Câmara de Sintra apoia associações de proteção animal do concelho

A Câmara Municipal de Sintra aprovou protocolos com diversas associações de apoio ao bem-estar animal existentes no concelho, no valor de 46 mil e 500 euros, para recolha e acompanhamento de animais abandonados.

Este apoio financeiro pretende fazer face às necessidades das associações e famílias carenciadas detentoras de animais de companhia, através da disponibilização de alimentação, cuidados médicos e esterilização.

O presidente da autarquia de Sintra, Basílio Horta, destacou a importância em “assegurar apoio a estas associações, é uma tarefa premente, sob pena de vermos aumentar o número de animais abandonados e a deambular pelas ruas”, referindo ainda que “valorizamos o trabalho destas associações no concelho e que atuam muitas vezes ao lado na autarquia, o que aliás é exemplo nacional no que concerne a políticas de bem-estar animal.”

A Câmara de Sintra aprovou apoios às Associações ANIMALIFE – Associação de Sensibilização de Apoio Social e Ambiental, UPPA – União Para a Proteção dos Animais Associação, NAAAS – Núcleo de Apoio a Animais Abandonados, Associação Patudos Felizes, Associação Patinhas Catitas de Agualva e Mira Sintra, Associação Patas Errantes, Associação Olhogato e Companhia, Associação Happy Animals & Company, Entregatos- Associação de Proteção a Gatos Errantes, Associação Bigodes Fofos, Associação Aldeia de Gatos de Sintra, A Canina da Fonte do Lobo e Associação Animais de Rua.

Esta medida tem o objetivo de apoiar as famílias mais carenciadas detentoras de animais de companhia no que diz respeito a bens de primeira necessidade e cuidados médicos; para a promoção do bem-estar dos animais alojados no CROAS, visando o seu acolhimento e posterior adoção; e para a promoção na diminuição de animais silvestres e vadios do concelho, mediante a sua esterilização.

O Município de Sintra promove, através do Sítio dos Animais de Sintra (Centro de Recolha Oficial de Animais de Sintra), a recolha de animais errantes, abandonados, agressores e agredidos e animais vítimas de maus tratos, para posterior tratamento e esterilização e adoção, nos casos em que esta opção é aplicável.

O Sítio dos Animais de Sintra/CROAS, gerido pela autarquia, acolhe atualmente mais de 300 canídeos e 160 gatídeos, a que acrescem os mais de 350 canídeos e 47 gatídeos transferidos do CROAS para Associações de Proteção de Animais do concelho que apoiam o município na recolha, prestação de cuidados básicos e na adoção destes animais.

Conheça o Sítio dos Animais de Sintra que promove a adoção de animais de estimação no concelho.

Sobre a imagem que acompanha este conteúdo: O Tyler está para adoção no Sítio dos Animais de Sintra AQUI.