
Desde 3 de abril de 2023, a Câmara Municipal de Sintra é responsável pela gestão do Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS), uma resposta essencial no âmbito da ação social local.
O SAAS Sintra assegura o atendimento e acompanhamento social de pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade, exclusão social ou emergência social, promovendo o acesso a direitos, recursos e soluções adequadas a cada situação.
Modalidades de Atendimento SAAS Sintra
- Atendimento e Acompanhamento Social de Emergência
Prestado diretamente pela autarquia, dirigido a situações urgentes e imprevistas. - Atendimento e Acompanhamento Social Integrado e Programado
Realizado pelas Juntas e Uniões de Freguesia, mediante marcações prévias, garantindo proximidade e continuidade no apoio. - Atendimento de Emergência em Contexto de Rua
Dirigido a pessoas em situação de sem-abrigo, assegurado por uma equipa especializada de rua, com intervenção direta no terreno.
Parcerias Locais
Transferência de Competências
QUAIS SÃO OS OBJETIVOS DO SAAS?
- Informar, aconselhar e encaminhar para respostas, serviços ou prestações sociais adequadas a cada situação, em articulação com os competentes serviços e organismos da Administração Pública;
- Apoiar situações de vulnerabilidade social;
- Prevenir situações de pobreza e de exclusão sociais;
- Contribuir para a aquisição e ou fortalecimento das competências das pessoas e famílias, promovendo a sua autonomia e fortalecendo as redes de suporte familiar e social;
- Assegurar o acompanhamento social do percurso de inserção social;
- Mobilizar recursos da comunidade adequados à autonomia pessoal, social e profissional.
O QUE FAZEMOS?
QUEM PODE RECORRER AO SAAS?
LOCAIS E HORÁRIOS DO SAAS – ATENDIMENTO DE EMERGÊNCIA
LOCAIS E HORÁRIOS DO SAAS – ATENDIMENTO INTEGRADO E PROGRAMADO