Tomada de Posse do Conselho Municipal de Educação

A Tomada de Posse dos novos membros do Conselho Municipal de Educação de Sintra decorreu esta quarta-feira, 6 de abril, no Centro Cultural Olga Cadaval.

A cerimónia contou com a presença da Orquestra Escolar Jovem, que apresentou um pequeno repertório, partilhando com o público o trabalho até então desenvolvido.

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, começou por referir a importância deste mesmo projeto, “pois é um projeto que representa a estratégia e a ação educativa do município”, acrescentando que “a educação é a base de uma sociedade cada vez mais justa e equitativa, temas levados muito a sério pela autarquia e que requerem um trabalho contínuo e de muita proximidade”. Basílio Horta mencionou ainda os projetos e os investimentos que têm sido desenvolvidos na requalificação do parque escolar de Sintra.

O vice-presidente da autarquia de Sintra, Bruno Parreira, sublinhou que “são temas relevantes e que vão ao encontro da nossa realidade, como o balanço do processo de transferência das competências da área de educação para o município, o plano de transportes escolares, as medidas de ação social escolar e o debate dos resultados de um estudo internacional sobre competências socio-emocionais dos alunos de Sintra”.

Nesta primeira reunião foi ainda aprovado o Regimento Interno do Conselho Municipal e a designação e eleição dos 63 membros que compõem este órgão consultivo.

O Conselho Municipal de Educação de Sintra é um órgão consultivo, que tem por objetivo promover a nível municipal, a participação de várias entidades representativas da comunidade educativa, em questões de âmbito da política educativa do concelho de Sintra.