Mérito social e juvenil distinguidos na Gala Escolhas em Sintra

A Câmara Municipal de Sintra acolheu a Gala Escolhas promovida pelo IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude, que homenageou jovens e projetos nas áreas mérito escolar, desporto e artes, voluntariado, solidariedade, ativismo e empreendedorismo.

A cerimónia contou com a presença de Andreia Bernardo, vereadora da Câmara Municipal de Sintra, Ricardo Gonçalves, presidente do IPDJ, e da ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes.

Na abertura do evento Andreia Bernardo destacou a relevância da iniciativa, sublinhando que o concelho conta atualmente com nove projetos Escolhas, envolvendo cerca de quatro mil participantes, referindo que “hoje aqui falamos de impactos reais que eles representam, são projetos perfeitamente enraizados no nosso território, que conhecem as prioridades, escutam acima de tudo as pessoas e constroem respostas concretas”.

Reforçou ainda que “enquanto autarquia assumimos este trabalho como uma prioridade apoiamos financeiramente, mas apoiamos também logisticamente e acima de tudo com parceiros firmes e que sabemos que o programa escolhas é para continuar no concelho de Sintra”.

O presidente do IPDJ, Ricardo Gonçalves expressou a sua gratidão e admiração pelo trabalho realizado “são 25 anos, no próximo ano, estamos a entrar na 10ª geração, a transformar vidas a impactar vidas, com um trabalho fantástico ao longo destes anos”.

Durante a cerimónia, as distinções foram entregues a jovens e projetos que se destacaram em diversas categorias e de diversas zonas do país, acompanhadas por performances de vários projetos escolhas. Sintra destacou-se não só pelas atuações, mas também pelas conquistas nas categorias do ensino, desporto e artes, com o devido reconhecimento pelo desempenho e pelo contributo significativo para a comunidade.

No encerramento da gala a ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes, reforçou que o Programa Escolhas é um “espaço onde se reconhecem percursos se valorizam escolhas e se afirma a confiança nos jovens e no seu papel na sociedade”. Sublinhando que “o Programa Escolhas tem afirmado uma Ideia simples, a inclusão constrói-se criando condições para que cada jovem possa desenvolver plenamente todo o seu potencial e participar de forma ativa na vida do país”.

O Programa Escolhas, criado para promover a inclusão e integração social de crianças e jovens, provenientes de contextos vulneráveis, aposta na educação, no desenvolvimento de competências, na valorização das artes e do desporto, na participação cívica e no reforço da coesão social.

A Câmara Municipal de Sintra tem sido uma parceira ativa na implementação de projetos locais nas áreas da educação, formação e emprego, promovendo a dinamização comunitária e a cidadania, assegurando, assim, a igualdade de oportunidades e a inclusão social em todo o concelho.