Image

Executivo Camarário 2021-2025

A Câmara Municipal de Sintra é composta por 11 autarcas eleitos, sendo 1 o presidente e 10 vereadores.
Image

Presidente Basílio Horta

Nota Biográfica

Nasceu a 16.11.1943

É licenciado em Direito, e Professor Associado no Instituto Superior de Ciências Sociais Políticas. 

Desempenhou os cargos de Deputado Constituinte, Ministro do Comércio e Turismo, Ministro de Estado, Ministro da Agricultura, Comércio e Pescas, Conselheiro de Estado, Embaixador junto da OCDE e Presidente do Conselho de Administração da AICEP, Vice-Presidente do Grupo Parlamentar do PS e Coordenador da área de Economia.

Foi presidente do Conselho da Área Metropolitana de Lisboa entre 2015 e 2017.

Tem várias condecorações estrangeiras e a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique.

Image

Vice-Presidente Bruno Parreira

Image

Vereadora Piedade Mendes

Nota Biográfica

Nasceu em 4 de junho de 1961.

Licenciada em Organização e Gestão de Empresas pelo ISCTE, com Pós-Graduação em Gestão do Transporte Marítimo e Gestão Portuária pelo ISEG.

É Quadro Superior da APL – Administração do Porto de Lisboa, S.A., onde desempenhou as funções de Chefe de Serviço, nas áreas de Estudos, Tarifários e Faturação, de 1993 a 2000, e Chefe de Divisão ,nas áreas de Auditoria Interna, Saúde e Apoio Social, de 2001 a 2013.

Como formadora, desempenhou essas funções, de 1990 a 1994, em regime pós-laboral, no IATA – Instituto de Aperfeiçoamento Técnico Acelerado.

Image

Vereador Eduardo Quinta Nova

Nota Biográfica

Eduardo Jorge Glória Quinta Nova, nascido em 18.02.66., natural de Monchique, solteiro, residente na União de Freguesias de Cacém e São Marcos, Sintra, desde 1998.

Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, tem a profissão de advogado.

Além advocacia, exerceu as funções de consultor e formador desde 1990, especializando-se nas áreas do direito do trabalho, da segurança social e dos consumidores.

Desempenhou as funções de Técnico Jurista da UGT-União Geral de Trabalhadores entre 1992/1995, data a partir da qual e até 2003 exerceu as funções de Assessor Jurídico do Grupo Parlamentar do Partido Socialista na Assembleia da República, onde desempenhou, ainda, as funções de Ajunto de Gabinete (2003/2008) e as de Chefe de Gabinete (2008/2013).

No período 2001/2005 exerceu o mandato de vogal da assembleia de freguesia de São Marcos, entre 2007/2008 o de vereador da Câmara Municipal de Sintra com os pelouros da juventude e defesa do consumidor e entre 2009/2013 exerceu esse mandato sem pelouros.

Co-autor do Manual dos Trabalhadores Consumidores, participou, também, na qualidade de consultor, na elaboração de vários estudos na área laboral realizados pelo CIES/ISCTE.

Foi eleito pela Assembleia da República para o Conselho Superior de Magistratura entre 2003/ 2005 e para o Conselho Superior dos Tribunais Administrativos e Fiscais desde 2008.

É atualmente vogal da direção da UGC-União Geral de Consumidores; vice-presidente do Conselho Consultivo da ERSE e membro do Conselho Tarifário da ERSE (Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos); membro da Comissão de Análise Legislativa da Direção-Geral do Consumidor; membro do Concelho Tarifário da ERSAR (Entidade Reguladora das Águas e Resíduos).  

Image

Vereador Domingos Quintas

Nota Biográfica

• Licenciado em Economia pelo Instituto Superior de Economia da Universidade Técnica de Lisboa e Pós-Graduado em Gestão Autárquica.

• Iniciou a carreira profissional no setor privado, tendo posteriormente assumido funções de Técnico Superior do Ministério da Saúde.

