Feira das Mercês regressa para animar Sintra em outubro

A Câmara Municipal de Sintra organiza mais uma edição da Feira das Mercês, uma das mais antigas feiras saloias da região de Lisboa, de 11 a 13 e de 18 a 20 de outubro, com entrada gratuita.

Esta é uma feira que oferece aos seus visitantes seis dias de diferentes momentos de diversão e de animação etnográfica saloia, espaços de restauração, bancas de artesanato, divertimentos infantis e diversos espetáculos.

A animação vai estar garantida com as atuações de Romana, no dia 11 de outubro, de Sérgio Rossi, no dia 18, e de Quim Barreiros, no dia 19, sempre às 22h00. Destaque também para a missa e procissão que se realizam no dia 20 de outubro, a partir das 15h00.

A Feira das Mercês instituída no séc. XVIII em terrenos da Quinta da Tapada pertencentes ao Marquês de Pombal, desde sempre ocupou o mesmo espaço.

Segundo a tradição, terá tido origem num antigo mercado de escravos, no entanto, a mais antiga referência documental conhecida relativa à sua existência diz respeito à Memória Paroquial de 1758, onde é referida como sendo uma feira franca anual, que tinha lugar numa zona despovoada, nos últimos dois domingos de outubro.

Ali acorriam os saloios no mês de outubro para vender os excedentes das suas produções, para comprar géneros alimentícios, para lazer, para a contratação de mão de obra e ainda para encontrar parceiro para namorar no Muro do Derrete.

Esta feira apresenta caraterísticas de uma feira saloia, perpetuando-se a tradição com recriações históricas e a participação de ranchos locais que evocam as profissões e músicas de outrora e com típicas especialidades gastronómicas, como é o caso da Carne de Porco à Mercês, a Pera Parda ou Codorno, o Leitão de Negrais e a água pé.

Este evento é uma organização da Câmara Municipal de Sintra, em parceria com as Juntas de Freguesia de Algueirão - Mem Martins e de Rio de Mouro.

HORÁRIO:

11 e 18.OUT | 17h00 às 24h00;