Autarquia de Sintra renova protocolos para Táxi Social

A Câmara Municipal de Sintra aprovou, em reunião do executivo, a renovação dos protocolos com as Associações Humanitárias dos Bombeiros Voluntários de Montelavar e de Queluz garantindo a continuidade do Programa Táxi Social.

Os protocolos anteriormente celebrados com estas duas corporações de bombeiros permitiram realizar cerca de 550 serviços de transporte não urgente a seniores residentes no concelho e com carência económica.

Basílio Horta, presidente da Câmara Municipal de Sintra, considera que "as associações de bombeiros voluntários do concelho têm vindo a desenvolver um trabalho extraordinário no plano do apoio social à população”, reforçando a importância da renovação destes protocolos que “permitem garantir o apoio aos nossos seniores, melhorando a sua qualidade de vida e combatendo o isolamento social”.

O programa Táxi Social consiste no transporte seguro, adequado e gratuito para estabelecimentos e serviços de saúde da população sénior e economicamente carenciada, efetuado por entidades licenciadas para o efeito, facilitando, assim, o acesso da população mais idosa a consultas, internamentos ou exames complementares de diagnóstico e terapêutica.

O Táxi Social não abrange o transporte urgente de doentes e não se aplica a consultas ou outros cuidados primários de saúde realizados nos Centros de Saúde e Extensões de Saúde locais, estando limitado a um número máximo de 12 deslocações (ida e volta) por ano por utente.

Mais informações sobre o Táxi Social AQUI.