• Foi Vogal e Presidente da Assembleia de Freguesia de Agualva-Cacém.

• Desempenhou funções como Diretor das Finanças e do Património do Município

• Diretor Municipal na Câmara Municipal de Sintra.

• Desempenhou funções de Administrador na Sociedade Cacém Polis.

• Eleito Vereador entre 2002-2013 na Câmara Municipal de Sintra.

• Por inerência das funções, foi Administrador não executivo, da Fundação CulturSintra.

• Entre 2010-2013 ocupou o cargo de Administrador/ Diretor da Escola Nacional de Bombeiros.

• Entre 2013-2017 assumiu o cargo de Presidente da Assembleia Municipal de Sintra.

• Presidente do Conselho de Fundadores da Fundação CulturSintra, por inerência do cargo de Presidente da Assembleia Municipal.

Eleito Vereador para o mandato 2017-2021 na Câmara Municipal de Sintra

Image

Vereador Pedro Ventura

Pelouros
  • Divisão de Reabilitação Urbana (unidade orgânica que integra a Direção Municipal de Planeamento, Ambiente e Intervenção no Espaço Público/Departamento de Ambiente, Projetos e Fiscalização)
  • Divisão de Sustentabilidade Ambiental e Energia (unidade orgânica que integra a Direção Municipal de Planeamento, Ambiente e Intervenção no Espaço Público/Departamento de Ambiente, Projetos e Fiscalização)
Image

Vereador Ricardo Baptista Leite

Nota Biográfica

Vereador da Câmara Municipal de Sintra (Oposição, 2021-…).
Médico e Deputado à Assembleia da República,
Vice-Presidente do Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata,
e Coordenador de Saúde Pública no Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa.

Deputado e Vice-Presidente do Grupo Parlamentar do PSD na Assembleia da República, a cumprir terceiro mandato (2011-presente), atualmente como responsável pela Comissão de Saúde e Comissão de Cultura e Comunicação; e Presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Portugal-Canadá.

Entre 2015-2017 exerceu as funções de Vice-Presidente e posteriormente de Vereador na Câmara Municipal de Cascais com os pelouros de estratégia local de saúde, parcerias académicas, relações internacionais, juventude e promoção de emprego. Tem 20 anos de experiência autárquica, incluindo 3 mandatos como Deputado da Assembleia Municipal de Cascais.

Fundador e Presidente da UNITE, uma rede global de parlamentares com a missão de eliminar o VIH/SIDA, as hepatites virais e outras doenças infeciosas, criada sob os auspícios da Organização das Nações Unidas (UNAIDS), atualmente presente em mais de 75 países e em 5 continentes.

Vice-Presidente da ‘Parliamentary Network on The World Bank & International Monetary Fund’ (Rede Parlamentar do Banco Mundial & FMI, 2019-…), uma rede de mais de 1000 parlamentares que trabalham diretamente com as direções do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional.

Embaixador Global do ‘G20 Health & Development Partnership’ que tem como missão trabalhar com os países do G20 no âmbito das políticas de saúde e de desenvolvimento alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

Premiado pelo ‘Economist’ como ‘HCV Change Maker’ (2016) em reconhecimento pelo seu trabalho político e académico em prol da eliminação da hepatite c. Título atribuído unicamente a 6 pessoas à escala global.

Coordenador científico de Saúde Pública no Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa e Assistente Convidado na Nova Medical School da Universidade Nova de Lisboa.

Médico licenciado pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, tendo exercido atividade clínica durante 7 anos. Iniciou a carreira médica no Hospital Amadora-Sintra e completou 5 anos de formação específica em infeciologia no Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental (Hospital Egas Moniz). Foi ainda estagiário da Direção Regional Europeia da Organização Mundial da Saúde (Copenhaga, 2011). Entre 2020 e 2021 exerceu funções como médico voluntário no Serviço de Urgência de atendimento a doentes COVID-19 no Hospital de Cascais.

