Sintra ganha nova obra de arte de Bordalo II

Os SMAS de Sintra inauguraram esta sexta-feira, uma criação artística de Bordalo II que retrata um falcão-peregrino e insere-se nas comemorações do 75.º aniversário dos SMAS.

A nova criação artística de Bordalo II ocupa uma fachada das Instalações Oficinais da Portela, mas poderá ser apreciada pela população em geral, por todos aqueles que circulam na Avenida Almirante Gago Coutinho, em particular os que utilizam a ciclovia entre a Portela de Sintra e Ouressa (Mem Martins).

O presidente da Câmara Municipal de Sintra e do Conselho de Administração dos SMAS, Basílio Horta sublinhou que “esta é uma grande obra de arte urbana que alerta para uma temática tão importante como a sustentabilidade que é um tema em que os SMAS DE Sintra se destacam, é uma honra estar aqui hoje, num momento tão importante para os SMAS”.

Afirmando-se como a marca de referência no desenvolvimento sustentável do Município de Sintra, os SMAS lançaram o desafio a Bordalo II para que criasse uma obra da série “Big Trash Animals”, inspirada na fauna do Parque Natural de Sintra-Cascais (PNSC).

Considerado o animal mais rápido do mundo (podendo atingir velocidades de 320 km/h), o falcão-peregrino apresenta um estatuto de conservação classificado como vulnerável, sendo ameaçado pela ocupação urbana da zona litoral, onde nidifica nas paredes rochosas. Residente na área do PNSC, o falcão-peregrino ocupa arribas costeiras, áreas escarpadas do interior e zonas abertas com abundância de presas, alimentando-se de aves que captura em pleno voo.

Criados em maio de 1946, os SMAS de Sintra são a maior entidade municipal gestora ao nível do abastecimento de água, com mais de 190 mil clientes. São responsáveis ainda pela gestão dos sistemas públicos de drenagem e tratamento de águas residuais urbanas e recolha e transporte de resíduos urbanos a destino final adequado.

Campanha "Sintra Chama" apela à limpeza de terrenos