Sessão de esclarecimento no âmbito do projeto Sintra Inclui

sintra inclui

A Câmara Municipal de Sintra, em parceria com a Associação Pais em Rede, vai promover duas sessões de esclarecimento sobre “Percursos educativos de acesso ao ensino superior” para pessoas com deficiência, no âmbito do projeto Sintra Inclui, nos dias 11 e 20 de maio.

No dia 11 de maio, pelas 16h30, no Centro Lúdico de Massamá, realiza-se a sessão com o objetivo de informar os Agrupamentos de Escolas acerca das respostas e apoios existentes para alunos com necessidades de educação especiais, com perfil para prosseguirem os seus estudos  superiores.

Com o mesmo objetivo realiza-se no dia 20 de maio, às 15h30 na Casa da Juventude,  uma sessão dirigida às famílias, informando os pais e alunos desta possibilidade e dos apoios existentes.

Numa altura em que se aproxima  o momento de avaliar  e planificar, com o jovem e sua família,  a continuidade dos seus projetos  de vida, torna-se pertinente  conhecer o que  existe,  como solução de  acolhimento e adequação,  no  prosseguimento para o ensino superior, aprofundando a colaboração com este serviço do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino   Superior.

As sessões contam com a presença da Direção Geral do Ensino Superior.

O projeto Sintra Inclui tem por objetivo facilitar e promover a integração socioprofissional do jovem com deficiência ou incapacidade, através da construção de uma rede comunitária de apoio capaz de criar respostas no sentido da promoção da autonomia, realização pessoal e autodeterminação da pessoa com deficiência e contempla jovens com incapacidades intelectuais em situação de términus da escolaridade obrigatória, ou que já terminaram, estando em situação de desocupação.