Image
Image

Campanha "Sintra Chama" apela à limpeza de terrenos

Image
Image

Pacto de Autarcas

Enquadramento
O Município de Sintra, através da adesão ao Pacto de Autarcas para o Clima e Energia – Convenant of Mayors – em 24 de marco de 2015, comprometeu-se voluntariamente a promover, por iniciativa municipal, privada ou em parceria, o aumento da eficiência energética e a utilização de fontes de energias renováveis no respetivo território, contribuído para o objetivo europeu de reduzir as emissões de CO2 em pelo menos 20% até 2020.
O Pacto de Autarcas foi lançado em 2008, na Europa, com a ambição de reunir os governos locais comprometidos voluntariamente em alcançar e exceder os objetivos da UE para o clima e energia.

A iniciativa não só apresentou uma abordagem bottom-up inovadora relativamente à ação para o clima e energia, como o seu sucesso rapidamente ultrapassou as expectativas.

A iniciativa conta atualmente com mais de 7 000 municípios e regiões de 57 países, baseando-se nos pontos fortes de um movimento mundial multissetorial e no apoio técnico e metodológico oferecido pelos secretariados dedicados.

O Pacto de Autarcas Global está a tirar proveito da experiência adquirida ao longo dos últimos oito anos na Europa e fora desta, e continuará a crescer com base nos principais fatores de sucesso da iniciativa: governança bottom-up, modelo de cooperação multinível e o seu enquadramento orientado para a ação.

 

 

Plano de Ação para a Energia Sustentável
No âmbito do compromisso assumido, foi desenvolvido o Plano de Ação para a Energia Sustentável de Sintra (PAES), um instrumento fundamental na conceção, implementação e monitorização das medidas orientadas para o cumprimento das metas do Pacto dos Autarcas. No quadro da conceção das medidas, o PAES fornece através da matriz energética informação precisa sobre a distribuição sectorial dos consumos energéticos e dos respetivos vetores energéticos. Ao longo da implementação de medidas de melhoria da eficiência do consumo energético ou de integração de renováveis, a matriz fornece indicações sobre o sucesso da sua implementação ou sobre eventuais desvios e correções.

Veja o plano aqui

 

 

Matriz Energética prospetiva do município de Sintra

Descarregue o pdf aqui

Matriz de sustentabilidade energética e climática do município de Sintra

Descarregue o pdf aqui

Pacto de Autarcas – Convenant of Mayors