MU.SA - Museu das Artes de Sintra

O MU.SA - Museu das Artes de Sintra é um espaço museológico, que se encontra no antigo Casino - projeto de Manuel Norte Júnior, inaugurado a 01 de agosto de 1924- junto ao Centro Cultural Olga Cadaval, na Estefânia, em Sintra.

O MU.SA -  Museu das Artes de Sintra tem uma programação polivalente e plural onde se inserem exposições temporárias, programas educativos, sessões públicas, animações, apoio a atividades de interesse municipal, diversas iniciativas de natureza artística e cultural: Prémios de Artes Visuais.

O MU.SA – Museu das Artes de Sintra promove a fruição e a compreensão da arte e da cultura contemporâneas, assim como o reforço dos laços com a comunidade local.

Obras que figuram na Coleção Municipal de Arte, exposições temáticas de artistas consagrados e de artistas emergentes, exposições específicas, bem como exposições organizadas em colaboração com instituições culturais portuguesas, são apresentadas nos diversos espaços do Museu, a públicos diversificados.

 

Coleção Emílio de Paula Campos (1884-1943)

Emílio de Paula Campos, professor de profissão, escultor, aguarelista e colecionador de arte por vocação, obteve a sua formação artística na Escola António Arroio, em Lisboa. Em 1973 o espólio artístico que lhe pertencia foi recolhido pelo seu sobrinho, o arquiteto Francisco Castro Rodrigues (1920), e oferecido à Câmara Municipal de Sintra, que primeiramente o expôs no antigo Museu Regional de Sintra passando a partir de agora a ocupar no MU.SA um lugar de destaque.










Sala Dorita Castel-Branco (1936-1996)

A escultora Dorita Castel-Branco formou-se na Faculdade de Belas-Artes de Lisboa. Está representada em coleções nacionais e internacionais, dividindo-se entre o figurativo e o abstrato, abrangendo materiais tão diversos como o poliminium, o mármore, o poliéster ou o bronze. Destacou-se na escultura, na tapeçaria, no desenho e na medalhística, área que lhe valeu diversos prémios em Portugal e no estrangeiro. Em sua homenagem a Câmara Municipal de Sintra instituiu o Prémio Medalha Contemporânea Dorita Castel-Branco.


Paisagem

A paisagem-imagem de Sintra tem sido alvo de atenção por parte de viajantes e residentes desde tempos distantes. A partir da segunda metade do século XVIII, e em particular no século XIX, a pequena vila e a serra que a acolhe, afirmam-se como paradigma maior do movimento romântico europeu e paisagem cultural de grande valor estético, articulando harmoniosamente edificações centenárias e natureza, classificadas pela UNESCO na categoria de Paisagem Cultural e que o MU.SA convida os seus visitantes a contemplar.



Arte Figurativa

O MU.SA propõe uma viagem pela arte figurativa existente na Coleção Municipal de Arte Contemporânea, através da arte da pintura e da escultura produzida, em particular, a partir de meados do século XX por artistas portugueses e estrangeiros a residir em Portugal.









Arte Abstrata

A Abstração, ou seja, a realidade composta por manchas de cor, formas, linhas ou superfícies, que parecem esquivar-se à expressão do conhecido, alcançou particular destaque nas artes visuais do século XX. A Coleção Municipal de Arte Contemporânea da Câmara Municipal de Sintra, apresenta no MU.SA algumas das suas obras mais emblemáticas que pretendem provocar e desinquietar o observador convocando-o para uma viagem exclusiva desafiando os seus significados.







Fotografia

A fotografia emergiu como uma técnica libertadora que permitiu catapultar as artes visuais para novos paradigmas estéticos. Sintra pelos seus poderosos cenários, de incontornável beleza cultural, natural e paisagística constituiu-se como musa inspiradora transformando-se num dos locais mais fotografados de Portugal. No MU.SA a fotografia encontra-se representada na obra de artistas portugueses e estrangeiros, contemplando trabalhos que abrangem desde a paisagem sintrense às vanguardas estéticas mais conceptuais.


