- Sobre a Câmara Municipal
- Executivo Camarário
- Estrutura Nuclear e Flexível
- Orgânica
- Reuniões de Câmara
- Atas das Reuniões de Câmara
- Sintra com Qualidade
- Atividade Municipal
- Canal de Denúncia
- Política de Gestão de Comentários nas redes sociais da Câmara Municipal de Sintra
- Informação Financeira
- Informação Patrimonial
- Plano de Prevenção de Riscos de Gestão
- Taxas do Município
- Relatório - Observância do Direito de Oposição
- Perguntas Frequentes sobre Contraordenações Rodoviárias
- Códigos de Conduta da Câmara Municipal de Sintra
- Perguntas Frequentes sobre o Regulamento Geral de Proteção de Dados da Cãmara Municipal de Sintra
- Contactos
Símbolos Municipais
Brasão de Armas e Bandeira do Concelho de Sintra
Simbologia
A acção guerreira que, nestas paragens, predominou desde tempos remotos até à reconquista cristã por Dom Afonso Henriques, é representada pelo vermelho do campo do escudo das armas, significando o vermelho, em heráldica, vitórias, ardis e guerras.
Quanto ao castelo, é representado por uma torre torreada por ter sido uma fortificação militar que teve acções guerreiras na sua história.
O valor que teve a tomada de Sintra, tão próxima de Lisboa, possibilitando o desenvolvimento do grande poder que tinha Dom Afonso Henriques para a fundação da nacionalidade, é representado no ouro da torre torreada, significando o ouro, em heráldica, fé e poder.
A conquista de Sintra e do seu castelo, por Dom Afonso Henriques, está representada pelas quinas antigas de Portugal, que carregam a torre superior.
Quanto aos antigos senhores da vila, os mouros, que Dom Afonso Henriques venceu, estão representados pelos crescentes e pelas estrelas de prata que os encima e que acompanham a torre torreada.
O admirável panorama que, da serra de Sinta, se avista, é representado pelo azul indicado para iluminar e abrir a torre torreada, visto que o azul, em heráldica, corresponde ao ar.
A terra, e portanto o solo que a natureza embelezou e enriqueceu com o frondoso arvoredo e as cristalinas águas, é representada pelo negro dos penhascos em que assenta a torre. Em heráldica o negro corresponde à terra e significa honestidade.
A fantástica serra é figurada no monte de penhascos.
Brasão
Escudo de vermelho, com uma torre torreada mourisca de ouro, aberta e iluminada de azul assente num monte de penhascos de negro, perfilados e realçados de prata, carregados de plantas de verde floridas do campo, estando a torre superior carregada de cinco escudetes ogivais de azul postos em cruz, os dos flancos deitados e apontados ao centro, carregados cada de onze besantes de prata postos em aspa e acompanhada de dois crescentes de prata encimados, cada, por estrela de cinco pontas do mesmo.
Coroa mural de prata com quatro torres aparentes. Listel branco com a legenda a negro: "Vila de Sintra".
Bandeira
Esquartelada de amarelo e de azul. Cordões e borlas de ouro e de azul. Haste e lança de ouro.