Feira Saloia das Mercês em destaque este fim de semana em Sintra

Para este fim de semana, a Câmara Municipal de Sintra preparou um programa repleto de atividades culturais pensado para envolver públicos de todas as idades.

Na sexta-feira, dia 18 de outubro, é inaugurada a exposição “Património à Vista” no MASMO - Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas, que apresenta trabalhos dos Urban Sketchers de Sintra. Esta mostra, de entrada gratuita, reúne uma variedade de obras, incluindo originais, impressões, desenhos soltos e cadernos de várias dimensões, realizados em diferentes técnicas e estilos.

Ainda na sexta-feira, tem início o segundo fim de semana da Feira das Mercês, uma das mais tradicionais feiras saloias da região de Lisboa, que se estende até 20 de outubro. O evento oferece momentos de animação etnográfica, bancas de artesanato, espaços de restauração, divertimentos para crianças e uma série de espetáculos. Entre os destaques musicais estão os concertos de Sérgio Rossi, no dia 18, e de Quim Barreiros, no dia 19, ambos com início às 22h00.

A Orquestra Municipal de Sintra, sob direção do maestro Cesário Costa, apresenta a Sinfonia n.º 2 de Brahms, no Centro Cultural Olga Cadaval, no dia 18 de outubro, pelas 21h00. A Sinfonia n.º 2 de Johannes Brahms, compositor imprescindível do romantismo europeu, estreou em dezembro 1877.

No sábado e domingo, dias 19 e 20 de outubro, a Serra de Sintra será o cenário de uma prova do Campeonato Nacional de Enduro BTT. A competição, que tem início em Colares, atravessa a Serra de Sintra, combinando estradas pavimentadas, trilhos e percursos específicos de BTT, incluindo secções cronometradas e trajetos de ligação.

Também no sábado, às 16h00, a Casa da Cultura Lívio de Morais, em Mira Sintra, recebe uma Matiné Musical com a Banda da Sociedade Filarmónica de Nª Sª da Fé de Monte Abraão.

Mais tarde, às 17h00, o Centro Carlos Paredes, em São Marcos, acolhe uma nova sessão da Sintrália, desta vez dedicada ao escritor Vergílio Ferreira.

À noite, pelas 21h30, o MASMO - Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas será palco das “Noites de Órfeu”, com um concerto pelo Quarteto de Cordas dos Solistas do Sintra Estúdio de Ópera, apresentando excertos instrumentais da ópera “Orfeu e Eurídice”, de Von Gluck.

Pelas 11h00, a Quinta da Ribafria acolhe a última apresentação artística de “Danças com História”, com entrada gratuita. Este espetáculo apresenta representações artísticas que giram em torno de épocas determinantes da história da família Ribafria e da sua Quinta.

Ainda no domingo, acontece o XVI Encontro de Bandas Filarmónicas do Concelho de Sintra, com apresentações da Banda Filarmónica de São Bento de Massamá – FilarmoniArtes e da Banda da Sociedade Filarmónica Instrução e Recreio Familiar de Lameiras, que ocorrerão às 16h30 e 17h30.