Image
Image
Image
Áreas de Reabilitação Urbana das cidades
Image

Área de Reabilitação Urbana de São João das Lampas – Magoito

João das Lampas, Bolelas, Tojeira Magoito, Bolembre, Arneiro do Marinheiros

Nesta ARU pretende-se enquadrar o legado de S. João das Lampas e por critérios de proximidade e contexto abranger um território rural que tem sofrido bastante desqualificação. Tojeira, Magoito Bolembre e Arneiro dos Marinheiros eram no inicio dos anos 50, quatro locais distintos que hoje a expansão, a falta de desenho urbano e arquitectónico, ligou e indiferenciou o que significa uma perca de valor num território tão rico em cultura, paisagem e recursos agrícolas.

Ao nível do território a malha orgânica dos aglomerados rurais mantem-se, a requalificação do edificado e do espaço publico é sempre possível e permanecem exemplos da arquitectura rural com o expoente máximo na Igreja Matriz.

Para alem da industria existente, a agricultura e turismo tem recursos de suporte para a dinamização dos produtos. O alojamento local tem vindo a aumentar.

Um tratamento mais cuidado do espaço publico com diferenciação e ganho do espaço pedonal e estadia, o apoio à requalificação do edificado podem contribuem para a atractividade do aglomerado.