COVID-19 | Sintra disponibiliza linha de apoio gratuita a idosos do concelho

A Câmara Municipal de Sintra mantém ativa a Linha Sintra Sénior (800 206 275). Este é um serviço gratuito, disponível 24 horas e todos os dias da semana.

Este serviço, criado a pensar nas necessidades deste grupo etário, receciona e encaminha os munícipes em questões relacionadas com idosos residentes no concelho de Sintra, nomeadamente com visitas domiciliárias, contactos e articulação com parceiros e outros serviços da autarquia.

No atual contexto de pandemia por Covid-19, os idosos estão identificados como grupo de risco e encontram-se mais vulneráveis a este surto.

As solicitações recebidas pela Linha Sintra Sénior são diversificadas, destacando-se: pedidos de entrega de bens essenciais ao domicílio; pedidos de apoio alimentar; pedidos de entrega de medicamentos ao domicílio; serviço de apoio domiciliário; pedidos de apoio por doença; pedido de levantamento de receitas no Centro de Saúde; apoio para levantamento de medicação hospitalar; pedido de acompanhamento psicológico; pedidos de material de proteção; pedidos de apoio para colocação em Estrutura Residencial Para Pessoas Idosas; informação sobre equipamentos para idosos, denúncias etc.

Além de apoiar, informar, esclarecer e orientar o idoso e a sua família, o programa tem por objetivos:

• acompanhar situações promovendo um trabalho de parceria em articulação com as entidades envolvidas;
  • encaminhar as situações para as instituições, articulando com os serviços disponíveis na comunidade;
  • apoiar e combater o isolamento e a solidão;
  • estabelecer pontos de diálogo entre pessoas e entre instituições, no sentido de garantir a eficácia da resposta
  • promover a reflexão sobre os problemas apresentados, no sentido de contribuir para a procura de respostas e para a compreensão dos fenómenos relacionados com o envelhecimento.

Linha Sintra Sénior: 800 206 275

Chamada gratuita, serviço disponível 24 horas.