Fim de semana de cultura, arte e experiências para descobrir em Sintra

De concertos ao ar livre a espetáculos imersivos, passando por teatro clássico, exposições e artesanato, a Câmara Municipal de Sintra propõe um verdadeiro roteiro cultural para explorar este fim de semana.

A Orquestra Sai à Rua e invade os espaços públicos com os concertos descentralizados da Orquestra Municipal de Sintra - D. Fernando II, que encantam públicos de todas as idades. Na sexta-feira, dia 8 de agosto, às 21h00, a música clássica ganha vida na Praça de Fanares, em Mem Martins, e no sábado, à mesma hora, o encanto continua no Parque Urbano Salgueiro Maia, em Massamá.

O MASMO – Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas apresenta, aos sábados e domingos, pelas 18h00, a peça de teatro “As Rãs”, de Aristófanes, pelo Teatro TapaFuros. Trata-se de um texto mordaz sobre a política e o poder da palavra, no qual resulta uma sátira cheia de ritmo, irreverência, e sobretudo riso, que serve de espelho à sociedade — tanto à atual como à de então.

Ainda neste equipamento poderá conhecer a mostra coletiva dos alunos do curso de fotografia da EPRPS – Escola Profissional de Recuperação do Património de Sintra, “A Memória das Pedras – O Conjunto Megalítico da Barreira”, até 20 de setembro.

A Quinta da Ribafria é palco para o espetáculo “Labirinto”, pelos Instantâneos, nos dias 8 e 9 de agosto, pelas 22h00. Trata-se de um espetáculo imersivo inspirado em Dante e no mito do Minotauro, que confronta cada espetador com os seus próprios caminhos interiores, onde só enfrentando o monstro que alimentamos seremos capazes de sair.

O Paço da Ribafria recebe “Música no Paço”, um recital com guitarra e flauta, pela Lisbon Film Orchestra, que convida a uma viagem sonora através de séculos e estilos, no sábado, pelas 16h00.

No domingo, dia 10 de agosto, visite a Feira de Artesanato no Jardim da Correnteza, das 10h00 às 19h00, evento que reunirá diversos artesãos do concelho, oferecendo ao público a oportunidade de conhecer e adquirir peças únicas, produzidas manualmente, que refletem a criatividade, o saber-fazer e a identidade cultural local.

No MU.SA – Museu das Artes de Sintra, a arte revela-se em múltiplas formas e narrativas através de três exposições que convidam à contemplação e ao pensamento.

A mostra “Joga o Jogo: Partida…” propõe uma viagem pela Coleção da CGD da Culturgest, explorando o conceito de jogo como metáfora para o processo artístico e para os desafios da contemporaneidade.

Já “Porcelana Portuguesa: Harmonia dos Contrários”, da Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva, celebra a delicadeza e a sofisticação da porcelana nacional, num diálogo entre tradição e modernidade.

Por fim, “Traços de Humanidade” reúne obras da coleção “Cristos” de Moita Macedo e peças do acervo do Museu dos Cristos de Sousel, revelando expressões intensas de espiritualidade e identidade cultural.

No MHNS – Museu de História Natural de Sintra, descubra a exposição temporária “Entre o Egeu e o Mar Jónico, as marcas de uma Nova Civilização”, que convida a explorar os vestígios e influências das culturas mediterrânicas na formação de novas sociedades.

A Casa-Museu Leal da Câmara tem patente a mostra “Leal da Câmara e a Arte do Desenho”, uma homenagem à mestria gráfica e ao olhar crítico do artista sobre a sociedade do seu tempo.

Por fim, descubra também a “Coleção de Cunha e Costa: um Portugal que nos Une”, uma exposição que celebra a diversidade cultural e o património nacional, patente no MFC - Museu Ferreira de Castro.

Image
Image