Orquestra Municipal de Sintra – D. Fernando II
Objetivo/Missão
Diretor Artístico
Músicos
Violoncelos - chefe de naipe
Iniciou os seus estudos musicais na Academia de Música Fernandes Fão em Vila Praia de Âncora. Em 1995 ingressou na Escola Profissional de Música de Viana do Castelo, na classe de violoncelo do Professor Iminas Kucinskas. Em 2001 foi laureado no Concurso de Instrumentos de Arco Júlio Cardona com o 2º prémio e ainda no mesmo ano ingressou na Academia Nacional Superior de Orquestra onde trabalhou com professores Peter Flanagan, Pedro Neves e Paulo Gaio Lima. Durante a sua atividade profissional colaborou com as seguintes orquestras: Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra do Norte, Orquestra EPMVC, Orquestra Sinfonieta de Lisboa e Lisbon Film Orquestra. Desde 2005 é membro da Banda Sinfónica e da Orquestra de Câmara da Guarda Nacional Republicana com a qual se apresentou a solo diversas vezes. Tem realizado vários concertos para a RTP Antena2 onde estriou obras de compositores portugueses. Em 2006 ingressou na Escola Superior de Música de Lisboa na classe de violoncelo da professora Clélia Vital e de música de câmara dos professores Alexandra Mendes e Paulo Pacheco. Desde 2004 integra a Orquestra de Câmara de Sintra onde desempenha as funções de Solista. É membro fundador do Quarteto de Cordas de Sintra, formação com a qual tem realizado diversos concertos em Portugal, Brasil, Holanda e Suíça, assim como várias gravações para a RTP Antena 2, e para a NPO Radio 4 (concerto realizado ao vivo integrado no festival de música de câmara “Zeister Muziekdagen”, na Holanda).
Abel Gomes
Violoncelos - chefe de naipe
Violas - chefe de naipe
Eurico Fernando Barbosa Cardoso iniciou os estudos musicais com 10 anos de idade e aos doze ingressou na Escola Profissional e Artística do Vale do Ave na classe do prof. António Soares com quem estudou violino durante os seis anos de formação. Como atividades extracurriculares, participou em 1995 na orquestra responsável pelo encerramento dos Encontros Nacionais dos Desportos Escolares sob direção de Miguel Graça Moura, em 1997 no Concurso Ibérico Júlio Cardona em Covilhã e em 1998 na série, Recitais de Jovens Solistas da Fundação Cupertino de Miranda. Participou também em Master-Class com os professores: Gerardo Ribeiro, Yfrah Neaman, Chao Bin, Michael Hentz e Stefan Kamilarov e Wilfried Strehle. Concorreu e frequentou desde 1995 e durante quatro anos consecutivos a Orquestra Das Escolas de Musica Particulares sob a direção de Leonardo de Barros. É licenciado em violino e violeta pela Escola Superior de Música de Lisboa na classe dos professores António Anjos, Jeanne Antoniuk e Kachatour Amirkanian e atualmente encontra-se a frequentar o mestrado em violino na mesma escola. Tem colaborado como artista convidado para reforço em várias orquestras como: Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra da Companhia Nacional de Bailado, Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra Sinfonietta de Lisboa, Orquestra e Câmara Cascais Oeiras, Orquestra Clássica da Madeira, Orquestra do Algarve, Orquestra Filarmonia das Beiras e Orquestra da Gulbenkian, onde se destacam duas digressões em 2007 pelas principais cidades Alemãs e Budapeste, acompanhando os pianistas Arkadi Volodos, Lang Lang e Lise La Salle e uma terceira digressão a Macau, Cantão e Pequim em 2013. Em 2008 participou no Festival Feldkirch Musik Factory na Áustria; e em 2009 colaborou no musical West Side Story, de Berntein no politeama. Destaca-se também as inúmeras gravações efectuadas com a Orquestra Sinfonietta de Lisboa de artistas como: Rodrigo Leão, Carlos do Carmo, Rui Veloso, João Pedro Pais, Carlos Martins, Pedro Abrunhosa, Ronda dos Quatro Caminhos, bandas sonoras da autoria de Bernardo Sassetti, e Mariza, cuja gravação foi nomeada para um Grammy Award latino. Desde março de 2013 que é membro do Quarteto de Cordas de Sintra, com esta formação tem efetuado inúmeros concertos onde se destacam o ciclo de concertos “Integral dos quartetos de Mendelssohn”, realizados no centro cultural Olga Cadaval, quartetos românticos portugueses no CCB, festival da Primavera em viseu, Festival Muziekdagen em Zeist, Holanda, Rio HarpFest no Rio de Janeiro, Brasil e nos Dias da Música no CCB em 2016.
