Sintra Social
Planos e Programas Municipais de Solidariedade e Inovação Social
Destinado a munícipes com Diabetes tipo2 (referenciados pelas equipas dos cuidados de saúde primários).
2ª. 4ª e 6ª de manhã (duas turmas)
Centro Paroquial do Cacém
2735-480 Agualva-Cacém
Realizadas de ações de formação para profissionais que trabalham com idosos em declínio cognitivo ou demência e ações de informação e sensibilização em contexto comunitário, escolar e empresarial.
- Ações de formação para cuidadores formais, via zoom e presencial em contexto real de trabalho;
- Açoes de formação para cuidadores informais (familiares);
- Ações de informação e sensibilização para toda a comunidade e para a comunidade escolar (escolas do 1º, 2º e 3º ciclo e ensino secundário);
- Ações de informação e sensibilização em contexto comunitário são de acesso livre, divulgadas pelas Juntas e Uniões de Freguesia, IPSS do concelho e pelos Centros de Saúde.
- Ações de informação e sensibilização a comunidade escolar deve ser efetuado pela escola através da Plataforma da Divisão de Educação da Câmara Municipal de Sintra.
O atendimento pode ser feito por telefone ou presencial, com marcação prévia através do número 210 157 092 ou por e-mail, à 4ª e 5ª feira, das 9h00 às 13h00.
Gabinete Cuidar Melhor
Rua Nova do Zambujal, Nº 9
2735-302 Cacém
Telefone: 210 157 092
E-mail: cascais.oeiras.sintra@alzheimerportugal.org
Horário: 4ª e 5ª feira, das 9h00 às 13h00
Café Memória de Sintra, está integrado na Rede Nacional de Cafés Memória e funciona como resposta não farmacológica, que à volta de uma chávena de café/chá, aposta na informalidade, na relação, partilha, por parte dos cuidadores e pessoas com diagnóstico de demência ou declínio cognitivo, relativamente às suas dificuldades e sucessos.
Este é também um espaço de promoção da literacia em saúde na área das demências e conhecimento dos recursos existentes. As sessões realizam-se ao 2º sábado de cada mês, sempre de manhã, na Biblioteca Municipal de Sintra, cafetaria da Casa Mantero, dinamizadas por profissional de psiquiatria e de terapia ocupacional. De forma alternada realizam-se atividades ou palestra/conversa com orador ou animador convidado.
Parceiros: Alzheimer Portugal, Instituto S. João de Deus - Casa de Saúde do Telhal, Centro de Cultura e Desporto Sintrense e Celeiro.
Destinatários: Pessoas com diagnóstico de demência, munícipes, profissionais de saúde, cuidadores formais e informais.
Acesso livre. Mais informação em cafememoria.pt.
Biblioteca Municipal de Sintra
Cafetaria Casa Mantero
Rua Gomes de Amorim, n.º 12/14
2710-569 Sintra
O GCC, que utiliza a robótica e a realidade aumentada, constitui uma resposta diferenciada e inovadora no âmbito da promoção da saúde cognitiva e encontra-se em funcionamento desde 2018. Este projeto foi impulsionado pelo Prémio Fidelidade Comunidade e tem contado, desde o seu início com o apoio da Câmara Municipal de Sintra. Pela relevância das suas intervenções para os seniores, este ginásio é membro do consórcio Lisbon AHA (Centro de Referência para o Envelhecimento Ativo e Saudável da área metropolitana de Lisboa), e integra as atividades do Plano Municipal para o Envelhecimento Ativo Saudável e Inclusivo do Município de Sintra (PMEASI).
O Ginásio Cerebral destina-se a adultos com 55 anos ou mais, sem demência diagnosticada. A participação é de acesso livre, mas com inscrição obrigatória através das Irmãs Hospitaleiras Idanha | Sintra por telefone 965 231 580 ou por e-mail.
Mais informações em ginasiocerebralseniorcomunitario.pt.
Este programa é cofinanciamento do PRR no âmbito das Operações Integradas Locais (OIL).
Ginásio Cerebral
Casa da Cultura Lívio de Morais
A autarquia conta como parceiro no desenvolvimento deste programa o Instituto S. João de Deus - Casa de Saúde do Telhal.
Destina-se a pessoas com diagnóstico de demência e cuidadores informais.
Mais informações em home360.pt.
Instituto S. João de Deus - Casa de Saúde do Telhal
Estrada do Telhal, 55
2725-588 Mem Martins
Tel.: 966 445 267E-mail: home360@isjd.pt
Este projeto conta como parceiros o Instituto das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus - Casa de Saúde da Idanha, e está integrado nas OIL - Operações Integradas Locais, no âmbito do PRR - Plano de Recuperação e Resiliência.
