Image

Como nasceu o projeto Sintra Inclui?

O Município de Sintra iniciou em 2014 uma parceria com a associação Pais em Rede para a criação do projeto Sintra Inclui e em abril de 2017 foi constituído o Núcleo de Sintra. O projeto financiado pela Câmara Municipal tem duas vertentes, transição para a vida adulta – ­­com escolas contando com duas técnicas de apoio a esta vertente: Rita Dezoito e Sofia Mota, e também com duas técnicas de apoio à comunidade: Joana Carvalho e Nádia Pinto e visa a criação de um modelo de integração progressiva na transição de jovens/adultos com deficiência para uma vida adulta/ativa na comunidade, através da inclusão socioprofissional, após a escolaridade obrigatória.

O Sintra Inclui envolve, além da equipa técnica dedicada a cada vertente, uma rede comunitária constituída por entidades públicas e privadas da região de Sintra (Câmara Municipal de Sintra e Juntas de Freguesia, IPSS, Escolas e Empresas) além do jovem e sua família. (Equipa Técnica apresentada na imagem abaixo).

A associação Pais em Rede foi fundada em 2008 por um grupo de mães com o objetivo de mudar a sociedade pela inclusão dos seus filhos com deficiência.

Para cumprir a sua missão organiza-se por Núcleos locais, promovendo a descentralização e consequente ação in loco, de forma a respeitar as diversidades regionais. Estes Núcleos são compostos e geridos por familiares, profissionais e cidadãos empenhados criando projetos-piloto e capacitando os agentes envolvidos.

Para mais informações pode ser contactado o Núcleo da PeR de Sintra através do email: nucleosintra.paisemrede@gmail.com

Inscrições no Sintra Inclui: www.paisemrede.pt/nucleos/sintra/

 

 Equipa Técnica do Projeto Sintra Inclui