Eurico Cardoso
Violas - chefe de naipe
Félix Duarte
Violino II - chefe de naipe
Natural de Braga, Félix Duarte iniciou os seus estudos no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga na classe de violino do Professor Joaquim Matos, onde concluiu o 8º grau galardoado com os Prémios de Mérito Artístico e Mérito Musical. Foi selecionado para a Orquestra de Jovens dos Conservatórios (2004-2008) e apresentou-se a solo com a Orquestra do Conservatório de Braga e com a Orquestra do Norte. Foi premiado no Concurso do Fundão e no Prémio Jovens Músicos (21ª edição). Entre 2006 e 2010 foi membro e concertino da Orquestra de Jovens de Portugal "Momentum Perpetuum". Licenciou-se como Instrumentista de Orquestra na Academia Nacional Superior de Orquestra em Lisboa, na classe de violino do Professor Aníbal Lima e em 2012 é admitido na Haute de École de Musique de Genève (Genebra-Suíça) onde finalizou os seus estudos em "Master en Interpretation" na classe do professor Patrick Genet. Em 2013 ganhou um lugar de academista na Berner Sinfonieorchester (Berna-Suíça) durante um ano e tornou-se também membro da Orquestra XXI na qual se reúnem músicos portugueses que estão a estudar no estrangeiro. Em 2018, conclui o Mestrado em Ensino da Música na Escola Superior de Música de Lisboa.
Colabora com a Orquestra Gulbenkian, Orquestra Metropolitana, Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra Cascais-Oeiras, Orquestra de Guimarães, Lisbon Film Orchestra e Orquestra Consonância.
Atualmente é membro do Quarteto de Cordas de Sintra e da Orquestra Municipal de Sintra – D. Fernando II.
Félix Duarte
Violino II - chefe de naipe
Filipe Freitas
Sopros - coordenador de naipe
Iniciou os seus estudos de oboé com os professores Luís Mota, Andrew Swinnerton e Linda Carina na Escola de Música da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais, em Tomar. Concluiu a Licenciatura na Escola Superior de Música de Lisboa, na classe do professor Andrew Swinnerton, e estudou posteriormente com o professor Pedro Ribeiro na Academia Nacional Superior de Orquestra. Possui o Mestrado em Ensino da Música orientado pelo professor Ricardo Lopes na Escola Superior de Música de Lisboa. Em 2004, ingressou para os quadros da Banda Sinfónica da GNR tornando-se rapidamente solista de naipe. No mesmo ano, foi elemento fundador do Ensemble Palhetas Duplas. Em 2009 representou Portugal na Orquestra Juvenil Ibero-Americana, dirigida pelo Maestro Gustavo Dudamel, com concertos no Auditório Nacional de Música em Madrid e no Grande Auditório Gulbenkian em Lisboa recebendo generosos elogios pelo Maestro José Antonio Abreu pela sua performance. Apresentou-se por diversas vezes como solista com a Orquestra Sinfónica Juvenil, Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras e com a Orquestra de Câmara da GNR, dirigido pelos Maestros Christopher Bochmann, Nikolay Lalov, Ricardo Averbach, João Cerqueira, Joaquim Ribeiro, Jean-Sébastien Béreau e Cesário Costa. É regularmente convidado a colaborar com diversas orquestras, nomeadamente a Orquestra de Câmara de Sintra, a Orquestra Metropolitana de Lisboa, a Orquestra Sinfonietta de Lisboa e Orquestra Gulbenkian. Colabora regularmente como Solista A, na Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras.
