Sintra recebe Conferência sobre Educação Relacional

A Câmara Municipal de Sintra promove a Conferência sobre Educação Relacional, no dia 7 de dezembro, pelas 14h30, no auditório da Escola Secundária de Santa Maria, em Sintra.

No decorrer do Programa Municipal de Desenvolvimento de Competências Socioemocionais, e tendo como propósito reforçar as várias iniciativas e projetos em curso, é importante criar uma resposta dirigida a toda a comunidade educativa na área da Educação Relacional.

Neste contexto, será realizada a apresentação do Projeto Municipal de Educação Relacional, a desenvolver nos anos letivos 2023/2024 e 2024/2025, que incluirá um conjunto significativo de ações de sensibilização e de formação, o apoio ao desenvolvimento de diagnósticos e de planos de ação, a promoção de oficinas relacionais e de encontros/congressos anuais.

Trata-se de um programa de apoio à promoção do sucesso escolar, baseado na construção de capital relacional, nos diversos eixos relacionais relevantes: Educador/Aluno; Aluno/Aluno; Educador/Família e Educador/Educador.

Esta temática assume enorme relevância na melhoria dos resultados académicos, potenciadores de melhores empregos e remunerações mais altas, mais saúde, menor propensão para cometer atos violentos e criminosos, maior felicidade, atividade física regular e um papel mais ativo na sociedade.

Esta iniciativa contará com a presença do Prof. Joan Quintana Forns, psicólogo e diretor do Instituto Relacional, em Barcelona, autor, entre outras publicações, do livro “Educação Relacional – Dez chaves para uma pedagogia do reconhecimento”, que realizará uma conferência sobre o tema.