Testemunho dos jovens

Testemunhos dos jovens:


O que significa para ti fazer parte do Projeto Sintra Inclui?


Este projeto é importante porque nos ajuda a encontrar um trabalho ideal, a ser alguém na vida profissional. Também é uma oportunidade de conhecer pessoas novas e fazer amigos como os que tenho agora. Bom, gosto de fazer parte  deste projeto.
Hélia Lopes

Para mim o que significa estar neste projeto é: Experimentar uma coisa que nunca tinha feito, perceber como as coisas são feitas e ajudar-nos uns aos outros. E estou a gostar muito do meu projeto.
Miguel Silva


Para mim estar no projeto Sintra Inclui é muito importante! É bom para mim e para o meu futuro! Para quando eu estiver numa empresa que goste, estar já a trabalhar mesmo e a receber money money. Em vez de estarmos a fazer estágio passamos mesmo de nível do estágio para o trabalho. Eu acho que a gente deve continuar neste projeto até acabar. E com este projeto aprendemos muitas coisas novas, conhecemos colegas novos e divertimo-nos muito.  Falamos uns com os outros, brincamos, jogamos. É sempre bom a gente conhecer colegas novos de outras escolas. É sempre bom falar com eles e conhecermo-nos melhor e sermos todos amigos de toda a gente do projeto! E as reuniões ou as sessões de grupo são muito importantes para todos nós! Para o grupo! Este projeto foi uma das melhores experiências que já tive até hoje! E pronto, para mim estar neste projeto é praticamente isto!
Catarina Tomás


Todos os dias interrogava-me o que eu ia fazer depois de pôr cobro às tarefas escolares visto que frequento o décimo segundo ano com adequações curriculares, o que não me permite, para já, perseguir estudos. Quando tive conhecimento deste projeto fiquei um pouco cético poe este ser piloto, mas no decorrer das sessões, quer de grupo, quer individual, fui-me apercebendo que esta iniciativa levada a cabo pela Câmara Municipal de Sintra ia ser um passaporte para pessoas como eu com mobilidade reduzida ou um PEI (Programa Especifico Individual) percorrerem novos caminhos e novas aventuras um labirinto do mercado de trabalho que se mostra bastante sinuoso nos dias que correm. Por isso para mim fazer parte deste projeto significa revigoração porque ele veio fazer com que eu elencasse novas metas e ganhasse maior dinamismo. Espero sinceramente que se esta iniciativa perpetuar faça mais pessoas como eu terem mais caminho a percorrer.
Rashid Rahimo

 
Para mim estar neste projeto é desenvolver mais capacidades, descobrir o mundo do trabalho, descobrir novas competências, conviver com outras pessoas, e tornar nos melhores pessoas mais responsáveis e adultas. 
Ana Rita Palmeira

 

Desde a última sessão do grupo de jovens tem acontecido uma evolução que considero bastante positiva pelas seguintes razões:
no departamento do armazém de transportes, para além da tarefa de colocar informação nos rótulos das amostras dos produtos, surgiu mais uma tarefa nova que o Sr. João Franco se lembrou: organização dos registos diários dos armazéns 1 e 2 (do mais recente para o mais antigo). Fiquei muito satisfeita por já não ir ter MAIS “tempos mortos”.
Comecei a experimentar um local novo dentro da Resiquímica: o consultório médico. Fiquei muito contente comigo mesma por ter conseguido concluir a tarefa que me foi atribuída no 1º dia e que julguei não ser capaz de terminar: organização do arquivo morto (por ordem alfabética).
Estou a gostar muito da experiência profissional que estou a realizar dentro da Resiquímica porque me sinto mais VIVA (e sinto-me mais útil fazendo tarefas úteis).
Agradeço muito por esta OPORTUNIDADE que me estão a dar pois considero que poderá ser uma porta aberta para a entrada no mercado de trabalho.
Gostaria de ir continuando a experimentar outros locais dentro da Resiquímica para sentir as diferenças de cada um; desenvolver competências diferentes e aperfeiçoar o meu currículo profissional (ou até experimentar outras empresas para além da Resiquímica).
Isa Costa