Destina-se a pessoas com diagnóstico de demência e cuidadores informais e familiares residentes na União das Freguesias de Queluz e Belas.
Mais informações através da Casa de Saúde da Idanha, através do telefone 965 231 580 ou Serviços Sociais da União das Freguesias de Queluz e Belas, Tel.: 214 346 610.
A Comunidade conta como parceiros o Instituto das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus e Instituto São João de Deus, a Alzheimer Portugal, as ERPI ASASTAP e o Lar Ferry.
Destinatários: Pessoas com diagnóstico de demência e cuidadores formais e informais, utentes.
Os parceiros da comunidade ligados às respostas sociais e de saúde para idosos recebem um exemplar da NeuroBox®, sob Compromisso de Cooperação com a adesão à Comunidade de Prática Neurobox®.
A Câmara Municipal de Sintra adere a esta iniciativa da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, I.P (ARSLVT) e da Liga Portuguesa Contra o Cancro, com a colaboração da Unidade Local de Saúde Amadora/Sintra.
Destinatários: Mulheres, entre 50 e 69 anos, que não tenham tido cancro de mama, sem alteração da mama, sem protese mamária, sem mastectomia, convocadas pela unidade de sáude através de carta e SMS. O rastreio pode também ser efetuado por mulheres não convocadas que reúnam estes critérios.
Mais informações em programaderastreiodocancrodamama.pt ou através dos números de telefone 245 009 299 / 915 999 890.
Sintra na "Via Rápidapara" para erradicar o VIH, Hepatites Virais e Tuberculose", pretende atingir os objetivos da ONU Sida e OMS, em 2030, 95% das pessoas infetadas estejam diagnosticadas, 95% das pessoas diagnosticadas com VIH e Hepatites Virais estejam em tratamento e que 95% das pessoas em tratamento por VIH tenham carga viral suprimida ou indetetável.
A Câmara Municpal de Sintra aderiu a esta iniciativa de caráter mundial em 2018, com a assintura da Declaração de Paris.
Parceiros: Direção Geral de Saúde, Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, I.P, Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, Escola Nacional de Saúde Pública, Hospital Prof. Fernando Fonseca, Associação Nacional de Farmácias, Unidade Local de Saúde Amadora/Sintra, Juntas e Uniões das Freguesias de Sintra, Associação de Intervenção Comunitária, Desenvolvimento Social e de Saúde - AJPAS e Associação Humanitária de Saúde e Apoio Social - AHSeAS.
Destinatários: Todos os cidadãos
Acesso livre. Para informações sobre os locais onde se encontra a Unidade Móvel, contactar:
Destinatários: Utentes das Casas de Saúde do Telhal e Idanha e utentes em recuperação da dependência de substâncias psicoativas da Associação de Tratamento das Toxicodependências - FAROL.
As inscrições devem ser efetuadas pelos utentes na sua instituição no inicio de cada ano letivo.
Esta iniciativa foi desenhada como um programa de investigação longitudinal baseado num modelo de intervenção multinível, com uma abordagem ecológica, que visa o desenvolvimento de sinergias entre estruturas da saúde, educação, comunitárias e municipais. As intervenções a nível local são dinamizadas por profissionais de saúde dos cuidados de saúde primários, e especificamente por profissionais da área da saúde escolar.
As escolas são o contexto central da intervenção, as parcerias com os cuidados de saúde hospitalares e, especificamente, na área da saúde, constituem-se como parceiros de retaguarda. As autarquias e outras estruturas comunitárias desempenham o papel de parceiros de proximidade, essenciais para o desenvolvimento de iniciativas específicas nas regiões onde a intervenção decorre.
Tem como objetivos
. Promover a saúde mental e bem-estar em jovens do 3º ciclo e secundário;
• Prevenir comportamentos suicidários;
• Combater o estigma em saúde mental;
• Criar rede de atendimento de saúde mental
O modelo de intervenção Mais Contigo integra 6 etapas:
Etapa 1 – Formação de Profissionais de Saúde
Etapa 2 – Formação de Agentes Educativos e de porteiros sociais
Etapa 3 – Sensibilização de Pais e Encarregados de Educação
Etapa 4 – Intervenção Mais Contigo dirigida aos adolescentes
Etapa 5 – Avaliação da Intervenção e análise de resultados
Etapa 6 – Partilha e Divulgação de resultados
Parceiro Unidade Local de Saúde (ULS) Amadora/Sintra
Destinatários: Jovens e comunidade escolar
Os municipes de Sintra podem candidatar-se à atribuição de óculos (lentes e armações) nos serviços da Câmara MUnicipal de Sintra. Posteriormente a candidatura será tecnicamente avaliada do ponto de vista da carência económica do requerente.
