Projeto da nova creche de Massamá apresentado em Presidência Aberta

A Câmara Municipal de Sintra apresentou, durante a Presidência Aberta na União de Freguesias de Massamá e Monte Abraão, o projeto para a construção de uma nova creche em Massamá, num investimento previsto de 1 milhão e 165 mil euros.

Com o objetivo de dar resposta à carência na área de apoio social à infância, a nova creche de Massamá irá situar-se num terreno com 1883m2, com 433 m2 de espaços verdes, inserido entre dois edifícios públicos: a Escola Básica de Massamá e o Centro Lúdico de Massamá e vai poder acolher 42 crianças, entre os 3 e os 36 meses (sendo a capacidade da creche para 32 crianças e 10 crianças em berçário).

Para Basílio Horta, “estes equipamentos de apoio à infância são a resposta da autarquia à carência sentida pela população. Temos vindo a investir na construção de novos equipamentos de apoio à infância". "Estamos a construir uma creche no Sabugo e outra no Pego Longo, num investimento que supera os dois milhões de euros”, salienta o autarca.

O projeto da Creche de Massamá divide-se em três unidades, a receção e núcleo administrativo, o berçário e salas de atividades e a zona de refeitório/sala polivalente, serviços e zona de pessoal.

A área de a receção e núcleo administrativo, contempla instalações sanitárias adaptadas bem como uma zona destinada ao desenvolvimento das tarefas administrativas e de gestão corrente do estabelecimento (núcleo administrativo).  A área de direção terá sala de isolamento, gabinete de direção, gabinete dos técnicos e instalação sanitária.

A área do berçário (destinada a dez crianças) divide-se em quatro compartimentos, todos interligados, de modo a permitir vigilância constante de todas as crianças, sala parque para as crianças, sala de berços destinada ao repouso, copa de leites e zona de higienização com bancada para a muda de fraldas e banheira. A área de atividades, convívio e refeições, destina-se às crianças a partir da aquisição da marcha até aos 36 meses. Desta fazem parte as salas para cada grupo de crianças. Estas salas terão mobiliário e materiais didáticos adequados às suas idades.

A área do pessoal e serviços, contempla os espaços de sala do pessoal, instalações sanitárias e vestiários do pessoal, copa de apoio ao espaço de refeição das crianças e compartimento dos lixos. A creche recorrerá a serviços externos de confeção de alimentos pelo que se prevê um espaço de copa devidamente equipado que satisfaça as necessidades de receção, armazenamento, aquecimento e distribuição das refeições.

Estes investimentos resultam de candidaturas de creches submetidas pela Câmara Municipal de Sintra ao Plano de Recuperação e Resiliência, no âmbito do Aviso N.º 02/C03-i01/2021 - Requalificação e alargamento da rede de equipamentos e respostas sociais pelo município de Sintra.