Sintra faz balanço das boas práticas no desenvolvimento de competências sociais e emocionais nas escolas

A Câmara Municipal de Sintra promoveu, esta quinta-feira, o Encontro “Disseminação de boas práticas no desenvolvimento de competências sociais e emocionais em contexto escolar”, no Centro Cultural Olga Cadaval.

O encontro fez o balanço do primeiro ano de trabalhos e o arranque do segundo, com a apresentação do trabalho desenvolvido pelos nove Agrupamentos de Escolas do município na promoção das competências sociais e emocionais das suas crianças e jovens.

Ao longo deste período, o ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, em colaboração com as escolas de Sintra, contribuiu para a concretização dos objetivos traçados, com o compromisso de promover e apoiar a implementação de planos de desenvolvimento de competências socioemocionais em contexto escolar.

Na sessão de abertura o presidente da autarquia, Basílio Horta afirmou que “o saber e o conhecimento são a base primeira do desenvolvimento pessoal e comunitário”. “Garantir que a escola permita aos nossos jovens e crianças adquirirem ferramentas para o seu futuro, essenciais para a construção de uma sociedade justa e equitativa, requer um trabalho contínuo e de muita proximidade”, reforçou o autarca.

A Câmara de Sintra pretende com este projeto garantir respostas educativas nas escolas da rede pública, facultando a todos os agrupamentos escolares o apoio financeiro e técnico-pedagógico necessário, que potencie a concretização de atividades que integram os Planos Anuais de Atividades, visando a articulação de instrumentos estratégicos de promoção do sucesso escolar, a saber o Plano Anual de Atividades, o Projeto Educativo e Plano de Promoção das Competências Sociais e Emocionais.

As competências emocionais e sociais são determinantes no desenvolvimento pessoal dos alunos, no seu sucesso académico, com impacto na autoestima individual, mas também no desempenho profissional futuro e na construção de comunidades, onde os valores essenciais, associados ao conhecimento, tornarão o mundo local e global mais justo.

Image
Image