A realização de consultas de optometria (quando o utente não apresenta a prescrição das lentes) é assegurada pela OPTOCENTRO, em Lisboa, pela Óptica Portuguesa, na freguesia de Algueirão-Mem martins e pela Óptica de Lourel, na União das Freguesias de Sintra.
Para a realização das consultas a autarquia conta como parceiros o Instituto de S. João de Deus - Casa de Saúde Telhal e o Instituto da Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus - Casa de Saúde da Idanha.
Destinatários: Crianças e jovens.
Os pedidos de consulta externa devem ser efetuados pelos estabelecimentos de ensino, associações locais, juntas e uniões de freguesia, através de formulário próprio que deve ser solicitado aos serviços municipais através de e-mail e remetido após preenchimento para o mesmo e-mail.
A Animalife desenvolve, com o apoio da Câmara Municipal de SIntra, diversos programas e iniciativas para apoiar animais e suas famílias em situações de carência económica. Estes programas têm impacto significativo não só na vida dos animais, mas também na das pessoas que deles cuidam.
Esta iniciativa assegura que os animais recebem os cuidados necessários para uma vida saudável e digna, mas também proporciona um alívio financeiro significativo para as famílias carenciadas, promovendo o bem-estar e a inclusão social. Ao facilitar a adoção
responsável e fornecer recursos essenciais, a Animalife contribui para a construção de uma comunidade mais compassiva e solidária.
Podem candidatar-se famílias em situações de carência económica tutoras de animais de estimação através de formulário próprio AQUI ou online em Animalife ou presencialmente.
Documentação do animal: Registo do animal, Boletim de vacinacinas e, se disponível, histórico veterinário.
Em alguns casos poderá acontecer visita domiciliária para confirmar a situação do candidato e do animal.
Uma vez aprovada a candidatura serão fornecidos de alimentos, cuidados veterinários, medicamentos ou outros recursos necessários aos animais, em função do tipo de apoio.
Animalife - Centro de atendimento de Sintra
Almirante Gago Coutinho (Junto ao Gabinete Médico Veterinário Municipal)
2710-418 Sintra
Proporciona acesso a óculos de correção visual para indivíduos de famílias com baixos rendimentos, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e inclusão social.
Podem candidatar-se crianças e jovens em idade escolar, idosos, trabalhadores com baixo rendimento ou desempregados, pessoas portadoras de deficiência, através do formulário próprio, ou presencialmente nos postos de atendimento municipais.
Documentos necessários: Bilhete de identidade, Cartão de Cidadão ou outro documento de identificação válido, Atestado de residência ou fatura de serviços com morada atual, declaração de IRS, recibos de vencimento, declaração de desemprego ou qualquer outro documento que comprove a situação financeira, prescrição emitida por um oftalmologista ou optometrista que indique a necessidade de óculos.
Este serviço destina-se a levar os idosos a consultas, internamentos, tratamentos e exames médicos prescritos, garantindo que possam receber os cuidados necessários prestado pelas Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários do Concelho de Sintra.
Podem cadidatar-se pessoas com mais de 65 anos que vivam no concelho há mais de dois anos, tenham rendimento igual ou inferior a 50% do valor do salário mínimo nacional, não tenham direito à requisição emitida pelo SNS, sejam titulares de prescrição médica e não tenham dívidas ao Município.
A candidatura deve ser feita através de formulário próprio AQUI ou presencialmente nos postos de atendimento municipais.
O programa 65+ Janela Aberta para o Mundo visa a disponibilização gratuita de tablets (um dispositivo portátil, com ecrã sensível ao toque, e com o qual é possível aceder à internet) às pessoas com 65 ou mais anos, residentes no concelho de Sintra, mediante apresentação de candidatura.
Pode candidatar-se a população sénior mediante a abertura de candidatura na respetiva junta ou união de freguesia, através do preenchimento de formulário próprio.
Candidatura no Portal do Munícipe ou nos postos de atendimento municipais,
Artigos disponiveis no Banco de Recursos: vestuário e calçado para mulher, homem, jovens, criança e bebé, material didático e equipamentos para bebé (carrinhos, banheiras), roupas de casa (cama, atoalhados, tapetes), utensílios de cozinha, panelas, tachos, frigideiras, talheres, plásticos, copos, pratos; móveis vários, entre outros.
