Câmara de Sintra assinala Dia Mundial do Cuidador Informal com exibição de filme

Para assinalar o Dia Mundial do Cuidador Informal, a Câmara Municipal de Sintra vai exibir o filme "Mãe", no dia 5 de novembro, pelas 21h00, no Centro Cultural Olga Cadaval.

Esta iniciativa pretende trazer uma reflexão e debate não só sobre o impacto da doença de Alzheimer no seio de uma família, mas também o papel das pessoas cuidadores de uma pessoa doente, que enfrentam grandes desafios na responsabilidade de cuidar.

O filme "Mãe", realizado por João Brás, espelha a realidade vivida por muitas famílias e centra-se em dois irmãos que cuidam da sua mãe que é doente de alzheimer, uma realidade vivida por muitas famílias. O filme explora o papel do cuidador informal ao mesmo tempo que este lida com as diversas situações do seu dia a dia.

No final da exibição, haverá espaço para um debate, com membros da equipa que realizou e produziu o filme.

Os principais destinatários desta iniciativa são profissionais de saúde e técnicos/as do Instituto de Segurança Social, com intervenção no domínio do estatuto de cuidador informal, equipas técnicas das entidades parceiras do Conselho Local de Ação Social (em particular dos colégios diretamente relacionados com a saúde e o envelhecimento), bem como pessoas cuidadoras de doentes com Alzheimer e outras formas de demência.

Recorde-se que a Câmara Municipal de Sintra foi distinguida com o selo de mérito do Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais, pelo projeto “Estimulação Global da Pessoa com Demência - um auxiliar para cuidadores informais” elaborado com o propósito de ajudar os cuidadores informais a estimular a pessoa com demência e a contribuírem para melhorar o seu bem-estar, autonomia e qualidade de vida.

Esta distinção permitiu a integração de Sintra na “Rede Nacional de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais”, dando consistência à política social e de saúde do município cujo propósito é o bem-estar e qualidade de vida da população, com especial enfoque a população sénior e os seus mais diretos cuidadores.

O Dia Mundial do Cuidador Informal é celebrado a 5 de novembro e foi instituído com o intuito de prestar homenagem a todas as pessoas que, de forma informal, prestam cuidados básicos a quem não pode cuidar de si próprio.