Sintra inicia ciclo “Noites de Orfeu” com concerto dedicado a Júpiter

O primeiro concerto de “Noites de Orfeu” realiza-se no dia 28 de fevereiro, às 21h00, no MASMO – Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas, estabelecendo um diálogo entre a música e a mitologia presente na coleção do museu.

Sob o tema “Júpiter, Rei dos Deuses”, o concerto pelo Sintra Estúdio Ópera apresenta obras de Mozart, entre elas a Sinfonia n.º 41 em Dó maior, K. 551, mais conhecida como "Júpiter", de João Cordeiro da Silva e Nicola Porpora.

O repertório estabelece ligação direta com a coleção do museu, que integra um altar dedicado a Júpiter e colunas dóricas provenientes da Villa Romana da Granja dos Serrões, provável templo romano do deus.

“Noites de Orfeu” combina música, história e espaços do museu, com repertório inspirado no imaginário clássico e organizado em torno de grandes temas mitológicos. Cada concerto propõe um diálogo entre as obras musicais e o património arqueológico Sintrense.

O ciclo continua a 11 de abril, 18 de julho e 17 de outubro, explorando nos próximos concertos os temas “Mitologia e Música em Diálogo”, “Mitos e Marés” e “Morte e Transcendência”.

A participação é gratuita, mas requer inscrição prévia através do telefone 219 238 608 ou por Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..