Autarquia de Sintra renova protocolos para apoiar população vulnerável

A Câmara Municipal de Sintra aprovou, em reunião de executivo, dar continuidade ao apoio prestado a associações que dão respostas sociais à população mais vulnerável, no valor total de 124 mil euros.

Os protocolos agora aprovados serão celebrados com a Santa Casa da Misericórdia de Sintra, a Casa de Sant’Ana e a Associação OLHO VIVO (Associação para a Defesa do Património, Ambiente e Direitos Humanos).

A autarquia assume as políticas sociais e o desenvolvimento inclusivo como parte integrante da sua estratégica, tendo estes protocolos o objetivo de alcançar nas diversas áreas sociais, as populações mais expostas a situações de carência económica e social.

A Santa Casa da Misericórdia de Sintra desenvolve um trabalho na área da solidariedade social, possuindo serviços que pretendem melhorar a qualidade de vida dos mais carentes, como o refeitório social, o balneário social e o atendimento social de consultas de Psicologia Clínica e da Saúde. Com a celebração deste protocolo pretende-se dar continuidade ao reforço da capacidade de intervenção do Município de Sintra no domínio dos apoios prestados às populações mais vulneráveis.

A Casa de Sant’Ana desenvolve um trabalho de apoio a quem se encontra em situação de emergência social e a assinatura deste protocolo destina-se à disponibilização de alojamento de emergência social na sua comunidade de inserção, destinado a mulheres com ou sem filhos que se encontrem em situação de risco e /ou vítimas de violência doméstica e que estejam sinalizadas pela autarquia.

A Associação OLHO VIVO que intervém na defesa dos direitos humanos, presta apoio aos cidadãos imigrantes, nomeadamente, no que diz respeito ao emprego, saúde, apoio social, interculturalidade e cidadania. A celebração deste protocolo tem por objetivo reforçar a capacidade de intervenção no apoio prestado aos cidadãos imigrantes, especialmente os que se encontram em situação de grave carência económica e social.