Centro de Saúde de Almargem do Bispo

O Centro de Saúde de de Almargem do Bispo, que abrange cerca de 7 mil e 600 utentes do município e cujo valor atinge os 900 mil euros, foi imaugurado em julho de 2019, pelo primeiro-ministro, António Costa, o presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta e a ministra da Saúde, Marta Temido.

Construído em Casal do Rebolo, este equipamento vem suprir as necessidades dos utentes da União das Freguesias de Almargem do Bispo, Pero Pinheiro e Montelavar.

O presidente da Câmara de Sintra, Basílio Horta referiu que "a construção deste centro de saúde foi uma vitória para a comunidade de Almargem do Bispo, uma prioridade e um compromisso assumido perante a população que se está a cumprir”.

O equipamento tem um gabinete de planeamento familiar, quatro gabinetes médicos, dois gabinetes de enfermagem e dois gabinetes para tratamentos e zona de estacionamento, entre outras valências.

“A construção deste equipamento foi mais um passo na estratégia do município para a área da saúde e a concretização de um legítimo anseio das pessoas da freguesia", referiu Basílio Horta.

INVESTIMENTO: 818.093 €

Utentes: + 9.000

Localização: Rua dos Canais, Alfouvar - Almargem do Bispo

Valências:

O novo Centro de Saúde de Almargem do Bispo, foi construído em Casal do Rebolo, vem suprir as necessidades dos utentes da União das Freguesias de Almargem do Bispo, Pero Pinheiro e Montelavar.

Respeitando as características da envolvência, pretende-se assumir e reforçar a linguagem formal dos volumes de duas águas, tão presente da paisagem existente, e aliar o provincianismo a novas tendências técnicas construtivas de materiais tradicionais.

Pretende-se, igualmente, reforçar a relação entre o interior e o exterior do edifício, e permitir que os utentes tenham ampla visibilidade para o exterior.

Queluz, Agualva, Algueirão-Mem Martins, Almargem do Bispo e Sintra são os cinco centros de saúde que a Câmara Municipal de Sintra vai construir, incluindo a cedência dos terrenos, desenvolvimento de todo o projeto e o pagamento de 30 por cento da obra, cabendo à administração central os outros 70. No caso do Centro de Saúde de Sintra a autarquia paga a totalidade da obra.

Os novos centros de saúde vão servir mais de 170 mil utentes, num investimento global de mais de oito milhões de euros.