Image
Image
Image

Organização das Cidades Património Mundial

Image
A Organização das Cidades Património Mundial (OCPM) foi fundada a 8 de Setembro de 1993 em Fez (Marrocos).
Após a Conferência Geral da UNESCO de 16 de Novembro de 1972, foi adotada a Convenção sobre a Proteção do Património Mundial Cultural e Natural.
Sob os critérios exigentes da Convenção são anualmente analisadas candidaturas, que após processo minucioso de análise, são incluídos na Lista do Património Mundial, sítios culturais e naturais de grande valor e autêntica relevância para a humanidade.
Em 1991, no Canadá, realizou-se o Primeiro Colóquio Internacional das Cidades Património Mundial, reunindo representantes de mais de quarenta cidades que integram a Lista do Património Mundial Cultural e Natural. Deste encontro resultou a adoção da Declaração de Québec, que manifestava o desejo de construção de uma rede de cidades do património mundial. Em 1993, reuniram delegados que representavam cinquenta e seis cidades, os quais fundaram a OCPM.
A OCPM tem como objetivo primordial contribuir para a implementação da Convenção do Património Mundial. A Organização das Cidades Património Mundial tem como missão promover, a nível regional e internacional, a cooperação e o intercâmbio de experiências entre cidades de todo o mundo em estreita colaboração com organismos que defendam objetivos semelhantes, e, deste modo, promove a partilha de investigação que é realizada por especialistas e peritos, entre as cidades membros. Cada Cidade pode adaptar este conhecimento às necessidades da gestão local.
A OCPM pretende sensibilizar as populações para a importância dos valores patrimoniais e alertar para a necessidade da sua proteção e preservação.
A OCPM está estruturada em sete Secretarias Regionais, África e Médio Oriente; América Latina e Caribe; Ásia-Pacífico; Euro-Ásia; Europa Central e Este; Europa do Norte e Este; Europa do Sul e Mediterrâneo, representando desta forma todas as 268 cidades que integram a organização. Constituindo o elo de ligação entre todas as cidades membros da sua região e a Secretaria-geral situada no Quebec.
Todas as Cidades Portuguesas membros da OCPM (Angra do Heroísmo, Coimbra, Elvas, Évora, Guimarães, Porto e Sintra) estão inseridas na Secretaria Regional da Europa do Sul e Mediterrâneo, com sede em Córdoba (Espanha).
Sintra presidiu ao Conselho de Administração da Organização das Cidades Património Mundial de 2013 a 2015.