Câmara de Sintra dá continuidade ao Programa Táxi Social

A Câmara Municipal de Sintra aprovou a renovação dos protocolos com as Associações Humanitárias dos Bombeiros Voluntários de Algueirão-Mem Martins e de S. Pedro de Sintra, no valor de 10 mil euros, garantindo a continuidade do Programa “Táxi Social” destinado ao transporte da população sénior em situação de carência económica.

A renovação de protocolos, aprovada em reunião do executivo, celebrados entre a autarquia e as corporações de bombeiros de Algueirão-Mem Martins e de São Pedro de Sintra, permitiram realizar, até ao momento, mais de 650 serviços de transporte não urgente de doentes num apoio prestado a munícipes seniores com carência económica.

Para o presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, “é de louvar o excelente trabalho desenvolvido pelas corporações de bombeiros voluntários do concelho no plano do apoio à população mais vulnerável”, reforçando a importância destes protocolos “que permitem apoiar quem mais precisa, combater o isolamento social e melhorar a qualidade de vida dos nossos seniores, tendo em vista um desenvolvimento mais inclusivo e solidário”.

O programa Táxi Social consiste no transporte não urgente, seguro, adequado e gratuito para estabelecimentos e serviços de saúde da população sénior e economicamente carenciada, efetuado por entidades licenciadas para o efeito, facilitando, assim, o acesso da população mais idosa a consultas, internamentos ou exames complementares de diagnóstico e terapêutica.

O Táxi Social não abrange o transporte urgente de doentes e não se aplica a consultas ou outros cuidados primários de saúde realizados nos Centros de Saúde e Extensões de Saúde locais, estando limitado a um número máximo de 12 deslocações (ida e volta) por ano por utente.

Mais informações sobre o Táxi Social AQUI.