Professora finalista do Global Teacher Prize Portugal leciona em escola de Sintra

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, recebeu, nos Paços do Concelho, Anabela Rosa Areias, professora de Sintra, que foi uma das 10 finalistas do Global Teacher Prize Portugal, o “Nobel da Educação”.

Anabela Rosa Areias é professora de 1º Ciclo do Ensino Básico na Escola Básica Mem Martins do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, Sintra.

É na pedagogia de Waldorf que centra as suas práticas educacionais e efetivas, partindo de vários princípios, como o trabalho em prol da tendência natural das crianças para serem ativas, da valorização das experiências sensoriais nos primeiros anos de vida e da importância de viver a vida ao ritmo das estações do ano.

Algumas metodologias podem ser exemplificadas através de atividades como a realização de pinturas a giz sobre diferentes temáticas, a escrita com recurso a lápis de cor ao invés do tradicional carvão, o início do dia ao som de ritmos diversos, a aprendizagem de instrumentos musicais como a flauta de bisel, desenvolvimento de competências como tricô, pintura em aguarela e modelagem com cera de abelha.

Por sentir a necessidade de promover e divulgar tal pedagogia para mais agrupamentos e também nas Escolas Superiores de Educação, a professora escreveu o seu primeiro livro: 1...2...3... Aqui vou eu!.

Este prémio português é a versão nacional do chamado “Nobel da Educação”, o Global Teacher Prize (GTP), uma iniciativa presente em mais de 120 países, com o intuito de celebrar e reconhecer o papel dos professores em todo o Mundo.

Estas distinções centram-se na divulgação das melhores metodologias de ensino e projetos inovadores desenvolvidos pelos professores, potenciando assim a capacidade e o aproveitamento escolar dos alunos.

O Global Teacher Prize Portugal tem um prémio de 30.000€, valorizando a profunda importância dos professores no desenvolvimento pessoal e profissional dos alunos do nosso país e das comunidades onde estão inseridos. Esse é também o foco da campanha de comunicação do projeto – Obrigado Professor – onde são os próprios alunos a reconhecer esse papel e a agradecer aos seus professores tudo aquilo que eles fazem nas salas de aula de Portugal.