Sintra . município sustentável

BannerSintraSustentavel

 

A lógica de desenvolvimento sustentável municipal assenta nos objetivos estratégicos municipais, bem como na articulação dos diversos documentos, projetos e iniciativas – aqui apresentados – que vão do ordenamento do território às questões de apoio social, à cultura, ao desporto, à educação, à inclusão e às diferentes áreas de atuação da autarquia. Todos estes vetores sustentados no rigor e na eficiência financeira, características que têm sido reconhecidas nos mais diversos rankings (ver Informação Financeira), posicionando Sintra nos lugares cimeiros do país.

Sintra integrou o grupo de cidades convidadas a participar na iniciativa Crescimento Inclusivo das Cidades, promovida em 2016 pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) e pela Fundação Ford, tendo assinado a Carta de Nova Iorque (cidade que acolheu a iniciativa).

Em 2017, Sintra conseguiu a mais alta distinção do World Council on City Data (WCCD) – Certificação Platina, pela norma ISO 37120, que promove o desenvolvimento sustentável das cidades através de indicadores do desempenho dos serviços e da qualidade vida das populações.


Ver: Crescimento Inclusivo das Cidades | Carta de Nova Iorque


 

PLANOS

Plano estrategico Alteracoes  climaticasPlano municipal  do ambientePlano verde de concelho de sintra

Plano energeticoPlano de desenvolvimento estrategicoPlano de desenvolvimento social

 

ORDENAMENTO

gestao territorialModelo desenvolvimento territorial

 

SÍTIOS MUNICIPAIS

paisagem culturalParques e jardins  de sintrasintra invest

 

Caracterização



O município de Sintra tem uma área de 319 km² distribuídos por 11 freguesias e, com cerca de 400 mil habitantes é o segundo município mais populoso de Portugal, logo a seguir a Lisboa.

 

O concelho de Sintra faz parte do distrito de Lisboa e é limitado pelos concelhos de Mafra (a norte); Loures, Odivelas e Amadora (a leste); Oeiras (a sudeste); Cascais (a sul) sendo banhado a ocidente pela costa atlântica.


Ver: Relatório de Caracterização e Diagnóstico do Concelho de Sintra (documento incluído no PDM e elaborado em outubro de 2014)     


A autarquia aposta num investimento estruturante para o concelho, com a criação de seis grandes áreas de reabilitação urbana (Centro Histórico de Sintra, Mem Martins e Rio de Mouro, Agualva, Queluz/Belas, Rio de Mouro Velho e Terrugem), promovendo a sua requalificação e consequentemente melhorando a sua atratividade.

Com a delimitação de áreas de reabilitação urbana pretende-se a revitalização dos centros das cidades, tornando-os espaços de encontro social e cultural, e atrativos para as atividades económicas, contribuindo para a fixação de emprego e aumento do capital humano. A requalificação do espaço público, o incentivo à recuperação e manutenção de edifícios (públicos e privados), e a valorização de espaços verdes, zonas de lazer e das ribeiras, são instrumentos de atuação para redescobrir em cada cidade um centro.

A delimitação de uma Área de Reabilitação Urbana é uma maneira de aumentar e agilizar a intervenção integrada no património, através do acesso a meios de financiamento, benefícios fiscais e regimes legais específicos para reabilitação.

As redes cicláveis, quer nas zonas balneares, quer nas zonas urbanas serão, igualmente, uma realidade. A requalificação da orla costeira de Sintra, obras num valor total de cerca de 5 milhões de euros são uma importante questão de segurança de pessoas e bens em zonas de risco.

A mobilidade é um dos grandes desideratos do Município para os anos vindouros.


 Ver no site: Área de Reabilitação Urbana  |  Plano Diretor Municipal  |  Intervenções no Espaço Público


 

As atividades correntes nas áreas sociais continuam a merecer especial atenção da autarquia assistindo-se ao reforço de medidas concretas de apoio social aos munícipes, como a aposta no fundo de emergência social no montante de 1 milhão de euros, o qual continua a apresentar uma procura crescente.

Outro exemplo é a abertura de cantinas escolares no período de pausas letivas. Numa clara política de solidariedade e apoio às famílias mais desprotegidas, a autarquia mantem abertos os refeitórios escolares, garantindo refeições a todos os alunos dos estabelecimentos de ensino da rede pública do concelho, com acesso facilitado para os seus familiares.

Também no apoio social a idosos, grupo de maior risco de exclusão, o município de Sintra está a implementar medidas para melhorar as suas condições de vida, combater o isolamento social e promover o envelhecimento ativo e saudável.

A “Farmácia Acessível” que disponibiliza 120 euros por ano, para a aquisição de medicamentos por parte da população sénior e o “Táxi Social” transporte organizado e gratuito para facilitar o acesso da população sénior a estabelecimentos e serviços de saúde do Serviço Nacional de Saúde são algumas boas práticas sociais que a autarquia tem vindo a desenvolver.

Para a população em situação de maior vulnerabilidade social, com situação económico-social precária ou de carência, o município de Sintra disponibiliza o “Banco de Recursos”, que promove e contribui para uma melhoria das condições de vida através da atribuição totalmente gratuita de bens de diferente génese (vestuário/calçado, alimentação, brinquedos, material didático, eletrodomésticos, móveis, entre outros).

Outro projeto de dimensão social relevante de mencionar é a iniciativa Sintra Inclui, desenvolvida em parceria com a associação Pais em Rede.


Ver no site: Sintra Social (onde se explanam os diversos planos sociais) |  Sintra Inclui


 

A autarquia, nas suas diferentes áreas de atuação, desenvolve a sua atividade num plano sustentável integrado.


Ver no site: Ambiente | Cultura | Desporto | Educação | Relações InternacionaisTurismo


 

 

 

Foram criados organismos municipais integrando a sociedade civil – ambientalistas, empresários, personalidades da cultura, associações de diverso âmbito: tais como o Conselho Estratégico Empresarial, o Conselho Estratégico Ambiental ou o Conselho de Cultura. O conceito de conselho estratégico municipal já foi premiado.


Ver no site: Conselho Estratégico Empresarial  |  Conselho Estratégico Ambiental