“Sintra AmbiQuiz” promove educação ambiental na comunidade

Os cerca de 1000 alunos envolvidos e os mais de 4000 mil jogos realizados, demonstram que o desafio educativo sobre temáticas do ambiente lançado pelo Município de Sintra em setembro, através da aplicação digital “Sintra AmbiQuiz”, foi aceite com sucesso pela comunidade escolar.

Esta aplicação, de acesso gratuito (computador, tablet ou mobile app), traduz-se num jogo online sobre preservação do meio ambiente, destinado aos estudantes dos 2º e 3º ciclos do ensino básico do concelho de Sintra e que permite ainda a inclusão no jogo dos professores na qualidade de promotores de jogos bem como de jogadores amigos dos alunos e seus familiares.

A promoção e sensibilização para as questões ambientais em contexto escolar é objetivo central deste projeto educativo ambiental, cujos conteúdos pedagógicos estão centrados nas questões ambientais e os desafios são baseados num conjunto de perguntas integradas num jogo de tabuleiro ou em uma “batalha” de conhecimento.

No final do ano letivo haverá uma premiação para as escolas, professores e alunos melhores classificados, com o intuito de reconhecer e tornar público as competências dos alunos, o empenho dos professores e a dinâmica das escolas em matéria de conteúdos educativos na área ambiental.

A classificação será igualmente um dos processos para seleção de três das seis escolas que no próximo ano poderão participar no “Kids Dive Sintra”, um projeto do Mare – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente –   do ISPA que promove a literacia dos oceanos.

Veja a aplicação em www.sintra-ambiquiz.pt

Consulte AQUI o regulamento do jogo.

Campanha "Sintra Chama" apela à limpeza de terrenos