Sintra reforça apoio ao acolhimento de pessoas em situação de sem abrigo

A Câmara Municipal de Sintra aprovou um acordo de cooperação com a Santa Casa da Misericórdia de Sintra, no valor de cerca de 80 mil euros, para a continuidade do programa de acolhimento social no CAPSA – Centro de Acolhimento de Pessoas em Situação de Sem Abrigo.

Com esta decisão a Câmara de Sintra continua a garantir o uma resposta para pessoas em situação de sem abrigo, através do CAPSA, um espaço criado pela autarquia e dedicado aos cidadãos mais vulneráveis com o objetivo de combater e prevenir situações de pobreza extrema e de risco social.

O presidente da Câmara de Sintra, Basílio Horta, sublinhou que “o alargamento dos apoios sociais é uma das prioridades deste executivo. Vamos continuar a adotar uma abordagem de proximidade, que vai ao encontro de quem necessita, e que é a melhor forma de marcar presença nas suas vidas e de fazer a diferença”.

O autarca sublinhou ainda "o importante trabalho do CAPSA na reintegração dos cidadãos na sociedade, providenciando-lhes abrigo e ferramentas para que possam construir ou reconstruir um projeto de vida."

Atualmente, encontram-se neste centro de acolhimento mais de 30 utentes, acompanhados por equipas de apoio.

O CAPSA, criado pela autarquia e sob gestão da Santa Casa da Misericórdia de Sintra, desenvolve um trabalho que abrange não só o acolhimento social, mas também o acompanhamento e integração social das pessoas que se encontram no centro, fornecendo assim um apoio adequado a cada caso.