Município de Sintra reforça protocolo das Orquestras Escolares

A Câmara Municipal de Sintra e a Fundação Cultursintra assinaram, na passada sexta-feira, um protocolo de colaboração com vista à dinamização das Orquestras Escolares de Sintra.

Este protocolo de colaboração visa promover a articulação e cooperação entre a autarquia e a Fundação Cultursintra FP, quanto à dinamização, implementação e divulgação do projeto “Orquestras Escolares de Sintra”.

A cerimónia, que teve lugar no MU.SA - Museu das Artes de Sintra, deu voz aos testemunhos de professores, alunos e pais dos alunos que integram as Orquestras Escolares, onde foi destacado o sucesso escolar dos alunos e a prestação de serviços à comunidade, bem como da forma empenhada com que os jovens desenvolvem este projeto cívico.

Basílio Horta, presidente da autarquia, ressalva a importância de “levar a cultura à escola e por sua vez fazer com que a escola saia das salas de aula para a rua, integrando os alunos e ajudando jovens com talento a exprimirem-se.”

“A cultura e a arte são componentes essenciais para uma educação global e harmoniosa das crianças e jovens, estas orquestras já abrangeram 6 mil crianças e jovens das nossas escolas”, reforçou o autarca.
Em 2015 a Câmara Municipal de Sintra deu os primeiros passos na criação de um projeto educativo que promovesse a oferta alargada a todos os agrupamentos de escolas na área do ensino da música. O projeto “Orquestras Escolares de Sintra” arrancou, nesse mesmo ano, com a participação de sete Agrupamentos de Escolas do concelho.

Orquestra Escolar de Sintra é um projeto dirigido aos alunos do 2º e 3º ciclo do ensino básico e secundário das escolas da rede pública do concelho de Sintra e tem por base o princípio do direito humano à educação e à participação cultural, defendendo que a cultura e a arte são componentes essenciais para uma educação global e harmoniosa das crianças e jovens.

Recorde-se que em 2023, na comemoração do décimo ano de existência da “Orquestra Europeia” Sintra participou pela primeira vez com o tema “Afro Cuban Suite”, do compositor Carlos Garcia. Sintra integrou a Orquesta Jovem Europeia com oito jovens músicos, liderados pelo professor Tiago Martins, num fabuloso concerto no “Théâtre Municipal de Fontainebleau”.