Paralelamente à sua atividade performativa, leciona a classe de oboé na Escola de Música Nossa Senhora do Cabo.
Filipe Freitas
Sopros - coordenador de naipe
João Alves
Contrabaixos - chefe de naipe
João Vítor Monteiro Alves nasce a 24 de Abril de 1989 em Mirandela. Inicia os seus estudos musicais aos 10 anos em piano, tendo aulas particulares. Aos 12 anos ingressa na Escola Profissional de Artes de Mirandela (ESPROARTE), na classe de Oboé com a professora Sandra Monteiro. Insatisfeito, troca de instrumento para contrabaixo na classe do professor Alexandre Storojouk onde termina o 8º grau. Durante o seu percurso escolar na Escola Profissional, participou em 4 estágios APROARTE, foi finalista com a Camerata de cordas no concurso “Eixo Atlântico” em Espanha e realizou masterclasses com professores como Yuri Akseonov, Vladimir Kouznetsov, Artur Slavomir Marzec e Manuel Rêgo. Em 2009 ingressa na Escola Superior de Música De Lisboa (ESML) na classe do professor Manuel Rêgo. Durante este período, é convidado a fazer reforço na Orquestra Gulbenkian, Orquestra da Metropolitana e Orquestra Sinfonietta; participou também em masterclasses com os professores Yuri Akseonov, Adriano Aguiar, Christopher Bereau, Catalin Rotaru, entre outros. Termina a Licenciatura em Julho de 2012 com 19 valores. Fez parte da Banda Sinfónica do Exército durante dois anos.
Desde do ano de 2015 que é convidado com regularidade para reforçar a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras (OCCO), a Orquestra de Câmara de Sintra, entre outras orquestras e agrupamentos.
Termina o Mestrado em Ensino da Música no presente ano na Escola Superior de Música de Lisboa.
Atualmente pertence ao quadro permanente, desde Setembro de 2018, da Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana como músico contrabaixista.João Alves
Contrabaixos - chefe de naipe
Miguel Herrera
Percussão - coordenador de naipe
Natural de Setúbal, começou a estudar Percussão no Conservatório Regional de Palmela com o professor Abel Cardoso, e posteriormente no Conservatório Regional de Setúbal com o professor Francisco Sequeira. Em 2007, ingressa na Academia Nacional Superior de Orquestra na classe dos professores Richard Buckley, Pedro Silva e Rui Sul Gomes, onde conclui a Licenciatura em Instrumentista de Orquestra – Percussão, no ano de 2011. Ingressou posteriormente na Escola Superior de Música de Lisboa, sob a orientação do professor Richard Buckley, e concluiu o Mestrado em Ensino de Música - Percussão, no ano de 2019. Frequentou masterclasses e workshops com Pedro Carneiro, Bogdan Bacanu, Jeffery Davis, Ney Rosauro, Rainer Seegers, Norbert Himstedt e Nick Woud. Já colaborou com as seguintes formações: Orquestra Sinfónica Juvenil, Orquestra de Câmara de Sintra, Orquestra da Companhia Portuguesa de Ópera, Orquestra Académica Metropolitana, European Union Youth Wind Orchestra, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Lisbon Film Orchestra, Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra Gulbenkian, entre outras. Teve a oportunidade de trabalhar com prestigiados maestros tais como Lawrence Foster, Gilbert Varga, Christopher Seaman, Michael Zilm, Josep Pons, Emilio Pomàrico, Jan Cober, Alberto Roque, Jean-Sebastien Bereau, Lionel Bringuier, Simone Young, Lorenzo Viotti, David Afkam. Ao longo da sua atividade tem efetuado concertos com os mais diversos agrupamentos no Luxemburgo, Bélgica, Holanda, França, Roménia e República Checa. Tem efetuado durante o seu percurso inúmeras gravações com diversos agrupamentos, entre os quais se destacam a Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra Gulbenkian. Com a Banda Sinfónica da GNR gravou em estreia a peça “Timpanólic”, para tímpanos solo e banda, de Jorge Costa Pinto. Na vertente de ensino lecionou Percussão no Conservatório Regional de Setúbal e no Conservatório Regional de Artes do Montijo.
