Câmara de Sintra organiza mais uma edição da ETerna Biblioteca

O Centro Cultural Olga Cadaval foi palco, esta segunda-feira, para a cerimónia de abertura da 20.ª edição da iniciativa ETerna Biblioteca, promovida pela Câmara Municipal de Sintra.

Este evento congrega numa sinergia a nível nacional, professores, educadores e demais agentes educativos e culturais com o intuito de valorizar o papel da biblioteca escolar enquanto polo criador e dinamizador do conhecimento e do saber.

O presidente da Câmara de Sintra, Basílio Horta, afirmou que “as bibliotecas escolares desempenham um papel muito relevante na transmissão do saber e da educação”. O autarca salientou na sua intervenção que “a educação para a cidadania começa nos bancos da escola e que esse conhecimento adquirido é muito importante para a construção de uma sociedade desenvolvida a nível social e económico”.

Durante o dia, os presentes puderam acompanhar a apresentação de conferências e painéis sobre livros e leitura, performances sobre poesia e teatro e ainda assistir à estreia do documentário “A Aura de Sintra – Água, Terra, Ar e Fogo”, seguida de conversa com o escritor e curador Gonçalo M. Tavares e a realizadora Helena Gonçalves.

A ETerna Biblioteca - Encontro de Professores e Educadores do Concelho de Sintra sobre Bibliotecas Escolares é um evento organizado pela Câmara Municipal de Sintra e foi o primeiro encontro oficial a decorrer em Portugal no âmbito da organização, funcionamento e animação das bibliotecas escolares.

A iniciativa promovida pela autarquia continua a destacar-se como uma referência para outros encontros desta natureza no panorama nacional e tem como público-alvo professores, educadores e demais agentes educativos e culturais e todos aqueles que simplesmente se interessam pelo Livro e pela Leitura.