Sintra debateu boas práticas no desenvolvimento de competências sociais e emocionais nas escolas
A Câmara Municipal de Sintra promoveu, esta terça-feira, o segundo encontro sobre “Disseminação de boas práticas no desenvolvimento de competências sociais e emocionais em contexto escolar”, no Centro Cultural Olga Cadaval.
O encontro fez o balanço do segundo ano das práticas inovadoras e de qualidade que promovem o desenvolvimento das competências socias e emocionais de crianças e jovens.
A sessão de abertura contou com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal de Sintra, Bruno Parreira, de Sónia Pintassilgo, presidente do Conselho Pedagógico do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, e de Nuno Rodrigues, Diretor-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência.
Durante o dia, houve espaço para debates, quer pela mão dos docentes e técnicos responsáveis por estas intervenções, numa partilha prática e ativa, quer pelos alunos que estão diretamente envolvidos nos projetos ADN nas suas escolas.
O projeto ADN socioemocional 2.0, uma colaboração entre o Município de Sintra, o ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, o Ministério da Educação e a Fundação Calouste Gulbenkian, é um projeto de investigação-ação que visa desafiar as escolas a identificar e/ou desenvolver intervenções para a promoção das competências sociais e emocionais (CSE) dos seus alunos.
As competências emocionais e sociais são determinantes no desenvolvimento pessoal dos alunos, no seu sucesso académico, com impacto na autoestima individual, mas também no desempenho profissional futuro e na construção de comunidades, onde os valores essenciais, associados ao conhecimento, tornarão o mundo local e global mais justo.
A autarquia pretende continuar a garantir a implementação e continuidade das respostas educativas nas escolas da rede pública, facultando a todos os agrupamentos de escolas o apoio financeiro e técnico-pedagógico necessário, que potencie a concretização de atividades programadas no âmbito dos seus Planos Anuais de Atividades.