Atualmente leciona Percussão na Escola Profissional Metropolitana e é também Percussionista na Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana.
Miguel Herrera
Percussão - coordenador de naipe
Nélson Nogueira
Concertino
Natural de Gouveia, iniciou os estudos musicais aos 5 anos de idade com o seu avô na Escola de Música de Gouveia frequentando mais tarde a classe de piano da mesma escola.
Em 2001 ingressou na Escola Profissional de Artes da Beira Interior (EPABI) na classe de violino do professor António Martelo onde terminou o Curso Básico de Instrumento com a classificação máxima. Posteriormente ingressa na Escola de Música do Conservatório Nacional onde termina o ensino secundário de Violino na Classe do professor António Martelo com as mais altas classificações. Durante o seu percurso académico, participou em diversas master classes em Portugal e no estrangeiro assim como na Semana Internacional de Música do Luxemburgo. Foi solista dos segundos violinos da Orquestra APROARTE em 2004 sob a direção do Maestro Ernest Schell e Concertino da Orquestra dos Conservatórios Oficiais de Música em 2006 sob a direção do Maestro Martin André. Nesse ano foi admitido na Escola Superior de Música de Lisboa onde terminou a Licenciatura na classe de violino do Prof. António Anjos e na classe de Música de Câmara dos professores Alexandra Mendes e Paulo Pacheco. No ano letivo 2008/2009, ao abrigo do programa ERASMUS estudou na “Academy of Music and Theatre” na Lituânia na classe do professor Martinas Svegzda. Posteriormente aperfeiçoou os seus estudos com o violinista David Lefévre, Concertino da Orquestra Filarmónica de Monte Carlo, e no domínio da Música da Câmara com o Violoncelista Kyril Zlotnikov (Quarteto Jerusalém). É desde 2009 membro efetivo da Orquestra de Câmara da Guarda Nacional Republicana onde desempenha as funções de Concertino e com a qual se apresentou a solo por diversas vezes. Desempenha igualmente a função de concertino na Orquestra de Câmara de Sintra e na Camerata Amicis, com as quais já se apresentou a solo. Colabora frequentemente com a Orquestra Gulbenkian e com a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras. É primeiro violino e membro fundador do Quarteto de Cordas de Sintra com o qual tem desenvolvido um intenso trabalho no domínio da música de câmara, apresentando-se regularmente em concertos no país e no estrageiro assim como em prestigiados Festivais como os “Dias da Música” no CCB (Lisboa), o Rio Harp Festival no Rio de Janeiro no Brasil, o Zeist Musc Fest em Zeist, na Holanda, e “L’eté des quatours”, Crans-Montana na Suiça, onde teve privilégio de trabalhar com alguns dos melhores quarteto da atualidade (Quarteto Jerusalém, Pavel Hass e Borodin). Como membro do Quarteto de Cordas de Sintra, tem realizado diversas gravações para a Rádio Antena 2, destacando-se o ciclo integral dos quartetos de Cordas de Félix Mendelsshon realizados no Centro Cultural Olga de Cadaval em Sintra. Gravou também para a Rádio NPO Radio4 na Holanda. Recentemente gravou o primeiro disco dedicado a compositores Portugueses. Atualmente frequenta o mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música de Lisboa sobre a orientação do Doutor Tiago Neto. É professor da classe de violino no Conservatório Regional Silva Marques desde 2012.
Nélson Nogueira
Concertino