Sintra foi a “capital” do livro por um dia

concurso nacional leitura

Mais de 280 alunos do 3º ciclo e do ensino secundário participaram em Sintra, no Centro Cultural Olga Cadaval, nas provas escrita e oral da fase regional da Área Metropolitana de Lisboa (AML) do 11º Concurso Nacional de Leitura.

Esta fase do concurso envolveu 78 escolas dos 18 municípios que compõem a AML, que o município de Sintra preside, tendo selecionado os seus representantes para a final nacional.

Na sessão da prova oral, os participantes foram surpreendidos pela presença dos dois escritores com obras a concurso – Carla Maia de Almeida (3º ciclo) e Sérgio Luís de Carvalho (ensino secundário), que interagiram diretamente com os concorrentes, ao efetuarem as perguntas do “Desafio argumentação”.

A prova oral contou ainda com a colaboração e atuação do grupo “Danças com História” e teve a apresentação do contador de histórias Carlos Marques.

O júri da prova foi composto não só pelos escritores Carla Maia de Almeida e Sérgio Luís de Carvalho, mas também pela bibliotecária responsável pelo Núcleo de Bibliotecas Municipais de Sintra e ainda por Nazaré de Sousa, bloguer e responsável pelo espaço de leitura “Hipopómatos na Lua”.

Pela primeira vez a nível do Concurso Nacional de Leitura, a realização das provas escrita e oral em Sintra, foram em formato digital, com recurso às novas tecnologias o que possibilitou a desmaterialização de todo o processo.

Representantes da AML para a final do Concurso Nacional de Leitura:

3º ciclo

• 1º lugar – Gonçalo Nuno Parreira Ribeiro, da Escola Básica Luísa Todi (Setúbal)
  • 1º suplente – Silvana Maria de Jesus Valério, da Escola Básica José Cardoso Pires (Amadora)
  • 2º suplente – João Miguel Alves Sebastião, da Escola Básica de Bucelas (Loures)

Ensino secundário

• 1º lugar – Miguel Bernardo G. Pereira, da Escola Secundária de Cacilhas-Tejo (Almada)
  • 1º suplente – Margarita Churaeva, da Escola Secundária de Pinhal Novo (Palmela)
  • 2º suplente – Luana Maria Freire Rodrigues, da Escola Secundária de Casquilhos (Barreiro)