COVID-19 | Equipas multidisciplinares de Sintra já apoiaram mais de 13000 pessoas

Mais de 13600 pessoas foram já contactadas pelas equipas multidisciplinares, formadas pela Câmara Municipal de Sintra, que se dedicam inteiramente ao apoio a casos ativos de COVID-19 no concelho.

Estão de momento no terreno 9 equipas multidisciplinares num trabalho que permitiu, desde o início de julho de 2020, realizar cerca de 5200 visitas a agregados familiares e que se traduz num apoio direto a mais de 13600 pessoas.

Estas equipas - constituídas por enfermeiros, técnicos de ação social, proteção civil e um elemento da junta de freguesia da área de residência - realizam visitas domiciliárias com o intuito de entender quais as necessidades de saúde e sociais dos casos sinalizados pelas autoridades de saúde, para o cumprimento eficaz e efetivo do confinamento necessário para a quebra de transmissão do novo coronavírus.

Neste trabalho de proximidade são entregues pelas equipas, em todas as visitas, máscaras cirúrgicas e gel desinfetante para que, ainda que em confinamento obrigatório, se reduzam todos os riscos de transmissão.

Estas visitas permitiram gerar até ao momento: mais de 370 pedidos de apoio alimentar, cerca de 45 pedidos de apoio para compra de medicamentos, 102 pedidos de apoio económico e ainda 29 pedidos de habitação de emergência.

Na retaguarda de toda esta operação está ainda uma equipa - composta por técnicos da Segurança Social e da Câmara Municipal de Sintra - que recebem, avaliam e encaminham, diariamente, os relatórios com os diversos pedidos de apoio para intervenção imediata.

A autarquia de Sintra irá continuar a acompanhar a evolução da propagação da COVID-19, antecipando e atuando com novas medidas preventivas, caso seja necessário, garantindo as atividades essenciais e prioritárias no município, bem como o apoio à população.