Centros Lúdicos de Sintra com atividades gratuitas alusivas ao Natal

A Câmara Municipal de Sintra organiza nos Centros Lúdicos do concelho, durante o mês de dezembro, uma programação alusiva à época festiva destinada a crianças, jovens, famílias e comunidade educativa.

Natal é sinónimo de partilha e solidariedade e, por isso, os três centros lúdicos municipais organizam uma “Feira de Trocas” onde pode trocar livros, jogos, brinquedos, roupa, decoração, entre outras coisas, para si ou para oferecer a quem mais gosta.

Destaque também para as oficinas de artes plásticas, de Natal, que decorrem no Centro Lúdico de Massamá (de 4 a 8 de dezembro) e Centro Lúdico de Rio de Mouro (de 4 a 15 de dezembro).

O Centro Lúdico das Lopas promove a festa “O Natal és tu!”  uma tarde de convívio e boa disposição que reúne a comunidade karaoke, dança e decoração de bolachinhas de natal, no dia 9 de dezembro.

A Rede de Equipamentos Lúdicos de Sintra, composta pelo Centro Lúdico das Lopas, Centro Lúdico de Massamá e Centro Lúdico de Rio de Mouro, tem como missão responder de forma eficaz e equitativa às necessidades sentidas pela comunidade nesta área.

Saiba mais sobre os Centros Lúdicos de Sintra AQUI.

Centro Lúdico das Lopas

9 dezembro, 15h00

“Um presente de Natal!” | Oficina de artes plástica

Nesta quadra festiva a equipa do Centro Lúdico dinamizará uma oficina de arte plástica dedicada à época natalícia.

7 a 15 dezembro | todo o dia

“Feira de trocas” | Feira solidária

Natal é sinónimo de partilha, e a equipa do Centro Lúdico das Lopas convida toda a comunidade a participar na Feira de Trocas! Pode trocar livros, jogos, brinquedos, roupa, decoração, entre outras coisas, para si ou para oferecer a quem mais gosta.

22 dezembro, 15h00

“O Natal és tu!” | Festa de Natal

Tarde de convívio e boa disposição que reúne a comunidade. Vamos ter karaoke, dança e decoração de bolachinhas de natal.

Comunidade Educativa

Programa de atividades disponíveis para grupos e escolas mediante marcação prévia.

• Roda de Histórias de Natal

Ouvir uma história estimula a criatividade das crianças e, consequentemente, a aprendizagem de novos conteúdos. A exploração de diversas emoções e sensações possibilitam a reflexão e construção de um cenário único, proporcionando o desenvolvimento da criatividade e concentração.

Centro Lúdico de Massamá

4 a 8 dezembro, 15h00

“Oficinas de Natal!” | Oficina de artes plástica

Nesta quadra festiva a equipa do Centro Lúdico, dinamizará durante esta semana uma oficina de arte plásticas dedicada às decorações de natal.

15 a 22 dezembro, todo o dia

“Feira de trocas” | Feira solidária

Natal é sinónimo de partilha, e a equipa do Centro Lúdico de Massamá, convida toda a comunidade a participar na Feira de Trocas! Pode trocar livros, jogos, brinquedos, entre outras coisas, para si ou para oferecer a quem mais gosta.

• Oficina de expressão plástica

Oficina de Expressão Criativa, que promove a reutilização de diversos materiais e exploração de diferentes técnicas na área da expressão plástica.

• Hora do Conto

Ouvir uma história estimula a criatividade das crianças e, consequentemente, a aprendizagem de novos conteúdos. A exploração de diversas emoções e sensações possibilitam a reflexão e construção de um cenário único, proporcionando o desenvolvimento da criatividade e concentração.

Centro Lúdico de Rio de Mouro

2 dezembro, 11h00

Histórias em família – “A Amélia quer um cão” | Animação do livro e da leitura

4 a 15 dezembro| todo o dia

“Oficinas criativas de Natal” | Oficina de artes plásticas

Nesta quadra festiva a equipa do Centro Lúdico dinamizará um conjunto de oficinas de artes plásticas dedicadas à época natalícia.

Atividade dirigida a maiores de 3 anos, gratuita.

16 dezembro, 11h00

“Oficinas criativas de Natal” em família | Oficina de artes plásticas

19 a 30 dezembro, todo o dia

“VII Feira de trocas” | Feira solidária

Natal é sinónimo de partilha, e a equipa do Centro Lúdico convida toda a comunidade a participar na VII Feira de Trocas! Pode trocar livros, jogos, brinquedos, decoração, entre outras coisas, para si ou para oferecer a quem mais gosta.

22 dezembro, 15h00

“À conversa com as mãos na massa” |Oficina de culinária

Este Natal, a equipa de animação convida todos os seus utilizadores a participar numa experiência de culinária e encher o nosso forno com maravilhosas bolachinhas de Natal, a acompanhar uma conversa descontraída sobre partilha e solidariedade. No final, poderão levar para casa as bolachas, para partilhar com a família e amigos. Inscreve-te e contribui com um ingrediente.

Atividade dirigida a maiores de 3 anos, gratuita, com inscrição no balcão, pelo telefone 21 923 68 70 ou Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

• Histórias | Hora do conto

História disponível: “A Amélia quer um cão”

• “Veleiros de Cabo Verde do séc. XX” | Exposição

A presente exposição retrata à data da descoberta do arquipélago de Cabo Verde, veleiros históricos onde o autor guarda recordações de viagens fantásticas e memoráveis. Exposição guiada por Jorge Silva seguida de uma oficina complementar.

Atividade dirigida a Jardim de Infância 1.° e 2.º Ciclo do Ensino Básico.

• “VII Feira de trocas” | Feira solidária

Natal é sinónimo de partilha, e a equipa do Centro Lúdico convida a comunidade educativa a participar na VII Feira de Trocas! A criança pode trocar livros, jogos, brinquedos, decoração, entre outras coisas, para si ou para oferecer a quem mais gosta.

Atividade dirigida a Jardim de Infância 1.° e 2.º Ciclo do Ensino Básico.