações de grande afluência de público, poderá verificar-se o encerramento antecipado do acesso às senhas.


Espaço do Cidadão – Delegação Municipal de Queluz

219 236 941 | datm.queluz@cm-sintra.pt


Instituto dos Registos e Notariado (IRN)

Cartão do Cidadão e Passaporte (pedidos, levantamento, outros serviços) 
Marcação | 210 990 111 | https://siga.marcacaodeatendimento.pt 
Atendimento presencial sem marcação condicionado ao número de senhas disponíveis


Instituto da Segurança Social (ISS)

Levantamento de NISS - Número de Identificação de Segurança Social
Marcação | 210 548 888 / 300 088 888 
Outras informações | 210 545 400 / 300 502 502


Segurança Social Direta -> E-CLIC

Atendimento presencial sem marcação prévia condicionado ao número de senhas disponíveis


Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA)

Atendimento com marcação | 217 115 000/965 903 700 | gricrp.cc@sef.pt

Informações | 218 106 191 /808 257 257 | geral@aima.gov.pt


Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS)

219 119 000 | geral@smas-sintra.pt | www.smas-sintra.pt
Linha verde(gratuito) | 800 204 781(roturas na via pública) 
Atendimento comercial | 800 202 107 
Atendimento sem marcação condicionado ao número de senhas

Veja aqui os serviços disponiveis:

Ação Social
  • Cartão SINTRA-DOURO – Empresa
  • Cartão SINTRA-DOURO – Particular
  • PAF – Mão Amiga Candidatura
  • PAFI – Ficha de candidatura
  • Programa Casa Acessível – Candidatura
  • Programa em casa com segurança – Candidatura
  • Banco Local de Voluntariado de Sintra – Inscrição particulares / Inscrição para Instituições
  • Programa Direito à Alimentação – Candidatura
  • Programa de Apoio Alimentar – Instituições Doadoras
  • Inscrição – Táxi Social
  • Inscrição – Farmácia Acessível
  • Programa de Apoio a Animais Pertencentes a Famílias Carenciadas
  • Apoio de cedência gratuita de óculos – Candidatura
  • Fundo de Emergência Social
  • Hortas Solidárias de Sintra – Candidatura
  • Banco de Recursos de Apoio às Famílias – Candidatura
  • Sintra em Férias – Verão (Juntas e Uniões das Freguesias e Projeto Escolhas)
  • Programa Sintra Social Voluntariado – Inscrição individual / Inscrição entidade organizadora
  • Programa de Capacitação Financeira às Entidades Sem Fins Lucrativos Promotoras do Desenvolvimento Social e de Saúde do Concelho de Sintra
  • Fundo de Emergência Social
DGAJ
  • Registo criminal
  • Registo de contumácia
*Mediado – Navegação assistida ao cidadão. O cidadão é auxiliado no acesso à plataforma digital de cada entidade. A Câmara Municipal de Sintra não tem qualquer intervenção direta no preenchimento / submissão dos formulários que são da responsabilidade dos requerentes.