Câmara de Sintra aposta na formação de agentes educativos

A Câmara Municipal de Sintra aprovou a atribuição de apoio financeiro para o desenvolvimento de ações de formação a agentes educativos, no valor de 30 mil euros.

Este apoio financeiro vai permitir o desenvolvimento do plano de atividades, relativo ao ano letivo 2023/2024 à Associação de Professores de Sintra, Centro de Formação NOVA FOCO e Centro de Formação da Associação de Escolas do Concelho de Sintra.

O presidente da autarquia de Sintra, Basílio Horta, salienta que “as alterações que o sistema de ensino da rede pública tem vindo a sofrer indicam que é necessário um forte investimento na formação dos agentes educativos”.

A Associação de Professores de Sintra organizou um plano de formação de grande diversidade e abrangência temática estando prevista a promoção de 31 ações de formação dirigidas a pessoal docente, com um total de 850 horas.

O Centro de Formação NOVA FOCO, integrado no Agrupamentos de Escolas Aqua Alba, tem um plano de formação focado na promoção do sucesso escolar dos alunos. O plano inclui 59 ações para docentes que totalizam 1530 horas.

Já o Centro de Formação da Associação de Escolas do Concelho de Sintra, integrado no Agrupamento de Escolas de Mem Martins, tem 60 ações de formação dirigidas a professores, assistentes técnicos e assistentes operacionais num total de 1790 horas.

A formação dos agentes educativos, com especial enfoque no pessoal docente constitui um elemento fundamental da mudança pedagógica e administrativa dos estabelecimentos de ensino do concelho de Sintra.