Centro de Saúde de Almargem do Bispo

Utentes: + 9.000

Localização: Rua dos Canais, Alfouvar - Almargem do Bispo

Valências:

O novo Centro de Saúde de Almargem do Bispo, foi construído em Casal do Rebolo, vem suprir as necessidades dos utentes da União das Freguesias de Almargem do Bispo, Pero Pinheiro e Montelavar.

Respeitando as características da envolvência, pretende-se assumir e reforçar a linguagem formal dos volumes de duas águas, tão presente da paisagem existente, e aliar o provincianismo a novas tendências técnicas construtivas de materiais tradicionais.

Pretende-se, igualmente, reforçar a relação entre o interior e o exterior do edifício, e permitir que os utentes tenham ampla visibilidade para o exterior.

Queluz, Agualva, Algueirão-Mem Martins, Almargem do Bispo e Sintra são os cinco centros de saúde que a Câmara Municipal de Sintra vai construir, incluindo a cedência dos terrenos, desenvolvimento de todo o projeto e o pagamento de 30 por cento da obra, cabendo à administração central os outros 70. No caso do Centro de Saúde de Sintra a autarquia paga a totalidade da obra.

Os novos centros de saúde vão servir mais de 170 mil utentes, num investimento global de mais de oito milhões de euros.