Sintra organiza o IV Fórum Sintra ES+

“(Re)Pensar a Escola - De todos e para todos – Sintra” é mote para o IV Fórum Sintra ES+, promovido pela Câmara Municipal de Sintra, que acontece no dia 7 de julho, das 9h00 às 15h00, no Centro Cultural Olga Cadaval.

O presidente da autarquia de Sintra, Basílio Horta, estará presente na sessão de abertura deste evento, que visa a partilha das boas práticas nacionais, bem como o debate e reflexão sobre questões pertinentes para o sucesso educativo de Sintra.

Ao longo do dia serão debatidos os temas “Da escola para o mundo – um espaço de todos” e “O perfil dos Alunos, utopia ou realidade” , na sessão de 7 de julho será ainda apresentado um Guia de Boas Práticas das Escolas de Sintra.

Sintra ES+ é um projeto participativo, criado pela Câmara Municipal de Sintra e gerido em rede com os Agrupamentos de Escolas do Concelho, a Escola Secundária Ferreira Dias, uma equipa técnica de educação e o apoio e suporte de uma equipa multidisciplinar constituída para o efeito.

A Câmara Municipal de Sintra tem vindo a criar um novo paradigma de intervenção educativa municipal, pela redefinição de prioridades, de mecanismos e de metodologias de dinamização e de intervenção que são exigidos aos serviços e às unidades educativas.

A promoção do sucesso educativo e o combate ao insucesso escolar têm sido traçados como objetivos primordiais nos programas europeus e nacionais de desenvolvimento territorial representando um caminho de desafios, em particular nas estruturas e entidades locais, na convergência de medidas indutivas de boas práticas e na promoção do sucesso escolar.

A participação é gratuita, no entanto carece de inscrição AQUI.

Este encontro está incluído no Projeto “Planos Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar no Concelho de Sintra”, cuja candidatura ao Programa Operacional Regional de Lisboa 2020 representa um investimento valor global de 1.953.783,46 €. A verba envolvida conta com uma taxa máxima de comparticipação comunitária (Fundo Social Europeu) até 50%, sendo os restantes 50% da responsabilidade do Município.

Image
Image
Image