AS candidaturas destinam-se a famílias carenciadas residentes no concelho de Sintra através de formulário próprio, no Portal no Municipe ou postos de atendimento municipais.
O regulamento do programa pode ser consultado AQUI ou presencialmente no Banco de Recursos.
Banco de Recursos
Difundir de forma a aumentar a participação no voluntariado em geral, nas instituições e nos grupos, contribuir para a consciência coletiva dos problemas e para o compromisso na respetiva prevenção e solução com recurso ao voluntariado, criar e adequar modalidades de trabalho nas instituições e nos grupos de voluntariado (organização, funcionamento e processos de atuação).
Na Base de Dados Sintra Voluntária é possível fazer o registo de candidaturas de instituições organizadoras de projetos de voluntariado e o registo de candidaturas de voluntários/as, promovendo o encontro de perfis com base nas aptidões e preferências demonstradas pelos/as candidatos/as e o perfil definido pelas entidades organizadoras. Inclui ainda a lista de projetos de voluntariado e a lista de instituições com projetos.
Podem candidatar-se cidadãos com mais de 15 anos e instituições locais do setor social e públicoPedidos de informação através de e-mail.
O programa Casa Acessível tem em vista a eliminação das barreiras arquitetónicas através da criação das acessibilidade dos munícipes com mobilidade condicionada, tornando mais fáceis as tarefas do quotidiano de forma a melhorar a sua qualidade de vida, a sua autonomia e independência.
A comparticipação da autarquia poderá variar entre 30% e 80% do valor total da intervenção, existindo limite máximo de comparticipação para cada intervenção.
Podem candidatar-se municipes com mobilidade condicionada através do Portal do Municipe ou entregue o formulário próprio nos postos de atendimento municipal.
Regulamento do programa Casa Acessível pode ser consultado AQUI.
Podem candidatar-se munícipes que reúnam cumulativamente as seguintes condições:
- Pessoas idosos e /ou com dependência;
- Residir ou permanecer longos períodos sozinhos;
- Ter o rendimento per capita igual ou inferior ao valor do salário mínimo nacional;
A candidatura pode ser feita através da Portal do Municipe ou nos postos de atendimento municiapal em formulário próprio.
O Fablab é um espaço de experimentação, prototipagem e materialização de ideias, que pretende democratizar o acesso a invenções pessoais e colaborativas, através de tecnologias digitais que permitem criar quase tudo. Deste modo, fomenta o espírito de inovação e criatividade.
Destina-se a empreendedores, organizações sem fins lucrativos, profissionais, estudantes universitários, crianças e jovens, comunidade.
O Fablab Sintra disponibiliza dois dias abertos, dois dias fechados e um dia dedicado a workshops:
Dia-aberto segunda-feira e sábado, destinados a prototipagem e experimentação, sem custos na utilização dos equipamentos (2 reservas máximo).
Horário
4ª feira e Sábados, das 9h30 às 18h30.
5ª feira e 6ª feira, das 9h30 às 17h30.
Horário de atendimento telefónico:
3ª a Sábado das 09h30 às 12h30 e 14h00 às 17h00
FabLab Sintra
Largo Padre Américo, n.º 10 Sub-cave,
2745-712 Massamá
Tel.: 214 373 543
E-mail: fablab.sintra@fabricadoempreendedor.ptEstudantes Universitários
Apoia ainda as empresas na contratação de ativos com perfil ajustado a cada negócio/ área de intervenção.
A Fábrica do Empreendedor destina-se a pessoas desempregadas, cujo acesso é feito de forma presencial com marcação, todos os dias úteis, das 9h00 às 12h00 e das 14h00 às 16h30.
Fábrica do Empreendedor Agualva-Cacém
Rua Nova do Zambujal, n.º 3
2735-521 Agualva-Cacém
Tel.: 219 140 621
E-mail: agualva.cacem@fabricadoempreendedor.pt
Mais informações em fabricadoempreededor.
O maior contacto com a terra e o momento de socialização e partilha de conhecimentos agrícolas, constitui um potencial de desenvolvimento local, promovendo o desenvolvimento sustentável centrado no fortalecimento da agricultura familiar e enriquecendo a qualidade de vida da população.
Este programa ajuda famílias em situação de grande vulnerabilidade, com baixos rendimentos económicos e facilita a integração de munícipes de várias nacionalidades promovendo a socialização entre todos, a partilha de recursos e de conhecimentos.
O programa Hortas Solidárias destina-se a todos os municipes residentes no concelho de Sintra, pessoas com mobilidade condicionada, associações sediadas no município.
Candidatura de ve ser feita através de formulário próprio, entre presensiamente nos postos de atendimento municipais ou online no Portal do Munícipe.
