MASMO | Museu Arqueológico de S. Miguel de Odrinhas
Raízes Históricas e Conceito Museológico
Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas (MASMO) – Fachada principalO Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas abriu as suas portas no dia 11 de setembro de 1999.


Sala temática «Basílica Romana» – Espelha a opção do projeto museológico em procurar “teatralizar” os materiais expostos, harmonizando-os com os espaços arquitetónicos envolventes, de modo a (re)criar ambientes específicosO Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas guarda as mais antigas memórias de todas as freguesias do concelho de Sintra.
Esta exposição está organizada cronologicamente, tendo como ponto de partida a Antiguidade Clássica. De destacar, pela sua relevância no contexto museológico nacional, e mesmo internacional, as centenas de inscrições e monumentos lapidares romanos aqui reunidos, todos de origem regional, que espelham, no entanto, influências estilísticas e populações de filiação itálica, norte africana, mediterrânica oriental, paleohispânica – entre outras menos frequentes.
Destaque merecem, igualmente, os vigorosos lintéis de uma singular igreja visigótica ou moçarábica, bem como as largas dezenas de cabeceiras medievais que justapõem a cruz ao sino-saimão, as rodas concêntricas do Mundo aos dois triângulos do hexalfa.


São os contextos do dia a dia que aqui se expõem, numa inversão didática – e inovadora face aos percursos museológicos habituais –, pois que, tal como os arqueólogos que tentam pouco a pouco desvendar os mistérios do Tempo, caminha-se do passado próximo em direção a épocas remotas, mergulhando progressivamente nas realidades que mais se afastam do nosso próprio quotidiano.
“O Claustro do Tempo” é constituído por distintas exposições temáticas que, no seu somatório final, concretizam um amplo percurso de visita que documenta a riqueza da História do território sintrense desde os tempos mais ancestrais – Pré-História profunda – aos alvores da Época Contemporânea, dando a conhecer um importante conjunto de materiais arqueológicos provenientes de contextos habitacionais, sagrados e funerários.
Cartaz da exposição «Onde o Sol se apaga no Oceano – O Santuário mais ocidental do Império Romano!»


Mais de 25 000 crianças e jovens participaram já na construção de mosaicos, escreveram como os romanos, devolveram “vida” (cores) às esculturas, criaram os seus brinquedos à semelhança dos da Antiguidade, participaram na “escavação” arqueológica de uma villa e conheceram a mascote do museu.








Cartaz da «Noite das Bruxas» (2015)

A Biblioteca do Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas poderá acolher 80 leitores em simultâneo.
Sítio Arqueológico do Alto da Vigia | Praia das Maçãs, Colares
Este autor inclui na sua obra "Da Fábrica que falece à cidade de Lisboa" o desenho das estruturas que então terá conseguido observar e que pertenceriam ao santuário romano.



É de salientar a grande quantidade de conchas algumas ainda associadas a vestígios de fogueiras, indícios do aproveitamento dos recursos marinhos disponíveis no local.

Contatos
Tel. | +351 21 923 86 08
E-mail | dbmu.masmo.geral@cm-sintra.pt
Morada
Avenida Prof. Dr. D. Fernando de Almeida
São Miguel de Odrinhas
2705 - 739 São João das Lampas - Sintra
Localização do Museu | GPS 38º53'13,52"N, 9º21'58,61"W
A meio caminho entre Sintra e a Ericeira (EN 247). Na povoação de Odrinhas, cruzamento para São Miguel de Odrinhas/Funchal.
Horário do Museu
Terça-feira a sábado | das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00
Feriados | das 12h00 às 18h00
Encerrado | domingo e segunda-feira
Horário da Biblioteca
Segunda-feira a sexta-feira | das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00
Encerrado | Mês de agosto
Visitas | Todas as visitas são guiadas.
Estacionamento | O museu dispõe de um amplo parque de estacionamento para automóveis ligeiros, havendo possibilidade de parqueamento para autocarros de turismo
Bilheteira
Ingressos | Gratuito
Participação em atividades específicas:- Oficinas Educativas | 4 euros (sem redução)
- Noites do Museu | 3 euros (sem redução)