Doutorando em Saúde Pública e Sistemas de Saúde pela Maastricht University (Holanda). Formação pós-graduada realizada em diversas instituições académicas incluindo Johns Hopkins University, Harvard Medical School, Harvard Kennedy School of Government, AESE, entre outras. Colaborações pro bono com diversas organizações de saúde e associações de doentes Portuguesas e internacionais.

Alumni do Atlantic Council Millenium Fellowship e do German Marshall Fund Memorial Fellowship. Membro do European Leadership Network (www.europeanleadershipnetwork.org), European Young Leaders (Friends of Europe), European Young Leaders Forum (BMW Foundation), Emerging Leaders in Environmental and Energy Policy Network (ELEEP | The Atlantic Council), Chatham House (The Royal Institute of International Affairs) e alumni da ZEIT Stiftung – Fundação Gertúlio Vargas.

Fundador do CREATING HEALTH – Research and Innovation Funding, e Co-Fundador das Conferências do Estoril.

Autor do livro “Um Caminho para a Cura” (2020, D. Quixote), autor principal do livro "Cidadania para a Saúde" (2015, Universidade Católica Editora), entre outras publicações.

Image

Vereador Luís Patrício

Contactos
Câmara Municipal de Sintra
Edificio Paços do Concelho
2714-501 Sintra
Tel.: +351 21 923 85 00 
E-mail: gabver.psd@cm-sintra.pt
Image

Vereadora Ana Valente

Contactos
Câmara Municipal de Sintra
Edificio Paços do Concelho
2714-501 Sintra
Tel.: +351 21 923 85 00 
E-mail: gabver.psd@cm-sintra.pt
Image

Vereador Maurício Rodrigues

Image

Vereador Nuno Afonso

Nota Biográfica
Nasceu em Lisboa mas viveu desde sempre em Sintra, primeiro em Mem Martins, depois no Algueirão e já em idade adulta, no Cacém e em Colares. É orgulhosamente pai de uma menina.
Fez o ensino secundário na Escola Secundária de Mem Martins e na Escola Secundária Ferreira Dias, no Cacém, fez a sua formação superior em arquitetura, mantendo sempre a sua ligação a Sintra, praticou desporto e esteve ligado a clubes como A.Cacém, 1ºDezembro, Sintrense, SC Lourel ou U.Mucifalense.
Foi diretor do Jornal Vila Saloia, jornal do concelho de Sintra que chegou a ter 55 mil exemplares de tiragem, criado pelo seu pai, Artur Afonso, em 1990. O Vila Saloia, mais do que um jornal transformou-se numa Associação desportiva e social e numa família. Através do desporto apoiaram-se jovens de bairros como a Coopalme (Cavaleira), Serra das Minas ou da Tapada das Mercês.
Trabalhou na área de arquitetura, em projeto, direção de obra e como formador. Foi coordenador de gabinetes de arquitetura, colaborou em projetos nacionais com os arquitetos Regino Cruz, Renzo Piano e Santiago Calatrava.
Ligado à política desde cedo, em virtude sobretudo, do seu pai ter sido autarca no Concelho, foi conselheiro nacional do PSD durante vários anos, membro da AML e da Concelhia de Sintra do mesmo partido, nunca deixou de lutar por Sintra e pelos sintrenses, mesmo quando isso o fez afrontar o partido a que pertencia. Revê-se nas pessoas e nas ideias que defendem, mais do que em jogos de interesses partidários.
Em 2018, saiu do partido em que militava, tendo iniciado com André Ventura o processo de criação do partido CHEGA. É o militante nº2 e foi vice-presidente do partido até à Convenção de Coimbra em 2021. Foi também coordenador autárquico nacional nas eleições de 2021, candidato à CM de Sintra, é atualmente Vogal da Direção Nacional e Chefe de Gabinete do deputado André Ventura na Assembleia da República.
Image