MU.SA Galeria Municipal 

MU.SA Galeria Municipal é um espaço para apresentação de exposições temporárias com um alargado conjunto de artistas nacionais e internacionais. O seu principal objetivo é a dinamização da produção artística atual nas suas diversas vertentes e propostas.












MU.SA Lab Arte
 

O MU.SA LabArte é um espaço alternativo como laboratório de experimentações e valorização da ideia sobre o objeto artístico. Expressa-se em trabalhos realizados por meios transitórios e reprodutíveis, como multimédia, fotografia, vídeo-arte, atos performativos e todas as experiências de rutura radical e fundadora, questionando e transcendendo o próprio conceito de Arte.


MU.SA Sala da Fotografia



MU.SA Sala da Fotografia é um espaço dedicado especificamente à fotografia, face às dinâmicas de criação estética, de intervenção e de testemunho da realidade. A programação equilibra-se entre a fotografia contemporânea, de temáticas diversificadas de autores já consagrados e de  valores emergentes, da apresentação do acervo fotográfico da Coleção Municipal de Arte e da realização diversas atividades na área da fotografia promovidas pela autarquia, como o Prémio de Fotografia de Sintra.

Exposições | CONHECE®ARTE

Exposição do Prémio de Pintura e Escultura D. Fernando II /15 ª edição

Exposição do Prémio de Fotografia de Sintra/V edição

Exposições 2020



Normas e recomendações

COVID-19 – Para que visite as exposições no MU.SA- Museu das Artes de Sintra em segurança,  implementou-se  um conjunto de medidas para que desfrute de uma visita em segurança.
Assim, torna-se obrigatório:

  • Respeitar a limitação do número de visitantes definido pelo Museu;
  • Usar máscara facial;
  • Utilizar desinfetante para as mãos;
  • Respeitar a distância de segurança de 2 metros entre visitante que não façam parte do seu grupo;
  • Evitar usar o elevador. Se o fizer, partilhe o espaço apenas com os seus acompanhantes.

O visitante está impedido de:

  • Usar selfie sticks para fotografar;
  • Fotografar com flash ou tripé;
  • Tocar nas obras de arte;
  • Trazer animais para o museu, exceto cães de assistência;
  • Comer e beber;
  • Correr;
  • Encostar-se às paredes;
  • Fumar;
  • Atender o telemóvel.

Outras normas:

  • As crianças devem ser sempre acompanhadas por adultos;
  • Respeitar as indicações dos funcionários do Museu;
  • Cadeiras de rodas e carrinhos de bebé são autorizados;
  • No caso de qualquer acidente ou acontecimento inusual, este deverá ser comunicado de imediato a um funcionário do Museu;
  • Em casos devidamente identificados, algumas obras ou exposições podem sujeitar-se a normas diferentes das que aqui se apresentam;
  • Em caso de um elevado fluxo de visitantes, poderá restringir‐se temporariamente o acesso.
  O incumprimento das normas do museu implica o término da visita.

A Livraria Municipal é um espaço situado no átrio da entrada principal do MU.SA e dotado de um encanto especial, integrando-se subtilmente na atmosfera artística envolvente, apetece perdermo-nos pelos seus expositores até à descoberta de algo que nos agrade pelo prazer da leitura.

 

Publicações para venda (editadas pela Câmara Municipal de Sintra)

Publicações para venda (adquiridas pela Câmara Municipal de Sintra)

Horário:

terça a sexta-feira: 10h às 18h, sábado e domingo: 12h às 18h

 

Entrada gratuita

Marcação de visitas guiadas:

Tel.: +351 965 233 692 / +351 219 236 106

Email: dbmu.servico.educativo@cm-sintra.pt 

MU.SA - Museu das Artes de Sintra

Av. Heliodoro Salgado, Estefânia

2710-575 SINTRA

Receção / Livraria Municipal / Bilheteira CCOC: +351 219 236 101/ +351 219 243 794
Email: dbmu.livraria.municipal@cm-sintra.pt 

Serviço Educativo: +351 219 236 106 /+351 965 233 692
Email: dbmu.servico.educativo@cm-sintra.pt 

Serviço Artes Plásticas: +351 219 236 105
Email: dbmu.artes.plasticas@cm-sintra.pt