Sintra participa em mais uma edição do Kids-Dive

A Câmara Municipal de Sintra deu início ao projeto Kids-Dive Sintra – Mergulhar com Crianças, Descobrir o Oceano, na passada quinta-feira, com a realização de diversas atividades de cariz ambiental.

O primeiro dia de atividades deste projeto levou 60 alunos, de um total de 180, a trocar a sala de aulas pelas Piscinas do Complexo Desportivo Municipal de Fitares para um batismo de mergulho, acompanhados por experientes instrutores de mergulho da Nautilus-Sub e do MARE-ISPA. Durante esta ação, os alunos tiveram a oportunidade de desenvolver tarefas relacionadas com a proteção do meio marinho e da sua biodiversidade.

Posteriormente, o Jardim Zoológico de Lisboa promoveu uma visita virtual a este espaço, através de uma videochamada em direto, onde foram abordados temas como a conservação da biodiversidade e o papel dos jardins zoológicos para a implementação das necessárias medidas para esse objetivo.

Por fim, a APLM – Associação Portuguesa do Lixo Marinho dinamizou um workshop sobre a ameaça que os resíduos representam para a conservação dos ecossistemas marinhos.

O programa para esta edição 2021-2022 irá contar com mais 3 dias de atividades, entre elas, workshops, visita ao Oceanário de Lisboa, batismo de mergulho e uma saída de campo à Praia do Magoito.

Neste ano letivo as escolas aderentes a este projeto são as Escolas Secundárias de Santa Maria e Ferreira Dias; as Escolas EB 2,3 Escultor Francisco dos Santos e Professor Agostinho da Silva; a Escola EB1 de Colares e a Escola Básica e Secundária Padre Alberto Neto.

"O Kids Dive é um projeto de cariz educativo e cheio de oportunidades únicas para as nossas crianças." sublinha o presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta. O edil afirma ainda "Haveria melhor forma de conhecer e aprender mais sobre os nossos mares, a nossa costa? Mergulhar, descobrir as espécies da nossa costa. O conhecimento e a consciência ambiental são ferramentas essenciais para um futuro melhor. E é este conhecimento e consciência que pretendemos fomentar nas nossas crianças, adultos deste nosso futuro."

Num concelho com cerca de 25 km de orla costeira, pretende-se com a participação neste projeto, implementado em Sintra pelo terceiro ano consecutivo, formar crianças e jovens no âmbito da “literacia do Oceano”, aumentando a sua consciencialização para a importância do meio marinho e as ameaças de que este é alvo, contribuindo para a formação de uma “geração azul” e promovendo uma sociedade mais participativa na defesa dos oceanos e da sustentabilidade.

O projeto é coordenado pelo MARE/ISPA-IU (Centro de Ciências do Mar e do Ambiente/Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida) em parceria com várias entidades de renome, como a National Geographic, o Oceanário de Lisboa, o Jardim Zoológico de Lisboa, o Aquário Vasco da Gama, a Nautilis-Sub e a APML – Associação Portuguesa de Lixo Marinho.

Mais informações AQUI.