Câmara de Sintra apresenta projeto do Centro de Saúde de Agualva

C S Agualva

A futura Unidade de Saúde Familiar de Agualva é um equipamento constituído por duas unidades de saúde independentes para dar resposta a 30 500 munícipes. A construção desta unidade de saúde prevê um investimento de 1 milhão e 436 mil euros, do qual 30% é assumido pela autarquia de Sintra que também cede o terreno.

“Esta freguesia também precisa de um centro de saúde e vai tê-lo. É uma necessidade de há muitos anos e a obra vai avançar com o lançamento do projeto ainda este ano”, afirmou Basílio Horta, mencionando ainda: “Nunca pensei que o concelho estivesse tão abandonado em termos de apoio à saúde. Sintra já tem uma VMER e vai ter quatro novos centros de saúde”.

O edifício com três pisos será construído junto ao Mercado de Agualva e contempla duas unidades de saúde familiar com gabinete saúde mulher/planeamento familiar, gabinetes para consulta, gabinetes de enfermagem, sala de tratamentos de pensos e sala de tratamentos de injetáveis.

Os três centros de saúde sujeitos a contratos-programa com o Ministério da Saúde (Queluz, Agualva e Mem-Martins) são também financiados em 30% pela autarquia que cede terrenos ou edifícios e decidiu financiar na totalidade a construção do novo Centro de Saúde na Estefânia em Sintra.

A apresentação do projeto realizou-se, na ultima sexta feira, no âmbito da presidência aberta à União das Freguesias de Agualva e Mira-Sintra.