Sintra com Qualidade

No âmbito da Certificação da Qualidade dos Serviços Municipais, a Câmara Municipal de Sintra viu recentemente ser aprovada a candidatura ao Programa Operacional de Lisboa (PORLisboa) com o projeto “Sintra com Qualidade”. 

O “Sintra com Qualidade” surge como um projeto cujo objetivo principal foi a implementação, e respetiva Certificação, de um Sistema de Gestão da Qualidade, na Câmara Municipal de Sintra.

 A Certificação da Qualidade é cada vez mais encarada como um objetivo estratégico de uma Organização, sendo o Sistema de Gestão da Qualidade uma realidade dinâmica que tem, por finalidade última, servir sempre e cada vez melhor todos aqueles que diariamente nos procuram.

 O Município de Sintra, aquando da decisão de implementar o seu Sistema de Gestão da Qualidade, pretendeu refletir acerca do trabalho que é diariamente desenvolvido pelos serviços, numa ótica de otimizar recursos e melhorar a satisfação dos seus Cidadãos/Munícipes, fatores essenciais para atingir e assegurar um bom desempenho da Edilidade.

Face à complexidade e dimensão da sua estrutura organizacional, o Sistema de Gestão da Qualidade da Câmara Municipal de Sintra foi implementado de forma faseada e progressiva. Com início em 2009, a Autarquia de Sintra tem vindo a desenvolver um trabalho exemplar nesta área.

 A Certificação expressa-se na admissão formal por uma entidade externa e independente de que a Organização satisfaz os requisitos dos Cidadãos/Munícipes e as exigências legais e regulamentares, de forma eficaz, sendo reconhecida à Autarquia de Sintra a sua capacidade de implementar melhores práticas de gestão e em consonância com os princípios da Gestão da Qualidade Total (TQM). 

Assim, a aposta do Município de Sintra na Qualidade, repercute-se na existência de uma cultura de permanente melhoria, fomentando a modernização administrativa, a melhoria da imagem da Organização, a simplificação de circuitos e tarefas, o aumento da eficiência e eficácia procedimentais, a melhoria do desempenho operacional, a sensibilização e motivação dos colaboradores, culminando num maior envolvimento dos Cidadãos/Munícipes com a Autarquia e na assunção de numa filosofia de prestação de serviço público pautada por elevados patamares de excelência. 

A concretização deste projeto teve um investimento municipal de 57.228,51€, tendo o mesmo sido cofinanciado pelo QREN, no âmbito do Programa Operacional Regional de Lisboa – Eixo Competividade, Inovação e Conhecimento, no montante de 22.891,40€ proveniente do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (40% da despesa total elegível).

Image
Missão da CMS
“O Município de Sintra tem como missão essencial criar condições de vida favoráveis aos cidadãos e às famílias, valorizando e envolvendo os trabalhadores da Camara Municipal, favorecendo a cooperação entre as unidades orgânicas para, em conjunto, atuarmos com comprometimento e sentido de serviço, indo ao encontro das expetativas de quem cá vive, trabalha e nos visita, projetando Sintra como Património Mundial no país e no mundo.”