Câmara de Sintra apresenta programa dos Museus Municipais para agosto

Durante o mês de agosto, a Câmara Municipal de Sintra convida todos a participarem no programa cultural nos museus municipais do concelho. Este programa inclui uma variedade de exposições, teatro e visitas proporcionando uma experiência enriquecedora para todos os visitantes. 

No MU.SA - Museu das Artes de Sintra, podem ser visitadas diversas exposições como “Traços de Humanidade” ou “A Harmonia dos Contrários”, da Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva.

O MHNS – Museu de História Natural de Sintra, tem patente a exposição “Entre o Mar Egeu e o Mar Jónico, as marcas de uma nova civilização”, com um acervo de peças de cerâmica grega.

Já no MASMO – Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas, pode assistir à peça teatral ao ar livre “As rãs”, de Aristóteles e à exposição de fotografia “A Memória das Pedras – O Conjunto Megalítico da Barreira”.

Consulte os contactos e mais informações sobre os Museus de Sintra AQUI.


Programa

CMLC – Casa-Museu de Leal da Câmara

Até 31.DEZ | Exposição “Leal da Câmara e a Arte do Desenho”

Pretende-se, pelos painéis da presente exposição, dar a conhecer, não só uma amostragem de ‘todos’ os desenhos de Mestre Leal da Câmara – entre esboços, croquis e produtos acabados –muitos deles, todavia, pouco conhecidos do público, não expostos e conservados em reserva na Casa-Museu da Rinchoa, bem como facultar, nas vitrines, exemplos de materiais diversos, usados hoje e desde sempre, na conceção dos vários tipos de desenhos.

Destinatários: Público em geral

 

MFC – Museu Ferreira de Castro

Exposição “A Coleção Cunha e Costa – Um Portugal que nos une!”

Com base na valiosa coleção etnográfica doada ao Município de Sintra em 1940 por Eduardo Cunha e Costa, que era à época, a melhor coleção de cerâmica regional do país, sendo o produto de mais de quatro dezenas de anos de dedicada, paciente e esclarecida recolha, a exposição “A Coleção Cunha e Costa – Um Portugal que nos une”, com curadoria de Marta Ribeiro, constitui uma justa homenagem a este colecionador e amigo de Sintra.

Celebrando sobretudo a funcionalidade e os valores artísticos, são apresentadas na presente mostra, constituída maioritariamente por cerâmica figurativa e utilitária, peças únicas, que refletem a cultura, as histórias e as técnicas ancestrais de diversas comunidades, de norte a sul do país.

Através delas e das suas especificidades, é um Portugal que nos une!

Destinatários: Público em geral 

 

MASMO – Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas

Até 24.AGO, 18h00 | Peça teatral ao ar livre “As rãs”, de Aristófanes

A comédia “As Rãs” foi representada pela primeira vez em Atenas, no ano de 405 a.C., num festival em honra do deus Dioniso, tendo então ganho o primeiro lugar.

Conta como Dioniso, em desespero com a falta de qualidade dos tragediógrafos de Atenas, viaja para o Hades, com o seu escravo Xanthias, para trazer Eurípides de volta ao mundo dos vivos.

A temática subjacente, recorrente na obra de Aristófanes, implica uma condenação de novas práticas, vistas como uma decadência das nobres tradições. De natureza essencialmente literária, esta comédia é sobretudo uma crítica ao estado a que tinha chegado a tragédia ateniense.

Destinatários: Público em geral

 

Até 20.SET | Exposição de fotografia “A Memória das Pedras – O Conjunto Megalítico da Barreira”

Exposição coletiva dos alunos do curso técnico de fotografia da Escola Profissional de Recuperação do Património de Sintra, que estará patente no Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas, de 6 de junho a 20 de setembro de 2025.

Esta exposição tem como tema o Conjunto Megalítico da Barreira – situado nas cercanias do Museu – com utilização durante a Pré-História (Neolítico/Calcolítico).

Dada a monumentalidade deste sítio arqueológico singular e a sequente curiosidade que desperta, os alunos da EPRPS partilham uma multiplicidade de olhares sobre este recinto megalítico, que se encontra classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1993.

No âmbito desta mostra estão ainda previstas duas visitas guiadas a este sítio arqueológico, a realizar nos dias 24 de julho (quinta-feira), às 10h00, e 13 de setembro (sábado), às 15h00.

Destinatários: Público em geral

 

MU.SA – Museu das Artes de Sintra

Até 31.AGO | Exposição Joga o Jogo: Partida…Em Torno da Coleção da CGD da Culturgest

Mostra composta por três exposições idealizadas a partir da Coleção da Caixa Geral de Depósitos e em diálogo com os espaços e Coleções do Centro de Artes de Águeda, do Fórum de Arte de Braga e da Coleção Municipal de Arte de Sintra, coube à CMS o “tiro de partida” dando início a esta trilogia.

Destinatários: Público em geral

 

31.AGO, 16h00 | Visita / Conversa com os artistas Pauliana Valente Pimentel e Hugo Dinis

No âmbito do projeto Joga o Jogo: Partida… Largada… Fugida!, composto por três exposições idealizadas a partir da Coleção da Caixa Geral de Depósitos e em diálogo com os espaços e Coleções das entidades envolvidas, tendo cabido à CMS o “tiro de partida” dando início a esta trilogia.

Destinatários: Público em geral

 

Até 28.SET | Exposição “Traços de Humanidade”, com curadoria de Anísio Franco

Exposição que põe em diálogo obras da coleção “Cristos” de Moita Macedo (1930-1983) e obras do acervo do Museu dos Cristos de Sousel.

Destinatários: Público em Geral

 

Até 28.SET | Exposição “A Harmonia dos Contrários”, pela Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva

Exposição apresentada pela Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva e constituída por cerca de 30 peças artísticas, criadas a partir de antigas peças de porcelana e Faiança Portuguesa, com origem em extintas fábricas nacionais, complementadas com peças de produção atual, apresentadas justapostas, criando obras e linguagens artísticas.

Destinatários: Público em Geral

 

MHNS – Museu de História Natural de Sintra

Até 28.DEZ | Exposição “Entre o Mar Egeu e o Mar Jónico, as marcas de uma nova civilização”

Exposição de peças de cerâmica grega provenientes de uma coleção particular.

Destinatários: Público em Geral

 

 

 

Image
Image