Programa Municipal de Disponibilização de Terras do Município de Sintra
Consulte a plataforma municipal de disponibilização de terrenos AQUI.
As propostas deverão ser entregues de dia 15 de dezembro de 2021 a dia 15 de janeiro de 2022, nas instalações da Divisão de Gestão do Património, na Rua Doutor Alfredo Costa, n.º33, 2710-524 Sintra,
conforme informação constante no menu lateral desta página.
Perguntas Frequentes
O que é o Programa de Disponibilização de Terras?
O Programa de Disponibilização de Terras foi criado pelo Município de Sintra para combater o abandono do território rural, promovendo a dinamização dos setores agrícola, florestal e silvopastoril.
O Programa tem duas vertentes: a cedência de terrenos propriedade do Município, através de concurso, e a divulgação de informação sobre terrenos de particulares, que assim o pretendam, através de uma plataforma criada para esse efeito.
Onde posso consultar os terrenos disponíveis?
A bolsa de terrenos pode ser consultada na plataforma (AQUI), estando disponíveis para consulta as fichas de identificação de cada terreno, bem como o Regulamento e a data limite de formalização das candidaturas.
A utilização da plataforma tem custos?
Não, o acesso à plataforma é universal e gratuito.
De que forma um proprietário pode divulgar informação sobre o seu terreno?
Qualquer proprietário pode disponibilizar informação sobre o seu(s) terreno(s) na plataforma.
A informação sobre os terrenos estará disponível a todos os potenciais interessados, obrigando-se o Município a facilitar o contacto entre quem oferece o terreno e quem procura.
Para aceder à plataforma o proprietário faculta os dados sobre o seu terreno e celebra um contrato de disponibilização, válido pelo período de 3 (três) meses, renovável por iguais e sucessivos períodos de tempo. A qualquer momento, o proprietário pode solicitar a retirada do seu terreno da plataforma, sem que tenha de fundamentar o motivo.
O Município apenas facilita o contacto entre os interessados, não se responsabilizando pelos contratos que venham a ser celebrados entre as Partes.
Quem pode apresentar candidatura a um terreno municipal?
Qualquer interessado num terreno para exploração com fins agrícolas, florestais ou silvopastoris pode apresentar candidatura a um terreno municipal.
A cedência de um terreno municipal depende de apresentação de proposta e é realizada mediante negociação com prévia publicação de anúncio do qual constarão, nomeadamente, a data limite para apresentação de candidaturas, os critérios de adjudicação e o modo de apresentação das propostas
Como posso obter mais informação sobre o Programa de Disponibilização de Terras?
A informação sobre o Programa de Disponibilização de Terras está disponível através do email: dgpa@cm-sintra.pt.
Também poderá dirigir-se à Divisão de Gestão do Património da Câmara Municipal de Sintra sita em:
Rua Dr. Alfredo Costa, 33 - 2710-524 Sintra - Telefone:21 923 6850