Rota da Energia apresentada em Sintra

Sintra foi o lugar escolhido para a apresentação da Rota da Energia da ADENE – “Mobilizar para a Ação Climática”, que decorreu esta quarta-feira, no Centro Cultural Olga Cadaval.

A iniciativa contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, do Ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, do Secretário de Estado Adjunto e da Energia, João Galamba, e do presidente da ADENE, Nelson Lage. Nesta cerimónia estiveram presentes os alunos do terceiro ciclo do Concelho de Sintra, que assistiram a uma aula lecionada por João Pedro Matos Fernandes, sobre o Ambiente e a eficiência energética.

Basílio Horta, referiu que a autarquia de Sintra “assume em plenitude a responsabilidade e compromisso das novas metas para 20/30, no âmbito dos Covenant of Mayors. Pretendemos reduzir em cerca de 40% as emissões de CO2 no território”, mencionando ainda que “já foram aplicadas, e outras serão futuramente, um conjunto de medidas para conseguir esse objetivo”.

“O Eixo Verde Azul, a construção do Parque Municipal Florestal da Serra da Carregueira, abrangendo cerca de 30 hectares, o Parque Urbano de Casal de Cambra, os 32 kms da rede de ciclovias de Sintra, a reabilitação do Parque Escolar, são alguns dos investimentos ambientais que temos feito em Sintra”, recordou o autarca, abordando ainda os projetos de sensibilização e de literacia que se têm desenvolvido “junto dos mais novos, nomeadamente o KIDs Dive, Floresta Bloom, Sintra AmbiQuiz ou no Eco-Escolas em que somos o Município de Portugal com mais escolas aderentes e com o apoio direto da autarquia”.

Por sua vez, João Galamba revelou a importância desta iniciativa, “familiarizar sobre estas novas realidades e dar a conhecer as potencialidades que o mundo da energia tem para a vida e territórios, para o ambiente e para o desenvolvimento económico, é fundamental”, referindo ainda a transição energética e a área da energia como “um projeto mobilizador e que tem na sua dimensão pedagógica algo de muito importante”.

Durante a cerimónia, Nelson Lage apresentou a Rota da Energia, criada tendo por base dois documentos fundamentais da política energética nacional: o Plano Nacional Energia e Clima 2021-2030 e o Roteiro para Neutralidade Carbónica 2050.

Desenvolvida pela ADENE, através do CINERGIA, a Rota da Energia visa responder ao desafio das alterações climáticas, espelhando o empenho de Portugal no cumprimento dos objetivos do Pacto Ecológico Europeu, e para uma Europa mais verde e descarbonizada.

Através de campanhas de informação e sensibilização, esta iniciativa pretende promover a literacia energética e fornecer orientação técnica e qualificação para os profissionais, empresas e público em geral, visando uma sociedade cada vez mais qualificada, de modo a permitir escolhas mais informadas e comportamentos mais eficientes.

Campanha "Sintra Chama" apela à limpeza de terrenos