O regulamento do programa Hortas Solidárias pode ser consultado AQUI.
Mais informações através e-mail e do tel.: 219 236 029/ 219 235 231
O Projeto Oficina do Idoso presta apoio domiciliário gratuito na área das pequenas reparações a todos os munícipes com 65 ou mais anos, num áximo de seis reparações por ano ou cujos pedidos de reparação, ainda que inferiores a seis não tenham excedido o montante de 110 euros anuais.
Podem ser solicitadas reparações de eletricidade (instalações de pequena complexidade, mudança de lâmpadas, tomadas, interruptores), canalização (reparação e substituição de torneiras, substituição de equipamento sanitário desde que não implique obras de construção civil), serralharia e pequena bricolage (substituição de vidros, reparação de estores, colocação de fechaduras, puxadores, dobradiças, pequenas mudanças de mobiliário desde que dentro do mesmo fogo).
Podem beneficiar deste serviço os munícipes com 65 ou mais anos, através da Linha Verde 800 204 952.
O Serviço Municipal de Informação ao Consumidor visa informar e intermediar conflitos de consumo de forma extrajudicial.
O SMIC dinamiza ações de sensibilização e formação para crianças e jovens em idade escolar (desde o pré até ao 12.º ano), pais e educadores, seniores, populações socioeconomicamente carenciadas, sobre consumo responsável, ambiente e sustentabilidade, cidadania, literacia financeira, entre outros.
A marcação de ações para escolas, associações de reformados, universidades seniores, juntas de freguesia podem ser agendadas através do Tel.: 219 236 152 ou por e-mail.
O Serviço Municipal de Informação ao Consumidor destina-se a todos os munícipes com atendemento presencial
Loja de Cidadão de Agualva-Cacém
Pctª. Duque de Saldanha nº7
2735-330 Agualva-Cacém
E-mail: dcis.consumidorlccacem@cm-sintra.pt
Tel. 219 236 153 / 219 236 923 /219 236 923
O Sintra Inclui nasceu em 2014, enquanto projeto piloto, através de uma parceria entre a Associação de Pais-em-Rede e a Câmara Municipal de Sintra.
O objetivo deste projeto é dar resposta a jovens com deficiência na transição do sistema escolar para a vida adulta, desenvolvendo atividades em contexto reais de trabalho e mediando a sua crescente vinculação à comunidade.
O Sintra Inclui + atua em duas vertentes a partir dos 15 anos apoia a transição, que apoia as escolas na realização os planos individuais de transição dos alunos e a partir dos 18 anos como apoio na comunidade na construção de projetos de vida da pessoa com deficiência e/ou incapacidade e que tenham terminado a escolaridade obrigatória.
Pretende-se promover a inclusão socioprofissional dos jovens potenciando a sua autonomia e autodeterminação, num planeamento centrado na pessoa.
O Sintra Inclui + destina-se a pessoas portadoras de deficiência, através de sinalização direta à
Divisão de Cidadania e Inovação Social
Rua Dr. Álvaro de Vasconcelos, Lote 2, 1º, Portela de Sintra
2710 – 420 Sintra
Tel.: 219 236 029
E-mail: dcis@cm-sintra.pt
Projeto piloto Sintra Integra tem por objetivo facilitar e promover a integração socioprofissional da pessoa com doença mental residente no município de Sintra.
Projeto Sintra Integra baseia-se num modelo de integração socioprofissional e na comunidade das pessoas com doença mental, que visa o reforço da sua autonomia e independência, através da colocação em atividades profissionais e socialmente úteis, incluindo voluntariado, mediante o envolvimento ativo da autarquia, empresas e instituições abertas à cooperação cívica e à construção de uma sociedade solidária.
Destina-se a municipes com doença mental referenciados pela Unidade Local de Saúde São José – Polo Hospital Júlio de Matos, através do Cintra ou do Hospital Fernando da Fonseca.
Mais Informações pelo Tel.: 219 236 029 ou e-mail.
A Câmara Municipal de Sintra dispõe de uma carrinha de nove lugares adaptada com plataforma elevatória, destinada a munícipes com idade superior a 16 anos, com mobilidade reduzida, deficiência motora e/ou déficite intelectual.
O transporte é gratuito e funciona de 2ª a 6ª feira, das 08h00 às 18h00.
Podem candidatar-se pessoas portadoras de deficiência através de formulário próprio entregue presencialmente nos postos de atendimento municipal ou online no Portal do Municipe.
Mais informações através do Tel.: 219 236 029 / 219 236 944 ou e-mail.